Fabricantes brasileiros de produtos odontológicos marcam presença na IDS

 

Empresas brasileiras estarão no pavilhão do BHD (Brazilian Health Devices), programa resultante da parceria entre a ABIMO e a ApexBrasil 


São Paulo, março de 2023 - Realizada a cada dois anos na Alemanha, a edição deste ano da IDS 2023 (International Dental Show) acontecerá de 14 a 18 de março em Colônia e contará pela décima vez com a participação da indústria brasileira. Este ano, o pavilhão brasileiro organizado pelo BHD (Brazilian Health Devices), projeto setorial da ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), contará com 21 empresas que apresentarão seus vastos portfólios de produtos voltados ao segmento odontológico.

 

“Ficamos três anos sem participar da feira em função da pandemia de covid-19 e, em nossa última participação, ocorrida em 2019, fechamos US$ 3,7 milhões em contratos durante o evento e encerramos nossa presença com a expectativa de alcançar US$ 8,11 milhões nos 12 meses seguintes, relembra Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO. As altas expectativas das empresas brasileiras estão atreladas às percepções da organização do evento, que anunciou que esta edição deve receber 2 mil expositores de 65 países e mais de 160 mil visitantes.

 

Nesse clima de boas expectativas, a fabricante de produtos ortodônticos Aditek,já tem mais de 40 reuniões agendadas com clientes e potenciais clientes de 15 países diferentes, segundo Nathalia Nakaishi, gerente de exportação da empresa. Já Júlia Magatão, da área de exportação da DSP Biomedical, que fabrica produtos para procedimentos de odontologia, cirurgia bucomaxilofacial e implantodontia, conta que a empresa participa da feira há dez anos e, agora, pretende expandir o mercado abrindo, no evento, quatro novos distribuidores.

 

Paula Silvério, do departamento internacional da Maquira, empresa paranaense de produtos odontológicos, segue otimista para reencontrar os clientes após o período de afastamento. “Desde 2019, nossa última participação na IDS, a Maquira lançou diversos produtos de elevado potencial no mercado. Além disso, adquirimos uma nova marca, a Makertech Labs, que já é reconhecida no cenário internacional e será apresentada pela primeira vez como integrante da Maquira”, afirma.

 

 

Odontologia brasileira mundo afora

Em 2022, o Brasil exportou US$ 126 milhões em produtos odontológicos, valor 20,67% superior ao registrado no ano anterior. “Entre os segmentos que compõem o setor de dispositivos médicos, o de odontologia foi o que registrou maior crescimento nas exportações no último ano, de 20,67% enquanto o de reabilitação, por exemplo, cresceu 4,51%, explica José Dantas, analista de acesso a mercados da ABIMO.

 

Os continentes americano e europeu são os principais compradores da produção nacional, sendo que somente a Alemanha – país que sedia a feira – importou US$ 3,8 milhões em produtos odontológicos brasileiros em 2022. Esses números reforçam o alto desempenho das fabricantes nacionais no mercado externo.

 

Para Paula, finalmente, a indústria odontológica brasileira está sendo reconhecida por sua tecnologia de ponta, capaz de fabricar produtos altamente qualificados e com aplicações estéticas fantásticas. Nathalia concorda: “a odontologia brasileira não abre mão da qualidade dos seus produtos, e isso gera negociações de longo prazo justamente por sermos confiáveis”.

 

Entre os produtos para odontologia mais exportados pelo Brasil em 2022 estão os implantes, preparações para higiene bucal, instrumentos e aparelhos para odontologia, produtos para obturação dentária, dentes artificiais de acrílico e aparelhos para próteses dentárias.


Sobre a ABIMO 

A ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor. 

 

Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

 

Sobre a APEXBRASIL

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.

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