Comportamento do Consumidor: hábitos que podem impactar nas suas vendas


 

O comportamento do consumidor é uma área de estudos onde o departamento de marketing e vendas usam para determinar o que o público-alvo faz e por que o faz, ou seja, quais são suas necessidades e desejos e os motivos para tais.

É um campo de estudo que abrange os fatores que afetam e determinam as decisões de compra dos indivíduos e das famílias. Há vários fatores que têm influência no comportamento do consumidor, que variam de acordo com cada nicho de mercado.

O comportamento do consumidor (ou comportamento do comprador) é o estudo do porquê e como os consumidores compram bens, serviços, idéias ou experiências dentro das expectativas de compra de uma chave micha tetra, por exemplo.

O estudo do comportamento do consumidor inclui aspectos como as influências econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e ambientais nas decisões do consumidor.

O campo é notavelmente amplo e pode ser aplicado a uma ampla gama de tópicos, desde os efeitos do clima sobre os hábitos de compra até os processos cognitivos subjacentes à tomada de decisões.

O comportamento do consumidor toca em muitos outros campos como economia, psicologia, sociologia, antropologia e marketing.

Já que entender o comportamento de compra de um usuário que quer, por exemplo, uma mangueira corrugada 3 polegadas, é uma tarefa complexa e multidisciplinar.

Os consumidores são motivados por muitos fatores, que influenciam as decisões de compra. A compreensão destes fatores lhe permitirá ter uma melhor compreensão de como alcançar e envolver os consumidores.

O que é o comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor é o estudo de indivíduos, grupos ou organizações e os processos que eles utilizam para selecionar, proteger, utilizar e descartar os produtos de um desbobinador manual, por exemplo.

É um campo amplo que examina como estas atividades são influenciadas por fatores sociais, pessoais ou culturais.

O comportamento do consumidor também é considerado o estudo de como as pessoas fazem escolhas sobre o que comprar e o que fazer no mercado.

O comportamento do consumidor ajuda os profissionais de marketing a entenderem como promover bens e serviços aos clientes potenciais dentro de um determinado nicho de mercado.

Comportamento do consumidor é um termo amplo que é usado para descrever, como o próprio nome indica, o estudo do comportamento dos consumidores no mercado. 

Essa é uma ciência social que examina as decisões de compra das pessoas e o que as motiva a comprar. O comportamento do consumidor é um tópico comum em cursos de marketing, e é frequentemente referido como o estudo dos quatro Ps:

  • Praça;

  • Preço;

  • Produto;

  • Promoção.

Ele explora a relação entre o consumidor, produto, preço, lugar, promoção e a sociedade e cultura para adquirir uma abraçadeira U de vergalhão, por exemplo.

O comportamento do consumidor é também o estudo do que os consumidores fazem após a compra de um determinado produto ou serviço, por exemplo como o utilizam.

Os comportamentos comuns estudados incluem a compra por impulso, conformidade, comparação social, busca de informações e resposta às comunicações de marketing.

O comportamento do consumidor é um amplo campo de estudo que pode ser dividido em duas áreas principais, são elas a microeconomia (o comportamento dos consumidores individuais) e macroeconomia (o comportamento agregado dos consumidores).

Quais os tipos de perfis do consumidor

Primeiro existem os Consumidores do Mercado de Massa. Estas pessoas estão procurando o produto mais barato para as necessidades de compra de uma cama para cachorro gg, por exemplo.

Eles não se importam com a qualidade, as marcas ou os valores da empresa. Eles só querem obter o mais barato para as necessidades e sempre procuram o melhor preço.

A seguir estão os Consumidores do Mercado Alvo. Estas pessoas estão dispostas a pagar mais por produtos porque têm uma necessidade específica ou querem de uma determinada marca.

Eles também estão dispostos a se desprender de um caminho de compra para encontrar um produto especial.

Finalmente, há os Consumidores do Mercado de Nichos de Mercado. Estas pessoas querem produtos de alta qualidade que lhes durem muito tempo.

Um perfil de consumidor é uma análise das necessidades e comportamentos de cada tipo de cliente, o que o ajuda a compreendê-los melhor na hora de oferecer uma cortina rolo automática, por exemplo.

Isto ajuda as empresas a entenderem melhor o tipo de cliente que possuem, sendo essencial para a construção de campanhas comerciais persuasivas.

Existem muitos tipos de perfis de consumidores e, dependendo do que se procura vender, talvez seja necessário fazer um pouco de pesquisa sobre os tipos de perfis de consumidores que compõem cada nicho de mercado.

Quais impactos pode trazer nas vendas

O impacto das vendas em uma empresa às vezes pode ser uma coisa difícil de medir. Uma maneira de fazê-lo é olhar os gráficos de vendas e ver quão alto ou baixo ele é em certos pontos.

Outra maneira é olhar para os lucros da empresa, o que é uma parte essencial do sucesso de qualquer empresa, seja ela uma empresas de refeição industrial ou uma empresa do ramo da tecnologia.

Estudar o comportamento do consumidor pode ter um saldo positivo nas vendas trazendo o cliente de volta.

Um cliente entrará para comprar um produto e o caixa pode oferecer a ele algo mais que ele talvez não estivesse procurando.

Também pode ter um impacto negativo nas vendas se o cliente não quiser comprar o produto e o atendimento tentar dissuadi-lo a adquirir.

Se uma empresa está procurando melhorar as vendas, ela deve pensar no que está fazendo para promover o produto para um público-alvo em específico.

Há muitas maneiras de comercializar um produto, mas a mais eficaz é o boca-a-boca. Uma das maneiras que uma empresa pode fazer isso é com influenciadores nas mídias sociais.

As empresas podem contratar influenciadores que têm um grande número de seguidores e promoverão a empresa por uma taxa estabelecida em um acordo.

Esta é uma ótima maneira de as marcas serem vistas pelos clientes potenciais, e é ainda melhor quando o influenciador está no mesmo nicho de interesse do público-alvo.

Estes influenciadores não apenas promoverão a empresa nas mídias sociais, mas também poderão mencioná-la em blogs ou vídeos para divulgar uma vitrine refrigerada aberta, por exemplo.

Considerações finais

O comportamento do consumidor é o estudo do porquê e como as pessoas compram bens e serviços.

A compreensão do comportamento do consumidor é vital para os empresários que querem aumentar as vendas.

Por exemplo, o mercado mudou drasticamente nos últimos anos com o aumento das compras on-line. Cada vez mais pessoas estão comprando coisas no conforto de suas próprias casas, o que significa muito menos tráfego em lojas físicas.

Para combater isto, é importante trabalhar em uma estratégia de marketing digital que priorize os hábitos de comportamento do consumidor. Assim, uma equipe de criação terá as informações necessárias para construir um conteúdo persuasivo.

Para isso, é importante que a empresa tenha os meios necessários para conseguir respostas que possam ser transformadas em dados objetivos para uma análise métrica capaz de encontrar um perfil para o público-alvo.

Com essas informações, o setor de marketing de uma empresa pode elaborar uma persona, ou seja, um personagem ideal para ser cliente do negócio, usado como estudo para elaborar campanhas para o público-alvo.

O comportamento do consumidor é um fator que precisa ser levado em conta nos negócios. A compreensão dos hábitos dos clientes ajudará a melhor atender às necessidades do público-alvo.

Os três fatores do comportamento do consumidor são as necessidades e motivações, processos cognitivos e fatores sociais e ambientais.

Uma das maneiras que esses fatores podem ter impacto nas vendas é compreendendo as necessidades de cada cliente. Uma vez definidas as necessidades do cliente, é possível usar essas informações para moldar a experiência de compra.

Por exemplo, se uma empresa souber que certos itens são mais importantes para eles do que outros, é possível posicioná-los em prioridade para que os clientes o encontrem com facilidade.

Se um empreendimento souber que alguns clientes gastarão mais dinheiro em um tipo de produto do que em outro, é importante que se conheça essas informações para ter mais assertividade em campanhas comerciais.

O comportamento do consumidor é o estudo de como as pessoas compram, usam e descartam os produtos. É uma área ampla que engloba muitos aspectos diferentes do comportamento e é o foco de muitas pesquisas e debates.

A compreensão do comportamento do consumidor pode ajudar a criar melhores campanhas de marketing, produtos e atendimento ao cliente.

Quanto mais informações um negócio tiver sobre os costumes, hábitos e valores dos clientes, mais fácil será para definir o comportamento de compra deles, o que ajuda diretamente o setor comercial a elaborar campanhas de vendas mais assertivas.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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