Se você investe em mídias pagas veja como melhorar a qualidade dos seus leads


As mídias pagas são essenciais para alavancar os negócios e proporcionar maior estrutura financeira da venda de produtos e serviços. Além disso, ainda são capazes de perfazer uma renda mais considerável para a empresa.

Investindo nelas, é possível melhorar a qualidade dos leads, que são clientes potenciais que podem ajudar a empresa a abrir maiores possibilidades nas negociações dos serviços de cuidador de idoso domiciliar, um segmento extremamente procurado nos últimos tempos.

No marketing digital, as mídias pagas conseguem fazer com que as propagandas e publicidades tenham um melhor alcance e não é incomum vê-las circulando em vídeos pelo Youtube, por exemplo. Elas passam com frequência pelas telinhas dos usuários.

Do que se trata a mídia paga? 

Tratam-se de maneiras de promover produtos e serviços, mediante pagamento, para que o conteúdo seja veiculado, no intuito de atingir um determinado público-alvo, através de links patrocinados, propagandas em mídias sociais e banners ads.   

Essas formas aumentam a visibilidade de uma simples barraquinha para festa junina, podendo alcançar uma audiência maior, principalmente se ela tiver um site construído para vender os produtos e propagandeá-los.

Acontece que os espaços para a veiculação precisam ser comprados, assim como acontece nos comerciais feitos nas rádios e televisão, nos outdoors e nos anúncios em magazines e jornais físicos ou online.

Na mídia digital, as publicidades de envidraçamento de sacada são usadas com frequência e cerca de 90% das vendas se tornam mais eficientes, já que a internet tem sido o maior veículo de comercialização de produtos e serviços.

A publicidade digital é tão qualificada quanto a tradicional, que ainda não foi esquecida e continua sendo muito utilizada, mas estima-se um maior crescimento. Afinal, circular por sites e redes sociais é uma das melhores formas para o cliente encontrar o que precisa.

Na mídia paga, uma marca de isolamento acústico para telhado de zinco tem um alcance maior, tornando-a mais conhecida no mercado e, em um lançamento de uma nova, gera muito mais visibilidade.

Os resultados são mais expressivos, tanto para adquirir mais renda quanto para encontrar leads qualificados, e, nesse sentido, é imprescindível realizar um trabalho aprofundado para identificá-los.

Os pilares da mídia paga 

Para que a empresa crie uma campanha de mídia paga de sucesso, em seguida, estão elencados os cinco pilares que merecem total atenção, para que essa oportunidade não seja mal utilizada. Os pilares são:

  • Organização da publicidade;

  • Segmentação da campanha;

  • Veiculação dos anúncios através das redes sociais;

  • Direcionamento do site ou página para o cliente;

  • Análise e otimização dos resultados.

Uma campanha deve ser bem planejada, no entanto, muitos anunciantes não dão a devida atenção nessa etapa, que tem por objetivo obter uma visão melhor do negócio, para que as estratégias sejam boas e eficazes.

A matriz SWOT é uma ferramenta muito usada, pois consegue identificar as fraquezas e forças da empresa, assim como mostra as ameaças que uma mecânica de troca de óleo mais próximo traz para um mesmo negócio e apresenta novas oportunidades de vendas.  

É preciso conhecer o público-alvo, através da segmentação da campanha, seja pelo perfil demográfico, pelos interesses ou por meio de contato com pessoas que já estiveram presentes no site da empresa, por exemplo.

Para isso, podem ser utilizados os dados deixados, como o e-mail, para que a firma de pintura predial abra a oportunidade de encontrar consumidores que possuem gostos semelhantes.

Dependendo da escolha da rede social, os anúncios podem ser criados no Google ou Facebook Ads, e neste segundo, são veiculados anúncios gráficos e em formato de vídeo, porém, o anúncio precisa ser claro e relevante para a audiência.

É recomendável, para quem investe e trabalha com mídias pagas, atualizar as campanhas de perfil plástico U, com frequência, porque o anúncio é veiculado apenas durante o tempo que é pago. Depois, ele desaparece e só retorna depois que outro pagamento for realizado.

A página de destino é importante na mídia paga. Ela deve direcionar o usuário exatamente naquilo a que o anúncio se propõe.

Se alguém está procurando por um micro-ondas de uma determinada marca, a página deve conter informações sobre os diferentes modelos, preços e formas de pagamento, por exemplo.

Para que a compra seja efetuada, obviamente o cliente vai pesquisar muito, mas decidida a empresa de aluguel de caçamba de entulho preço, ele terá esse dado preciso, se for o a informação na qual ele mais estiver interessado.

Sendo assim, a abertura do site ou página deve ser rápida, determinando a decisão de compra. Afinal, ninguém gosta de esperar muito tempo no carregamento, seja pelo celular ou pelo computador. Acaba sendo uma experiência muito ruim para o consumidor.

A etapa da análise e otimização é muito importante, porque com a coleta de dados, caso a campanha não esteja dando resultados, é possível:

  • Criar um novo anúncio;

  • Aumentar ou diminuir preços;

  • Excluir uma região com baixas vendas;

  • Alterar uma promoção;

  • Reajustar a página de destino.

A mídia paga coloca o produto ou serviço em evidência, mas para que a empresa se destaque junto à concorrência, a qualidade dos mesmos deve despertar o desejo do consumidor, no sentido de fazê-lo consumir com mais assiduidade.

Adquirindo renda pela mídia paga 

Além das formas tradicionais de vendas, como a exposição do produto em uma vitrine física de uma loja, por exemplo, é possível adquirir mais renda através da mídia paga online, por meio de plataformas como o Instagram Ads, YouTube Ads, Taboola ou WhatsApp Business. 

Basta fazer o cadastramento nessas plataformas, definindo o valor básico de investimento para cada anúncio e iniciar a divulgação das propagandas e campanhas. É fundamental ressaltar que para iniciar não é necessário um valor muito alto. 

A mídia paga auxiliando a empresa  

Não é apenas pelo fato de serem pagas que essas mídias ajudam as empresas, mas também porque os investimentos são bem mais flexíveis e os anúncios podem se adaptar a qualquer orçamento, principalmente se a organização estiver iniciando os negócios.

Os formatos de divulgação na mídia paga oferecem muito mais opções para expor uma marca dentro do Google Ads, por exemplo, onde os anúncios podem ser criados em textos e em vídeos.

A mídia paga acelera os resultados das vendas quase que imediatamente, porque a partir do pagamento, o anúncio já está sendo veiculado para o público e ajuda no aumento do tráfego.

Em um curto prazo, os anúncios pagos destacam o negócio ou a empresa frente a concorrência, conseguindo maior visibilidade para os produtos e serviços oferecidos e ainda podem precisar com assertividade a audiência e a qualidade dos leads.

Inclusive, para melhorar a qualidade dos leads através das mídias pagas, abaixo seguem algumas dicas bem estratégicas, que devem ser aplicadas nesse sentido:

  • Coletar o máximo de informações para a conversão;

  • Segmentar as campanhas para identificar os interesses dos leads;

  • Identificar as melhores palavras-chave para os anúncios;

  • Não usar palavras-chave negativas;

  • Qualificar e otimizar as landing pages.

Quanto maior for a coleta de informações do possível cliente, maiores serão as chances de qualificar o lead para que ele possa ser convertido em um cliente fiel ao longo do tempo. Isso faz com que as possibilidades de fechamento de uma venda se tornem reais.

Ao segmentar as campanhas, a entidade consegue identificar os interesses dos leads, para poder qualificá-los para um determinado tipo de produto ou serviço. Por exemplo, se o interesse são “sapatos”, ele deve ser direcionado para uma página a respeito.

De acordo com o assunto do anúncio, a empresa deve escolher as melhores palavras-chaves que direcionam o lead para as pesquisas daquilo que procura, sejam produtos ou serviços.

Palavras-chave negativas que não estão ligadas a persona devem ser eliminadas. Por exemplo, a palavra “grátis” deve ser negativada na venda de serviços, dependendo do segmento no qual a empresa atua.

Uma landing page qualificada é essencial para converter os visitantes em leads mais qualificados, e ela deve conter todas as informações mais importantes do produto ou serviço, como a solução ideal para o potencial cliente.

A página de destino deve estar em alinhamento com aquilo que o anúncio oferece, proporcionando maior taxa de conversão, aumentando o interesse do lead para encontrar aquilo que ele tanto deseja.

Considerações finais

Para quem investe em mídias pagas, é totalmente possível aumentar a renda, pois elas auxiliam a empresa a aumentar o número de leads qualificados e isso, mais a frente, significa novas oportunidades de concretizar uma venda de forma real.

Dessa forma, é primordial atentar-se a todos os pilares que sustentam a mídia paga, para que a veiculação dos anúncios nas redes sociais fique mais voltada a um determinado público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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