Rebranding: Conheça 7 tipos de logo e mude o visual da sua marca
Marcas fortes passam por inovações ao longo dos anos. (Foto: Unsplash)
A mudança de logo pode ser necessária para empresas em expansão e que precisam anunciar um novo comportamento para o mercado. Assim como as pessoas, os logotipos precisam evoluir para se alinhar com as tendências do seu segmento. Um logotipo pode impactar os clientes e influenciar a imagem da sua marca. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), empresa de tecnologia vinculada à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 60% dos brasileiros compram de forma impulsiva quando gostam da identidade da marca.
Segundo Erivan Bandini, Sócio Diretor da Box Ideias, o rebranding é importante para que a marca possa se comunicar com novos públicos. “Marcas representam o histórico de sua identidade e precisam se reformular com o tempo. Basta fazer uma pesquisa para perceber como o senso estético das pessoas mudou, o que era bem visto há alguns anos, talvez, hoje não atraia gerações mais novas que tem outras referências e estilos de vida. Para não perder esse público é fundamental realizar as mudanças na apresentação da marca para manter uma conexão”, explica Erivam.
De acordo com a pesquisa Global Consumer Pulse, da Accenture Strategy, 83% dos consumidores brasileiros preferem empresas com propósitos alinhados aos seus valores de vida e sabemos que este número é ainda mais expressivo na geração Z.
A mudança da marca é feita para manter a missão, visão e valores da empresa atrelada aos tempos atuais. A consultoria McKinsey & Company, que fornece consultoria empresarial, realizou uma pesquisa extensa e rigorosa para mapear os verdadeiros impactos do design sobre os resultados de negócio, a base do estudo foi avaliar 300 empresas em escala global, após isso foram feitas 30 entrevistas pessoais, e análise de mais de dois milhões de pontos de dados financeiros que tiveram mais de 100 mil iniciativas de design, os resultados apontaram que empresas que investiram em design de forma efetiva em sua cultura geraram 32% mais receitas e 56% mais retorno para acionistas, em um período de cinco anos comparado a empresas que não realizaram a mesma prática.
Segundo Marina Couto, Coordenadora de Marketing, CRM e Performance da Box Ideias, o branding tem a função de agregar valor à marca. “No momento de renovar a marca é importante se concentrar no que torna o logo especial aos olhos do consumidor, sobre isso a primeira pergunta que se deve fazer é: ‘Por qual razão o consumidor compra da sua empresa e não da concorrência?’- Neste aprofundamento, chegaremos na essência do seu negócio. A criação e o redesenho de uma marca devem comunicar os valores da marca. O principal papel do Branding é aumentar a percepção de valor da marca, atrair novos clientes, fidelizar os existentes e alinhar o posicionamento estratégico”, pontuou.
O logo possui estilos diferentes, dependendo do segmento, missão, visão e valores da empresa, conheça 7 tipos: 1.Sigla: esse tipo de logo é usado quando a empresa tem um nome longo; 2.Logo textual: quando o nome da empresa é escrito por completo, e usa o tipo de fonte como forma de criar originalidade e distinção de outras marcas; 3.Logo de figura: o logo é representado por alguma figura do mundo real que possa representar os valores da empresa; 4.Figura abstrata: é baseada no conjunto de peças gráficas que se distanciam da realidade; 5.Combinação de figura e texto: muito usado por médias e pequenas empresas, para que o nome fique conhecido junto dos elementos gráficos, unindo o nome com o desenho; 6.Emblema: tem um formato geométrico, onde a representação gráfica da empresa é inserida; 7.Logo com mascotes: usado por marcas tradicionais que tem muito tempo no mercado.
Antenado com as mudanças e inovações do universo marcas, Jedson Reis, Diretor de Branding da Box Ideias, apresenta 3 cases de sucesso criados pela equipe:
Case Bolamel: A Box Ideias precisou recriar as embalagens dos biscoitos de Pão de Mel de uma empresa que está no mercado desde 1989. Foi desafiador criar uma identidade visual mantendo a essência da empresa, o resultado foi um visual jovem, alegre e moderno.
Case Walrus: O projeto da Walrus foi norteado pela identidade comunicativa e envolvente da marca, os rótulos foram pensados com a intenção de transmitirem mensagens de conexão entre pessoas, fazendo com que o produto fosse desejado por diversos públicos.
Case Smart Fit Supps: Os rótulos do produto Smart Fit Supps foram desenvolvidos com visual minimalista, tendo como referência no visual de produtos da área farmacêutica. O resultado se baseia em: embalagens que inspiram sensação de cuidado, saúde, força, energia e destacam o padrão premium da marca.
A Box ideias faz atualização ou criação da sua marca para que a empresa possa se manter relevante no mercado e presente na vida do público-alvo, aliando ao serviço de performance marketing para potencializar os resultados.
SOBRE A BOX IDEIAS:
A Agência de Marketing e Tecnologia, Box Ideias, com sede em Maringá-PR, foi fundada em 2016 pela parceria de três sócios, Raphael Oliveira, Rodrigo Prata e Erivam Bandini. Os empreendedores atenderam mais de 100 marcas como: Hypera Pharma, Engov, Mantecorp, Nesina, Neo Química, Vitasay, Tamarine, Amend, Smart Fit Supps, Softys, Revest Acabamentos, Bolamel, Unicesumar, ComSchool, True Source, Florenza Life + Beauty entre outras, com um serviço B2B. A caixa de ideias expande e se transforma. A Box está em constante evolução, construção e relacionamento para oferecer as melhores metodologias de Marketing para as empresas de qualquer segmento, a fim de levar os melhores resultados pela soma das mídias e estratégias segmentadas (online). A Box Ideias possui as soluções de: Marketing de Performance, Criação de conteúdo, Gestão de tráfego pago, desenvolvimento e evolução de plataformas de e-commerce (principalmente VTEX) e Branding.
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