Endomarketing: 3 técnicas para motivar seus líderes


Nem todas estratégias de marketing são voltadas para o público. O endomarketing, a título de exemplo, é um dos modelos cujo foco é direcionado à criação de estratégias para engajar os funcionários.

Com o objetivo de criar um bom ambiente aos colaboradores, o endomarketing passou a ser usado no mercado diante das transformações que ocorriam e da necessidade de que não houvesse o desenvolvimento apenas entre cliente e empresa, mas também interno. 

Essa mudança de característica é fundamental, pois, por meio dela, a estratégia virou uma espécie de marketing interno. 

Não apenas o engajamento é realizado, como também ações que ajudem os resultados serem alcançados de um modo satisfatório para equipes e os profissionais. 

Se uma empresa que fabrica bateria 90 h usar o endomarketing como uma forma de motivar não apenas as equipes, mas também os líderes, as chances de ter um engajamento alto dentro do negócio cresce ainda mais. 

Isso acaba proporcionando que as chances de se estabelecer no mercado e o desenvolvimento das atividades internas tenham uma qualidade que eleve a marca, oferecendo estabilidade e chances de ela se transformar na referência do segmento. 

Por isso, quanto maior for a compreensão e elaboração das estratégias assertivas para as equipes, os resultados serão aprimorados para sua atuação no segmento, independentemente de qual seja. 

Os benefícios de usar o endomarketing 

Uma fabricante de arco cirúrgico hemodinâmica que deseja usar o endomarketing como uma das técnicas pode encontrar vantagens em torno desta ação. Vantagens como: 

  • Maior produção;

  • Equipe qualificada;

  • Objetivo definido;

  • Inovação;

  • Engajamento nas necessidades do negócio.

Quando se tem engajamento de equipes, as possibilidades de que a produção aumente de modo considerável são grandes. Para isso, a empresa pode, de igual maneira, usar algumas tecnologias para aprimorar suas operações. 

Ou, também, treinamentos, que não apenas agregam valor ao ato de transformar a equipe em um grupo mais qualificado, mas que também faz com que o plano de carreira e as habilidades dos profissionais sejam melhoradas. 

E, em situações do mercado que peçam uma inovação, a empresa estará mais preparada devido à qualificação que está presente em suas equipes, e isso acaba fazendo com que os objetivos traçados anteriormente ou posteriormente sejam mais definidos. 

Isso acaba proporcionando ao negócio também uma inovação em relação às suas atuações dentro do mercado. 

O engajamento que pode ser obtido com o endomarketing oferece estabilidade para que as atuações possam continuar sem empecilhos mesmo em períodos de crise. 

E também oferece que as métricas envolvendo o turnover da empresa sejam baixas, visto que em casos de rotatividade alta acabam atraindo a atenção e fazendo com que a marca sofra uma má reputação no nicho de lar para idosos particular

Formas de fazer o endomarketing 

Quando uma empresa busca formas de fazer o endomarketing como uma de suas técnicas de crescimento, um dos princípios a que se deve aderir é conhecer as necessidades e dificuldades presentes na instituição. 

Porque, a partir destas informações, as estratégias elaboradas pelas gestões passam a ter maiores chances de serem concluídas de modo positivo, o que é fundamental dentro do mercado e diante da competição constante do segmento. 

O conhecimento tanto das necessidades como das dificuldades que a empresa pode ter proporciona que as ações sejam elaboradas para que a comunicação interna também se aprimore, um dos pontos que se enquadram nas formas de fazer o endomarketing. 

Por exemplo, um fabricante de forno elétrico industrial novo que usa a técnica, tem maiores chances de fazer com que os setores envolvendo fabricação, estoque, vendas e marketing comuniquem-se com maiores precisões. 

Isso acaba proporcionando uma maior chance de compreensão entre diferentes hierarquias para a marca crescer de modo igualitário dentro do mercado, tendo suas transformações internas como um catalisador para melhorar sua atuação com o cliente. 

Resultando em outro ponto que é a formação mais adequada dos trabalhadores. Com o incentivo e engajamento através de técnicas que podem ser adicionadas ao currículo e plano de carreira, o endomarketing também é positivo ao profissional em si. 

Em termos de equipes, o endomarketing deve ser realizado até mesmo para os líderes, uma vez que suas ações envolvendo o grupo pode ser um dos pontos que proporcionam o engajamento para a realização das tarefas.

O que leva a importância de que estes profissionais também devem se preparar do melhor modo, para que assim, as chances do empreendimento ter um crescimento sejam maiores.

E façam com que as tarefas envolvendo filtro para diesel, por exemplo, tenham delegações mais adequadas. O que é importante dentro da atuação de uma empresa para que as suas elaborações possam ter metas que sejam atingíveis.

Alguns modos para se fazer o endomarketing variam de empreendimento para empreendimento, assim como sua atuação dentro do mercado e por isso, quanto mais a gestão tiver o conhecimento de como fazer uma boa estratégia, melhores são os resultados.  

Táticas para motivar líderes

Se um líder de uma empresa de carro porta cabo, por exemplo, deseja usar o endomarketing como uma técnica motivadora para si e outros profissionais que lideram outras equipes, com algumas técnicas, essa ação torna-se possível. 

1. Comunicação

A comunicação é uma das principais técnicas para que haja uma motivação dentro da empresa. Seja dentro do mesmo ambiente ou em hierarquias diferentes, a comunicação é essencial para que todas as ações possam ter um andamento. 

Mesmo que não haja um engajamento em si, é possível que a comunicação dentro do endomarketing ajude os funcionários a saber como estão o funcionamento em outros setores.

Esse ato de se comunicar não apenas é importante aos funcionários, mas também à gestão e a níveis hierárquicos mais superiores, e ela acaba fazendo com que o conhecimento das necessidades reais ajudem a moldar novos resultados ao empreendimento. 

2. Compartilhar informações e resultados 

Os líderes também podem ser motivados quando se há um diálogo mais aberto sobre as informações da empresa e os resultados que estão sendo conquistados para as equipes. 

Um desses exemplos é quando a empresa de faca serrilhada industrial deseja expandir sua marca no mercado. Essa informação ajuda a equipe a se preparar para possíveis mudanças em torno desta ação. 

Outros pontos também que devem ser compartilhados é quando a empresa está passando por crises financeiras, uma vez que esconder dos funcionários a situação econômica é algo que pode prejudicar a imagem da marca como os planos pessoais. 

E, com essa informação na mão do líder, podem-se transmitir informações através de reuniões semanais, quinzenais, mensais ou alinhadas com outras estratégias de endomarketing que a empresa desenvolveu. 

Os resultados alcançados também devem ser uma técnica de incentivo vindo dos líderes, uma vez que mesmo sendo negativos, ajudam as equipes a se estimularem para corrigirem os resultados e assim alcançar o que é desejado. 

Caso isso ocorra, os resultados devem oferecer recompensas para que os funcionários continuem sendo motivados e por isso, quanto maior for a compreensão do endomarketing em pontos negativos e positivos, melhores são os resultados. 

3. Apresentar os objetivos 

Outro incentivo que deve vir por parte dos líderes são apresentações de objetivos e metas que a empresa elaborou. Às que são simples e rápidas para serem concluídas até às mais complexas o compartilhamento de informações acerca dos objetivos é essencial.

As mudanças que serão feitas posteriormente passam a ter uma compreensão mais aprofundada, até mesmo preparando o setor para tecnologias em que serão introduzidas ou, ainda, preparando em relação às mudanças que a empresa deseja fazer. 

Com a apresentação dos objetivos do comércio, o profissional pode estabelecer o que se pode aprender da experiência que irá ter e, com isso, agregar ainda mais valor ao seu currículo e planejamento de carreira. 

Considerações finais 

O endomarketing é uma técnica que, ao contrário das demais atuações dentro do mercado, é voltada exclusivamente para o empreendimento como uma forma de engajar os profissionais que atuam em coreografia noivos e padrinhos, por exemplo. 

Por se tratar de estratégias internas, é fundamental que a gestão reconheça suas necessidades e as dificuldades. Isto é, as que a marca tem, para que lhe haja melhorias que agreguem valor aos profissionais em seus planos de carreira. 

Além de, também, tarefas com uma delegação mais assertiva, que proporcionam uma maior chance de que os líderes também possam ajudar essa motivação interna, com o objetivo de fazer os resultados demonstrados sejam mais qualitativos e palpáveis. 

Um negócio que valoriza seus funcionários ganha maiores chances de diminuir a taxa de rotatividade, um índice que, quando tem uma elevação acima do normal, pode prejudicar a marca dentro do mercado, com os clientes, e também a sua reputação com os profissionais.

Por isso, ao se conhecer como as técnicas envolvem funcionários e líderes em relação ao endomarketing, as chances de os resultados serem os desejados são ainda maiores.

E, também, são maiores as chances de eles oferecerem um crescimento equilibrado para a empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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