Praça das Artes divulga programação do aniversário de Barueri com música, teatro e espetáculo de dança


 

Barueri, 8 de março de 2023 -- A Praça das Artes, complexo cultural localizado em Barueri-SP, anuncia agenda oficial para as comemorações do aniversário da cidade, que completará 74 anos em 26 de março.

A programação vai até o fim do mês e conta com espetáculos de todas as linguagens artísticas e culturais além de cursos, workshops e oficina para todas as idades.
 

Grandes nomes da cena cultural, como a banda O Teatro Mágico e o cantor Thiaguinho serão algumas das atrações da agenda musical. Mas a cidade traz também a participação dos artistas locais, que no dia 25 farão 12 horas de apresentações e intervenções na Praça das Artes.
 

“No aniversário de Barueri escolhemos fazer uma programação especial no nosso novo espaço, a Praça das Artes, e pensamos em algo plural, para todos os públicos e com as mais diversas artes no “cardápio”, explica Jean Gaspar, Secretário de Cultura e Turismo de Barueri.

 

Veja a agenda completa:

Dança

Dias 11 e 12, sábado e domingo

Apresentações São Paulo Companhia de Dança 

“Partita”, do coreógrafo Stephen Shropshire

“Pas de deux Dom Quixote”, de Duda Braz

“Umbó”, de Leilane Teles
 

O quê: três obras apresentadas, sendo a Suíte de Paquita (2022), de Diego de Paula - que também é bailarino da Companhia -, remontada a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910). Paquita conta a história de uma jovem órfã criada por ciganos que salva a vida do filho de um general francês, Lucien. Eles se apaixonam, mas precisam enfrentar desafios para viver esse amor. A suíte assinada por Diego de Paula se concentra na cena final do balé, quando o casal comemora a possibilidade de estar junto em um baile alegre e enérgico. Na sequência, é a vez do duo de Mamihlapinatapai (2012), criação de Jomar Mesquita, sob a canção ‘Te Amaré Y Después’, de Marina de La Riva. A obra utiliza elementos desconstruídos da dança de salão atrelados à dança contemporânea para criar uma peça, com movimentos que tratam da relação entre homens e mulheres. “Mamihlapinatapai” - palavra indígena originária da língua yaghan, de uma tribo da Terra do Fogo - é um olhar compartilhado por duas pessoas, cada uma desejando que a outra tome uma iniciativa para que algo aconteça, porém, nenhuma delas age. Encerra a noite Umbó (2021), de Leilane Teles. A obra se baseia em uma premissa batizada por ela como “a criação do desejo”, que fala sobre a vontade de se tornar quem se quer ser e como isso reverbera no corpo de cada um. O cantor e compositor Tiganá Santana, a cantora Virginia Rodrigues e o coreógrafo Matias Santiago são o ponto de partida de Umbó, que convida o público a apreciar e reverenciar as artes e trajetórias dessas personalidades, bem como os bailarinos em cena e todos os artistas envolvidos na concepção da obra.
 

Quanto: Gratuito. Ingressos em bilheteria express e retirada de ingressos na bilheteria 1 hora antes do show

Classificação indicativa: Livre

Onde: Teatro Barueri -- Praça das Artes

Horários: Sábado às 20h; Domingo às 18h

 

Dia 17, Sexta-feira

Apresentação ESTREIA São Paulo Cia de Dança 
 

O quê: a noite terá a abertura do Núcleo de Dança de Barueri, coordenado por Fellipe Camarotto, que apresentará três obras, sendo Ode ao Burguês e Marias Bonitas, ambas de Roberta Silva, e Processo em Cadeia, de Icaro Freire. Na sequência, além de conferir novamente Mamihlapinatapai (2012), o público também assiste a coreografia de Lars Van Cauwenbergh de A Morte do Cisne (2019), inspirada na obra de Michel Fokine. O balé criado em 1907 por Fokine para Anna Pavlova é um solo emocionante, que dialoga com as sonoridades da harpa e do violoncelo, inspirado no poema de Alfred Tennyson (1809-1892) e nos movimentos dos cisnes em seus últimos instantes de vida. O destaque da noite é a pré-estreia da mais nova obra da SPCD, do coreógrafo israelense Shahar Binyamini. “Eu quero fazer algo novo a fim de dizer algo sobre o nosso futuro. Minhas criações são sempre sobre quem somos como humanos, animais, almas e entidades. Evoluímos constantemente e é isso que quero
 

Quanto: Gratuito. Ingressos em bilheteria express e retirada de ingressos na bilheteria 1 hora antes do show

Classificação Indicativa: Livre

Onde: Teatro Barueri -- Praça das Artes

Horário: 20h

 

Teatro

Dias 18 e 19, sábado e domingo

Gaslight, uma Relação Tóxica
 

O quê: Último trabalho de Jô Soares e uma das peças de maior sucesso da história da Broadway, a peça retrata um casal em conflito, abordando temas como abuso psicológico nos relacionamentos afetivos, a importância do movimento feminista e a mudança das mulheres ao longo do tempo.
 

Quanto: Ingressos a partir de R$40,00 à 100,00 + Taxa de Serviço

Onde comprar: Link

Classificação indicativa: 12 anos

Onde: Teatro Barueri -- Praça das Artes

Horários: Sábado às 20h; Domingo às 18h

 

Dia 25, sábado, e 26, domingo

Grandes Pequeninos em O Mundo é Grande e Pequenino 
 

O quê: Projeto criado por Tania Khallil e Jair Oliveira, abordando o universo mágico dos primeiros momentos do bebê, a diversidade das pessoas, a importância dos livros na vida dos pequenos, da natureza, dos alimentos, a superação, o carinho, o cuidado, o aprendizado e a diversão.
 

Quanto: Gratuito. Ingressos em bilheteria express e retirada de ingressos na bilheteria 1 hora antes do show

Classificação indicativa: Livre

Onde: Teatro Barueri -- Praça das Artes

Horário: Sábado, 16h, e Domingo, às 10h

 

Intervenção artística

Dia 25, sábado

Intervenções Artísticas na Praça das Artes -- Aniversário da Cidade
 

O quê: 12 horas de atrações com artistas locais credenciados.
 

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Onde: Praça das Artes -- Diferentes Espaços

Horário: Das 9h às 21 h

 

Show

Dia 26, domingo

 O Teatro Mágico Trupe Completa - Luzente
 

O quê: O Teatro Mágico surge em 2003 e se consolida como um dos maiores projetos de música e rede na história do país. Com números de projeto de massa e banda pop, são mais de 1 milhão de curtidas no Facebook, 1 milhão de álbuns vendidos, mais de 80 milhões de plays no Spotify e 84 milhões de views no Youtube. Aos 18 anos, O Teatro Mágico marca sua permanência como um dos projetos mais sólidos do país lançando seu 7° álbum de estúdio: Luzente
 

Quanto: Gratuito. Ingressos em bilheteria express e retirada de ingressos na bilheteria 1 hora antes do show

Classificação indicativa: Livre

Onde: Teatro Barueri -- Praça das Artes

Horário: 18h

 

Show

Dia 26, domingo

Thiaguinho - “Meu Nome é Thiago André - 20 anos
 

O quê: Em comemoração a suas duas décadas de carreira, Thiaguinho botou o pé na estrada e está viajando pelo país com a turnê “Meu Nome é Thiago André - 20 anos”. O repertório do novo show é baseado nos dois últimos projetos do cantor: “Infinito”, de 2021, com composições inéditas e os maiores sucessos da carreira de Thiago; e o disco “Meu Nome É Thiago André”, disponibilizado em agosto deste ano, que traz músicas de artistas que fizeram parte da formação musical do cantor e lhe são referência.
 

Quanto: Grátis

Classificação indicativa: Livre

Onde: Palco Avenida (Em frente ao Ginásio José Correa)

Horário: 20h

 

Teatro

Dia 27, segunda-feira

Reciclown Circus
 

O quê: A produção chama a atenção do público infanto-juvenil para a importância da conversa e da conscientização em torno de perguntas como ‘o que é o lixo?’, ou ‘como ressignificar e reutilizar os objetos que a sociedade descarta’? -- através de um argumento simples, mas potente, que é o impacto que pequenas ações diárias provocam na vida de todos em meio à ótica da sociedade de consumo.
 

Quanto: Gratuito. Retirada de ingressos na bilheteria 1 hora antes do espetáculo

Classificação indicativa: Livre

Onde: Teatro Barueri -- Praça das Artes

Horário: 15 horas

 

Oficina

Dia 29, Quarta-feira

Oficinas MIS: Direção cinematográfica - Proposta e decupagem
 

O quê: A oficina pretende explorar diferentes conceitos de propostas de direção e como as decupagens executam tais propostas. Os participantes serão capacitados em noções básicas da linguagem e, através de exercícios práticos, passarão pelo processo de elaborar a proposta de direção, desenvolver a decupagem e filmar a cena do roteiro pré estabelecido.

Plano de aula

1ª momento

- Breve explanação sobre proposta de direção e decupagem.

- Leitura do roteiro, elaboração da proposta de direção e decupagem.

2ª momento

- Filmagem e montagem da cena.

- Exibição e debate sobre o exercício.
 

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: 14 Anos

Onde: Sala Ruy Ohtake

Horário: Das 18h às 22h

 

Teatro

Dia 30, quinta-feira

A Professora
 


O quê:
 O espetáculo A Professora, foca o poder transformador da arte. A temática da peça é levantar a pauta de educadores mais engajados na questão da arte como um lugar imprescindível no desenvolvimento do ser humano. Esse trabalho fala sobre a importância da arte na vida das pessoas e ele surgiu depois da criação do espetáculo imersivo A Utopia na Era da Incerteza, em 2019, contemplado pela 32ª Edição do Programa Municipal de Fomento e realizado no Centro Cultural Tendal da Lapa. A inspiração para A Professora veio dos relatos de espectadores dessa obra anterior, principalmente de educadoras e suas turmas de estudantes.
 

Quanto: Gratuito. Retirada de ingressos na bilheteria 1 hora antes do espetáculo

Classificação indicativa: 14 anos

Onde: Sala Ruy Ohtake

Horário: 20h

 

Serviço

Praça das Artes

Local: Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, no Jardim dos Camargos, 225 - Jardim dos Camargos, Barueri

Horário de funcionamento dos cursos e oficinas: Segunda a sexta - 08:00--17:00

Horário de funcionamento para as apresentações artísticas: verifique a programação no Guia Cultural de Barueri.



Postar um comentário

0 Comentários