A capacidade criativa é algo inerente apenas ao homem, diferenciando-o do animal, que não produz, não tem capacidade de decisão, tampouco atribui valores e conceitos sobre algum determinado assunto, pois vivem apenas com base no instinto primitivo.
Portanto, somente ao ser humano é dada a oportunidade de produzir criativamente novos desenhos e estampas para a confecção de modelos diferentes de toalha de mesa e cobre mancha, por exemplo.
Se essa capacidade criativa pertence ao homem, significa que ele tem o poder de decisão por sobre o tipo de trabalho que escolhe, podendo se tornar e ser um produtor de conteúdo na internet, utilizando hacks para aumentar o processo criativo em produtos e serviços.
Ser um conteudista não é tão difícil, basta apenas ter um conhecimento mais aprofundado sobre bateria de caminhão de 150 amperes ou sobre qualquer tipo de produto ou serviço e colocar-se à disposição para trabalhar em uma loja ou empresa que a comercializa.
O produtor de conteúdo nem sempre tem uma formação superior completa, no entanto, existem os hacks e eles auxiliam de forma grandiosa nos aspectos criativos.
Entendendo o que são hacks
Apesar de o termo não apresentar uma tradução direta e específica, ele pode ser conceituado como uma série de processos mentais que levam o indivíduo a ter mais criatividade, afetando positivamente a produção de conteúdo feita pelos produtores da área.
Alguns fatores externos, como uma boa caminhada ao ar livre, visitar amigos ou parentes ou assistir a cursos para piscineiros através da internet, acabam alimentando o processo criativo, despertando novos insights, que levam a grandes e diferenciadas ideias.
Os hacks, essa mistura de ideias criativas, são muito usadas na área de marketing e costumam contribuir no processo de propagandas e publicidades, pois acabam despertando o interesse dos clientes em coisas que antes nunca foram pensadas.
Por exemplo, dificilmente alguém consegue imaginar um semi reboque carrega tudo sendo transportado por grandes balões de ar para que a movimentação nas ruas não seja prejudicada pela lentidão com que trafega esse tipo de veículo.
Essa ideia criativa e inovadora é um hack, ou seja, algo nunca pensado, mas que pode circular na mente de qualquer indivíduo, seja essa ideia considerada inviável ou uma possibilidade no futuro. Tudo pode acontecer no universo amplo da criatividade.
Sendo assim, diante de diversas possibilidades de ideias, os produtores de conteúdo criam alternativas importantes e que elevam o quesito de criatividade em qualquer segmento de mercado.
O que faz um produtor de conteúdo?
Primeiramente, é crucial destacar que tornar-se ou ser um produtor de conteúdo é um trabalho que qualquer pessoa pode desenvolver e se ela possuir alguma ideia inovadora, criativa e considerada importante, pode compartilhá-la no ambiente digital.
As produções de conteúdos científicos, culturais e artísticos recebem proteção da Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610), vigente desde 1998, garantindo que os direitos autorais sejam preservados, sendo vedada a reprodução, distribuição e alteração sem a solicitação prévia.
Basicamente, um produtor de conteúdo deve ser o mais responsável possível dentre diante da criatividade e produção de um conteúdo e isso inclui quesitos importantes para que seja realizado um bom trabalho, tais como:
Ser disciplinado quanto ao prazo de entrega;
Pesquisar da melhor forma em diversos buscadores antes da produção;
Ter facilidade de leitura, escrita e boa interpretação de texto;
Possuir senso crítico próprio sobre as produções;
Ser organizado na distribuição do conteúdo;
Ser flexível quanto a outras opiniões;
Estar atualizado quanto às ferramentas de trabalho;
Ter boa comunicação pública, aplicando tom de voz adequado;
Utilizar-se de formatos com os quais mais se identifica.
Nota-se que ser e tornar-se um produtor de conteúdo é algo que vai além dos quesitos apontados anteriormente, podendo, ainda, se destacar outros aspectos fundamentais, que serão listados abaixo para melhor conhecimento nesta área criativa.
Conhecer como funcionam as plataformas digitais;
Se aprimorar nos formatos com os quais mais se identifica;
Conhecer o funcionamento das plataformas digitais de divulgação;
Conhecer as técnicas de SEO com profundidade;
Ir em busca das primeiras posições junto aos buscadores.
Todos esses conhecimentos podem ser adquiridos ao longo do tempo, quando se escolhe essa carreira para atuar e são passíveis a qualquer pessoa e muitos dos trabalhos, atualmente são realizados remotamente com uma agência de marketing, por exemplo.
Quais os formatos de conteúdo que existem?
Para quem quiser se tornar e ser um conteudista digital, existem inúmeros formatos de conteúdo e a escolha deles deve ser feita com base no estilo individual de cada um, através de identificações pessoais quanto ao estilo próprio é individual. Os formatos são:
Blog post para postagem de artigos e conteúdo;
Vídeos para ensinar como montar uma barraca para festa;
E-books monetizados que possuem conteúdos mais profundos;
Infográfico com informações escritas e visuais;
Cursos que exigem um pouco mais de conhecimento.
Ao utilizar-se de vídeos, um produtor de conteúdo pode postá-los no YouTube, por exemplo, e eles são extremamente utilizados e basta ter uma boa câmera no celular ou no computador, bom microfone, ambiente iluminado e isento de sons internos e externos.
Os e-books são livros que podem ser criados digitalmente e podem ser monetizados e reúnem diversas informações sobre algum tema específico como a colocação de rodapé MDF 7cm, algo complicado e que pode ser aprendido através de um livro.
Quando o conteudista decide pelo formato de um infográfico, nele, é fornecida uma série de informações escritas e visuais que facilitam melhor entendimento da mensagem e é um formato eficiente e bastante usado nas estratégias de marketing de conteúdo.
Os cursos, entretanto, levam o produtor a se aprofundar nas pesquisas de conteúdo de um determinado assunto e neles podem ser inseridos vídeos sobre o funcionamento de uma cancela automática para veículos, textos e até mesmo ser inserido um infográfico.
Todos os formatos, seja qual for o escolhido, exige uma capacidade criativa bastante intensa, porque criar não se trata apenas de colocar ideias no papel, mas visualizá-las mentalmente para que, depois, sejam colocadas nos conteúdos.
Como aumentar a criatividade com os hacks?
A criatividade não nasce com o indivíduo, sendo assim, ela pode ser trabalhada, aprimorada e desenvolvida de forma mais adequada, fazendo com que o produtor se torne mais apto e criativo durante o processo.
Os hacks de criatividade são comprovados cientificamente através de estudos e, abaixo, serão descritas algumas dicas de como aumentá-la com o tempo, que podem ser seguidas em qualquer momento. São elas:
Criar sem a obrigatoriedade de ser criativo;
Não focar nos resultados, mas aproveitar o processo de criação;
Desbloquear a mente e dar espaço a outras opiniões;
Dar crédito às ideias que surgem para novos serviços recepção;
Livrar-se dos próprios julgamentos e punições.
Uma coisa é ser pago para criar algo, onde os prazos e as burocracias devem ser cumpridas. Isso gera a obrigatoriedade de ser criativo e limita a capacidade de criação.
A criatividade deve fluir livremente e o fato de rabiscar algo mentalmente aumenta a capacidade e, por isso, a pressão de um cliente para receber um logo para a empresa não deve influenciar no processo.
A obrigatoriedade sufoca a criatividade e muitas das ideias têm como base algo já conhecido visto na rua, em um outdoor ou em uma loja e não se trata de copiar esta ideia, mas reformulá-la de acordo com a perspectiva individual.
As pessoas que se envolvem de corpo e alma e curtem os processos criativos, melhoram a capacidade de visualização, sem que se tornem ansiosas ou desgastadas de pensarem em algo novo.
Portanto, não deve-se focar apenas nos resultados desta criação e criar o hábito de sempre registrar estas ideias, através de mapas mentais ou diagramas, porque, dessa forma, o “músculo criativo” se fortalece, despertando outras áreas do cérebro.
É preciso questionar-se e manter-se aberto para ideias e opiniões de outras pessoas. Conhecer sobre outros assuntos alimenta a criatividade do ser humano, que passa a ver o mundo sob uma nova perspectiva criativa.
É crucial estar sempre em um ambiente acolhedor e que traga segurança, sem que ocorram interrupções, para que as ideias possam fluir livremente. Além disso, é preciso saber que se um erro for cometido, o ideal é não punir ou julgar a si mesmo.
Considerações finais
Como foi possível ver, a capacidade de ser criativo não é algo que já nasce com um indivíduo, mas para quem quer ser um profissional de conteúdo, ela deve ser exercitada todos os dias.
Com o tempo, ela passa a aumentar e pensar criativamente torna-se um processo mais do que natural e boas ideias começam a fluir de forma rápida e intuitiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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