Saiba como aumentar seu faturamento exponencialmente!

 


Aumentar seu faturamento é o propósito de qualquer negócio, independentemente da área de atuação. Sendo um dos indicadores mais importantes sobre a saúde financeira da organização, é fundamental saber calculá-lo e aumentá-lo.

Só que muitos gestores e empreendedores costumam confundir faturamento com lucro, mas eles são diferentes. É essencial compreender essa diferença para descobrir se a organização está realmente ganhando dinheiro.

Também existem muitos outros indicadores que precisam ser usados juntos para avaliar o negócio e se ele realmente está faturando o suficiente. A companhia também consegue saber se a organização tem um bom desempenho e se obtém o lucro esperado.

Uma empresa precisa de boa saúde financeira para que possa arcar com todos os seus compromissos, desenvolver melhor seus produtos e serviços, investir em marketing, entre outras necessidades.

As finanças do negócio precisam ser bem administradas, e isso envolve ter pleno conhecimento sobre o faturamento. Se o gestor ou empreendedor não tiver domínio sobre essas questões, pode prejudicar a empresa.

Para ajudar quem tem dúvidas sobre o assunto, este artigo vai esclarecer o conceito de faturamento, mostrar a diferença entre lucro e faturamento, o que fazer para ter sucesso empresarial e dar dicas para aumentar o faturamento.

O que é faturamento?

Faturamento nada mais é do que a soma das vendas de produtos e serviços dentro de determinado período, logo é todo o dinheiro recebido pela empresa.

Isso está relacionado ao faturamento bruto, portanto a soma simples de todos os ganhos. Por exemplo, se a organização vendeu x produtos e recebeu x, este será seu lucro real.

O lucro líquido é um conceito válido para contabilizar os ganhos, ou seja, é o cálculo de todos os lucros da organização em um período considerando os descontos de pagamentos de suas despesas fixas e variáveis.

É dessa forma que uma gráfica especializada em imprimir flyers a5 vai compreender seu rendimento concreto. Mas também é muito importante compreender o conceito de receita, um cálculo que considera o dinheiro disponível na empresa.

Para saber qual é a receita do negócio, é necessário considerar os pagamentos parcelados, entre outras contas que ele precisa arcar.

Diferença entre lucro e faturamento

O principal objetivo de qualquer gestor ou empreendedor é melhorar os resultados do negócio, mas, antes de pensar nesse objetivo, é necessário explicar o conceito de faturamento e como ele se diferencia do lucro.

Existe muita confusão entre esses termos, e isso pode gerar impactos negativos. É importante entender que o faturamento é o montante de receita que a organização recebe em determinado período e são o resultado das vendas realizadas.

É um valor bruto sem descontar despesas e gastos. O lucro é um pouco diferente, pois se trata do valor restante, no qual se subtraem os gastos, despesas e custos dentro de um período, em relação ao total de receita na mesma época.

Se uma empresa de endereço comercial somar tudo o que vendeu nos últimos 3 meses, terá um faturamento trimestral. Mas para saber qual é seu lucro, ela precisa pegar esse valor do faturamento e reduzir despesas como:

  • Salários;

  • Água;

  • Luz;

  • Aluguel.

Depois de reduzir esses valores, a companhia saberá o quanto lucro dentro do período calculado. Quando o resultado não é satisfatório, é importante investir em algumas estratégias que ajudam a alcançar o sucesso empresarial.

Como ter sucesso empresarial?

Qualquer empreendedor tem como objetivo melhorar seu faturamento e reduzir os gastos, e a boa notícia é que existem diversas práticas que ajudam isso.

Uma das mais conhecidas é a fidelização de clientes, pois mesmo que conquistar clientes novos seja muito importante, fidelizar consumidores é uma prática que não deve ser descartada.

Vender para quem já compra com o negócio é muito mais fácil, barato e lucrativo, e esses compradores podem indicar a marca para outras pessoas.

Para as maiores franquias lucrativas uma das melhores estratégias é o programa de fidelidade, mas ele só vai funcionar se o cliente tiver uma boa experiência de compra na primeira vez em que faz a aquisição.

Outra estratégia muito eficiente é o benchmarking, que consiste em compreender o que a concorrência está fazendo e o que planeja fazer no futuro.

É uma estratégia muito importante para compreender como o mercado se comporta: ter uma boa previsão sobre o futuro e de que maneira tudo isso pode interferir nas decisões da companhia.

Além disso, quando a organização sabe o que seus concorrentes estão fazendo, ela tem muito mais chances de inovar e trazer soluções diferentes para os consumidores.

Motivar a equipe é outra maneira de alcançar o sucesso empresarial, visto que profissionais motivados buscam os resultados que a corporação pretende alcançar. Os clientes serão bem tratados e vão perceber o valor do produto ou serviço oferecido.

Para motivar sua equipe, uma empresa de rastreamento de frota via satélite deve investir em treinamentos, em um ambiente de trabalho saudável, respeito mútuo, salários justos, comissões, entre outras possibilidades.

O negócio, também, precisa saber aproveitar as promoções, principalmente em períodos sazonais, porque elas ajudam a aumentar a visibilidade da marca.

Os processos internos precisam ser claros, tecnológicos e assertivos, visto que isso melhora o trabalho dos colaboradores e a experiência de compra do cliente, além de ser uma boa opção para transmitir profissionalismo.

Ao fazer melhorias inovadoras, a organização consegue se manter atual e, também, conseguem se manter cientes dos próximos passos. É muito importante compreender o que o mercado planeja para o futuro e aplicar nos processos e soluções.

Outra coisa é priorizar o cliente, afinal sem ele não seria possível se manter no mercado. Com base nisso, é papel das marcas compreender o que os clientes querem e tratar as pessoas de maneira respeitosa.

Por fim, a organização precisa saber controlar suas finanças para que possa investir em melhorias, como saúde ambiental trabalho, entre outros investimentos que ajudam o negócio a crescer.

Primeiro é necessário saber quais são os gastos fixos e o quanto a companhia precisa investir para fabricar seus produtos. A partir disso, vai criar metas e saber o que precisa fazer para alcançá-las.

Como aumentar o faturamento?

Além de estratégias para alcançar o sucesso do negócio, também existem algumas práticas que ajudam a aumentar o faturamento. São elas estas:

Elevar o gasto médio por cliente

Muitas pessoas que já compram com a marca nem sempre contribuem com valores significativos para o faturamento, assim sendo a companhia precisa investir um pouco mais para conquistar clientes.

É necessário gastar um pouco mais para fazer isso, porém, para manter um cliente atual, os custos são bem menores, por isso, vale a pena investir nessas pessoas.

Ao trabalhar dessa forma, um fornecedor de doces brindes corporativos vai fazer a qualificação de sua carteira de clientes a fim de que possa manter ou aumentar seu faturamento.

Para aumentar o gasto médio, é muito importante agregar novas funcionalidades aos produtos, investir em valor agregado àquilo que a empresa oferece, criar produtos complementares e aumentar a diversidade de produtos.

Investir em treinamento

Quando a equipe está preparada, consegue aumentar o número de vendas, algo que acontece tanto com lojas físicas quanto com lojas online. Por isso, é tão importante melhorar o atendimento ao cliente.

Se uma pessoa não é bem atendida ao entrar em contato com o negócio, dificilmente vai voltar para comprar. Logo, uma empresa de outsourcing de impressão deve oferecer treinamentos para ensinar escuta ativa e identificar dores.

Os funcionários também precisam aprender atos empáticos, gerar gatilhos nas pessoas, persuadir as vendas, entre outras práticas importantes para conversão e fidelização.

Investir em tecnologia

A tecnologia tem um papel muito importante porque ajuda a reduzir gargalos e custos internos. É possível trabalhar com processos de vendas mais eficientes na rotina da empresa, o que potencializa o faturamento.

O maior exemplo disso é a ferramenta CRM, porque ela ajuda a analisar quando a pessoa está mais suscetível a se tornar um lead qualificado de modo que, para aumentar as conversões, ela possa ser abordada pela equipe de vendas.

Para uma escola de curso de coach também é uma forma de tornar os processos mais eficientes, reduzir custos e aumentar os lucros em cada venda.

Criar um programa de fidelidade

O programa de fidelidade é uma estratégia interessante, porque, por meio de benefícios para aqueles que mais compram com a marca ao longo do tempo, aumenta o volume de compras. É um tipo de benefício para os clientes mais fiéis.

Um exemplo disso é oferecer um vale-compras, desconto ou produto depois que uma pessoa realiza determinado número de compras.

Considerações finais

Para que o negócio possa crescer, ele precisa de um bom faturamento, assim terá condições de arcar com todas as suas despesas, e, ainda lhe sobrará dinheiro para contabilizar os lucros.

Como mostrado ao longo deste conteúdo, existem diversas estratégias capazes de mudar para melhor a realidade da empresa, que podem ser trabalhadas nesse sentido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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