Evento literário promovido pela St Nicholas School tem 100% de sua renda revertida para compra de livros para bibliotecas de Paraisópolis

 

Idealizado pelo professor e escritor Anderson Borges Costa e pelo Departamento de Português da escola, o projeto completa 12 anos de existência fazendo a diferença na vida das crianças da comunidade   

Aluno de paraisópolis Christian Tavares teve seu texto selecionado para o livro

 

Promover uma grande celebração da língua portuguesa e da cultura brasileira integrando alunos, funcionários, pais e a comunidade de Paraisópolis. Foi com esse lindo propósito que surgiu o Made in Brasil, evento literário anual promovido pela escola de educação internacional St Nicholas School. Em 2023 o projeto chegará a sua 12ª edição refletindo muito dos valores essenciais para a escola como a inclusão e a democracia.
 

“O Made in Brasil celebra a língua portuguesa através de algo que nos une, que é a literatura. Neste evento literário convidamos toda a comunidade para contribuir com contos, poemas e textos de temas livres. Recebemos em média 400 textos por edição e selecionamos 100 para serem publicados em um livro”, explica Anderson Borges Costa, Coordenador do Departamento de Língua Portuguesa da St Nicholas, escritor e crítico literário.
 

O livro, além de ser publicado e lançado em uma noite muito especial com coquetel, música e premiações divididas em 14 categorias para os autores dos textos escolhidos, também é vendido. E 100% da renda arrecada com essa venda é convertida em uma causa maior: a compra de livros de ficção e livros didáticos que são doados para a biblioteca de uma escola pública da comunidade de Paraisópolis.
 

“Sem dúvidas é um evento que gera muita alegria e ansiedade em todos os envolvidos. É o momento de igualar todo mundo e ver todos celebrando a língua portuguesa”, comenta Anderson que em breve fará a entrega dos livros para a biblioteca e só então começará a pensar na próxima edição do evento literário.

Vale ressaltar que um grande ganho para este projeto foi o envolvimento com o CAS, departamento responsável pelos trabalhos voluntários realizados na St Nicholas, que possibilitou que o Made in Brasil fosse levado para dentro da Unidade Sei Ser de Paraisópolis. Com isso um poema criado por algum aluno, pai, professor ou funcionário da instituição de ensino é incluído no livro e o autor selecionado também participa do evento anual representando Paraisópolis.
 

“A literatura é um veículo que ajuda a traduzir o que é a vida e a educação internacional passa por essa troca, e numa troca a gente sempre sai ganhando. A troca do conhecimento e de culturas é sempre positiva e faz todo mundo sair maior desse processo compartilhado do que se estivesse sozinho. E é justamente essa a sensação de crescimento que sentimos todos os anos com mais uma edição do Made in Brasil”, conclui Anderson.
 

Vale ressaltar que desde 2022 o projeto está dando frutos e já acontece também na unidade de Alphaville que este ano fará a cerimônia no mês de abril. Já em Pinheiros a próxima cerimônia será em dezembro e como acontece em todas as edições vai homenagear uma importante figura da literatura brasileira.

Postar um comentário

0 Comentários