Quando uma empresa é relevante para o nicho em que atua, tem mais facilidade para atrair clientes e potenciais clientes que se interessam por seus produtos e serviços.
O mercado está cada vez mais competitivo e para vencer as adversidades que essa competitividade traz para as organizações, é fundamental focar em um nicho de atuação, ou seja, oferecer uma solução específica para uma necessidade específica.
Um bom exemplo de nicho de atuação é uma marca de pães que vendem produtos sem glúten e sem lactose. Essa empresa atende um público bem específico e procura solucionar as dores dessas pessoas.
A maior vantagem de atuar em um nicho é o fato de que a concorrência é muito menor e o público é muito mais fiel. Mas também existe um nicho no marketing digital, e as empresas precisam saber qual é o delas.
Atualmente, não se pode apenas considerar o segmento do negócio, além disso, existem muitos exemplos de empreendimentos que não sabem considerar seu nicho corretamente ou que é possível desdobrá-lo em um sub nicho.
Entender sobre isso é imprescindível para investir em estratégias assertivas, por isso, este artigo vai explicar o que é nicho no marketing, quais são os principais, dar alguns exemplos sobre isso e como defini-los.
O que é nicho no marketing digital?
Nicho no marketing digital é um grupo restrito de consumidores que possuem afinidade com o negócio. Quando se fala de segmento, o conceito se refere a um grupo amplo de pessoas com dores e desejos semelhantes.
No entanto, esse grupo pode ser atendido por uma grande quantidade de organizações. Agora, o conceito de nicho no marketing digital é algo muito específico e aprofundado dentro de um segmento.
Por exemplo, um fabricante de tela de aço para piso atua no segmento industrial, mas seu foco, ou seja, seu nicho, é a fabricação de telas.
Porém, analisando dessa forma, é possível perceber que essa definição é um pouco mais abrangente, por isso as organizações podem descobrir subnichos. No caso do exemplo anterior, o sub nicho é que as telas são fabricadas com aço.
Da mesma maneira, uma loja de doces, que atua no segmento alimentício e no nicho de doces, pode ter como sub nicho doces sem lactose, alguém mais específico e que vai atender determinado grupo de pessoas.
Esse processo é muito importante para afunilar o negócio e voltá-lo para um grupo de pessoas com necessidades específicas e que dificilmente vão trocar a marca por outra empresa, afinal, não existem muitas opções.
Com base nisso, é correto afirmar que o nicho de mercado é uma parcela de consumidores pouco atendida ou que nem mesmo é atendida.
Quando essas pessoas encontram uma marca que atende a um nicho em que estão presentes, se tornam clientes fiéis.
Por exemplo, quem contrata uma empresa de limpeza de fachada comercial em ACM, tem preferência por essa organização porque ela faz limpeza em um tipo específico de fachada.
Tipos de nicho dentro do marketing
O marketing digital possui diversos nichos de atuação, mas existem aqueles que são mais promissores, dentre os quais se destacam:
Renda online;
Saúde;
Relacionamento;
Hobbies;
Educação profissional.
No nicho de renda online, é possível encontrar sub nichos como empreendedorismo, finanças pessoais, investimentos, marketing digital e renda extra.
Já no nicho de saúde, alguns dos sub nichos são fitness, meditação, alimentação, emagrecimento e controle de doenças.
O nicho de relacionamento tem crescido muito porque é possível trabalhar sub nichos como conquista, casamento, sexualidade e maternidade.
Quanto ao nicho de hobbies, vários temas podem ser trabalhados também, como música, literatura, desenho, fotografia, culinária, entre outras.
Por fim, na educação profissional os sub nichos mais conhecidos são Excel, Photoshop, desenvolvimento de aplicativos, PHP e manutenção de celulares e computadores.
Uma pessoa que cria uma loja virtual e vende produtos como armações de óculos, caixinhas, flanela de óculos, entre outros produtos pode se encaixar no nicho de renda online e subnicho renda extra.
No entanto, independentemente do tipo escolhido, a verdade é que todos trazem muitas possibilidades de ganhos e abordagens.
Exemplos de nicho
Para conhecer alguns exemplos de nicho de mercado, primeiro é necessário compreender esse conceito. Chama-se nicho de mercado uma pequena parcela de segmentação dentro de um público generalizado.
Em outras palavras, dentro de um mesmo setor, existe um grupo de pessoas com necessidades específicas e que ainda não foram devidamente exploradas, e é nesse momento que surge o nicho de mercado.
Ele traz uma oportunidade tanto para quem vende quanto para quem compra porque consegue atender às necessidades de um público mais carente, ao mesmo tempo em que traz uma oportunidade para o empreendedor.
Existem muitos exemplos de nicho dentro do mercado, por exemplo, os fabricantes de cosméticos costumam ser bem abrangentes, mas a partir do momento em que uma marca produz apenas itens para pele negra, então atende um nicho específico.
Ou, então, uma companhia que fabrica regador de plantas infantil desenvolve um produto voltado especificamente para as crianças.
Da mesma forma, uma loja de roupas está presente no segmento de vestuário, mas ela pode afunilar sua marca ao vender moda praia e ser ainda mais específica ao vender apenas produtos para mulheres plus size.
Se o estabelecimento atua em um segmento, vem de um modelo de roupas específico e apenas em tamanhos maiores, portanto, vai atender um grupo que precisa dessas soluções, mas que não encontra outras marcas tão específicas.
São exemplos de negócios que atendem grupos de pessoas com dores não generalizadas e por isso têm uma grande oportunidade de vender produtos e serviços com alta demanda, mas pouca oferta.
Como definir o nicho de mercado?
Depois de compreender um pouco mais sobre a relevância do nicho de mercado, chegou o momento de saber como defini-lo. Algumas dicas que uma clínica de peeling químico com ácido salicílico pode seguir são:
Escolher o mercado e o segmento de atuação
Primeiro é necessário definir o mercado e o segmento em que o negócio vai atuar, pois existe um processo de afunilamento para especificar a área de atuação.
Por exemplo, um restaurante atua no setor alimentício, é especializado em hambúrgueres e vende apenas lanches veganos.
Para especificar a empresa, é necessário pesquisar sobre as áreas de atuação e existem várias ferramentas que ajudam nesse processo, assim, o nicho escolhido fará mais sentido.
Identificar as aptidões
Muitos empreendedores cometem o erro de começar a trabalhar com os produtos mais vendidos ou serviços mais procurados, mas mesmo que isso seja basilar, não é o principal critério para decidir.
Se uma pessoa entende muito bem sobre a fabricação de crachás para empresa, não tem o porquê de tentar vender roupas para bebês.
Isso significa que o ideal é trabalhar com assuntos que o empreendedor domina mais do que a maioria das pessoas. Isso torna o dia a dia muito mais leve e ajuda o profissional a trabalhar com aquilo que ele realmente ama.
Sem falar no fato de que trabalhar com aquilo que realmente agrada traz mais autoridade para tomar decisões e identificar as necessidades do público, ou seja, as chances de sucesso da empresa são muito maiores.
Identificar o problema
Para atingir um nicho de mercado, é muito importante identificar uma necessidade específica do público para o qual praticamente nenhuma empresa olhou. Isso vai ajudar a encontrar soluções por meio de produtos ou serviços.
Isso acontece com todo tipo de organização, até mesmo com um fabricante de compressor de ar parafuso usado. Por isso, quem está criando uma empresa agora precisa estruturá-la com foco em uma solução.
Uma boa opção é o modelo Lean Canvas, um documento de uma página que esclarece para o empreendedor e seus potenciais investidores qual é o propósito da empresa e especifica o nicho de atuação e o problema a ser solucionado.
Avaliar a viabilidade da ideia
Depois de definir o mercado, segmento e nicho do negócio, é o momento de avaliar com cuidado se ele é realmente sustentável. Para ponderar o assunto, é vital considerar a demanda e o número de concorrentes.
Esses dois aspectos costumam ser proporcionais, visto que quanto maior a demanda, maior a concorrência, assim como quanto menor a demanda, menor a concorrência.
Assim como fez uma gráfica especializada em convites de bodas de prata personalizados, o empreendedor deve encontrar um ponto intermediário.
Isso ajuda a encontrar um nicho com uma quantidade considerável de pessoas que comprariam, mas sem uma concorrência muito grande.
Considerações finais
O nicho de atuação é uma definição muito importante para as empresas porque elas conseguem atender uma quantidade boa de pessoas, mas sem precisar enfrentar uma concorrência muito grande.
Ao mesmo tempo, vai conquistar um público fiel que sabe que dificilmente vai encontrar outra marca para solucionar seu problema ou necessidade. Nesse sentido, encontrar o nicho é ter uma receita de sucesso para o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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