Em parceria firmada neste ano com o Sebrae, Agência encerra 2022 com a participação em 12 feiras internacionais, 15 roadshows, 11 press trips, 26 workshops, 4 famtours e 10 grandes campanhas de promoção dos destinos brasileiros
Brasília, 22/12/2022 - O ano de 2022 fica marcado pela retomada do turismo internacional, após dois anos de restrições severas impostas pela pandemia de Covid-19. Em consonância ao movimento global de crescimento, a Embratur intensificou suas ações de promoção dos destinos brasileiros no exterior e, apoiada pelo fim dos cancelamentos, suspensões e adiamentos, além do avanço da vacinação no país, contribuiu diretamente para que o Brasil registrasse a entrada de mais de 3,1 milhões de viajantes de outros países até o fim de novembro -- uma alta de 316% comparado com o total recebido no ano de 2021 (745.871).
Diante de uma parceria inédita firmada com o Sebrae no início do ano, a Agência retomou fortemente sua atuação nos eventos internacionais e encerra o ano de 2022 tendo realizado 15 roadshows pela Europa e Américas, 11 press trips, 26 workshops de capacitação do trade nacional e 4 famtours. Promoveu ainda 5 grandes campanhas de promoção dos destinos brasileiros em países estratégicos e outras 5 campanhas temáticas, com foco no enoturismo, Copa do Mundo, vistos especiais, sendo uma voltada para nômades digitais e outra para investidores imobiliários, além de pesca esportiva, e esteve presente em 12 feiras internacionais, que devem gerar negócios superiores a R$ 90 milhões. A Embratur também fechou patrocínio com 6 grandes eventos do setor.
“As ações da Embratur pelo mundo tiveram grande importância neste novo cenário, consolidando uma retomada real do setor no Brasil. Com muita criatividade e a inédita parceria que firmamos com o Sebrae, ampliamos o leque de iniciativas, reforçamos nossa presença nos mercados estratégicos e já podemos comemorar a recuperação total de diversos setores do turismo ainda este ano”, avalia o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.
Esse intensivo de ações recolocou os destinos brasileiros na primeira prateleira de opções dos turistas estrangeiros e o resultado já é nítido. Além do número expressivo de entrada dos turistas internacionais, indicadores como malha aérea internacional com 105% da capacidade anterior à pandemia -- dado registrado em dezembro -- e gasto histórico dos turistas estrangeiros no Brasil ratificam a forte retomada do turismo no Brasil.
RECUPERAÇÃO DA MALHA AÉREA INTERNACIONAL -- A ampliação da conectividade do Brasil com o mundo foi um dos grandes focos da atuação da Embratur em 2022. Com reuniões no país e mundo afora com companhias aéreas, a Agência contribuiu para que, em dezembro, a malha aérea internacional do país superasse o período pré-pandemia. Neste mês, registrou 105,4% da capacidade apresentada em dezembro de 2019, com um total de 5.270 voos. Isso configura ainda um acréscimo de 16,78% quando comparado a novembro/2022.
Esse foi o maior volume apresentado pela malha aérea internacional brasileira após o período de fechamento de fronteiras e demais restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
GASTOS DE TURISTAS ESTRANGEIROS -- Com os US$ 413 milhões registrados em outubro de 2022, o Brasil também comemorou a marca de US$ 4 bilhões em gastos de turistas estrangeiros no acumulado do ano. Um resultado significativo em termos de retomada do turismo, se comparado aos dois anos anteriores. O setor havia registrado gastos de US$ 2,9 bilhões e de US$ 3 bilhões ao longo de 12 meses em 2021 e 2020, respectivamente. Os dados são do Banco Central do Brasil.
FEIRAS INTERNACIONAIS DE TURISMO -- Com a diminuição de restrições globais em função do arrefecimento dos casos de Covid-19, a presença nas principais feiras pelo mundo voltou a ser um dos canais fundamentais de promoção do turismo do Brasil no exterior neste ano. Com as 12 participações da Embratur em feiras internacionais, a expectativa de negócios gira em torno de R$ 90 milhões. Esses eventos são uma oportunidade única para a Embratur e seus coexpositores realizarem reuniões de negócios, apresentarem os destinos e atrativos nacionais para os compradores e operadores de turismo globais, além de aproximar a cultura e gastronomia do país do público estrangeiro.
FEIRAS TEMÁTICAS -- Além das grandes feiras internacionais de turismo, a Embratur esteve presente em eventos estratégicos e temáticos. Nos Estados Unidos, a Agência promoveu os Parques Nacionais do Brasil durante a Adventure Elevate, fomentou o turismo de pesca esportiva na International Convention of Allied Sportfishing Trades (ICAST), e se reuniu com companhias aéreas internacionais durante o Routes World 2022, em Nova York. Também atuou junto aos segmentos de natureza e aventura, LGBTQIA+, e turismo de negócios.
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS EM MERCADOS ESTRATÉGICOS -- A Embratur também promoveu 10 campanhas publicitárias pelo mundo em 2022, em países vizinhos da América Latina, na América do Norte, na Europa e durante a Copa do Mundo do Catar. Essas ações são consideradas essenciais na promoção internacional do turismo do Brasil e as peças foram veiculadas nas mais diversas plataformas comerciais de mercados estratégicos para o turismo brasileiro: TV, mídia exterior, OTA (site especializado em venda de produtos de viagem), redes sociais, Internet, entre outros.
Sempre atendendo ao perfil do turista de cada mercado, a Embratur chamou a atenção para os destinos consolidados do Brasil de Sol e Praia, Cultura e Natureza, além de diversificar os atrativos, com opções para aventura e ecoturismo. Além das campanhas principais, a Agência promoveu peças temáticas, destacando também as oportunidades no Brasil para enoturismo, vistos especiais (nômades digitais e investidores imobiliários) e pesca esportiva.
PRESS TRIPS -- Para mostrar o Brasil e suas belezas a mercados estratégicos, a Embratur realizou 11 press trips em 2022, sendo cinco no primeiro semestre. Entre janeiro e julho, participaram das ações jornalistas e influenciadores de Espanha, Chile, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos e Portugal. Já no segundo semestre, outras seis viagens com comunicadores da Argentina, do Chile, do Uruguai, da Colômbia, do Paraguai, dos Estados Unidos e da Alemanha foram realizadas pela Embratur.
Essas ações são importantes ferramentas para divulgar o Brasil internacionalmente com informação colhidas e vivenciadas nos próprios destinos. Por meio delas, os profissionais de comunicação produzem conteúdo informativo e ao mesmo tempo promovem o Brasil mundo afora, despertando a curiosidade das pessoas em conhecer os destinos.
ROADSHOWS -- Em mais uma ação fruto da parceria com o Sebrae, a Embratur promoveu 15 roadshows pelo mundo, o Brazil Experience Roadshow. A iniciativa promoveu rodadas de negócios e capacitou profissionais do trade de países da Europa, América do Sul e América do Norte. Foram 41 cooperados, entre operadores de turismo receptivo, hotéis e redes hoteleiras, secretarias municipais e estaduais de turismo, Convention & Visitors Bureaus e companhias aéreas. No primeiro semestre, 1.164 agentes e operadores foram capacitados pela Embratur, além de 1.925 rodadas de negócios e 13.600 contatos comerciais. O número de profissionais impactados chegou a 5.699.
Já no segundo semestre, a Embratur proporcionou mais de 1,2 mil rodadas de negócios entre operadores de turismo da Europa e cooperados do trade do Brasil. O relacionamento foi realizado durante os roadshows “Brazil Experience”, em Paris, Frankfurt, Madri, Lisboa e Londres, no mês de setembro. A aproximação de membros do trade nacional do internacional propiciou 7,3 mil contatos comerciais e a apresentação do Brasil para 461 profissionais europeus, que receberam capacitação sobre os atrativos oferecidos pelos destinos brasileiros.
WORKSHOPS -- No Brasil, a Agência também deu início a uma série de workshops em parceria com o Sebrae. Mais de 1 mil profissionais do setor do turismo foram capacitados pela ação, que passou por 26 cidades brasileiras entre junho e dezembro de 2022. O conteúdo apresentado pela Embratur traz atualizações sobre o mercado e reflexões sobre o setor. A expectativa é de que 54 municípios sejam contemplados com os workshops até 2024.
FAMTOURS -- Com o intuito de aumentar o conhecimento dos operadores de turismo internacionais sobre os destinos e produtos do Brasil, a Embratur também investiu em famtours em 2022. Em setembro, 15 operadores de viagens de Nova York, Chicago, Miami e Los Angeles conheceram pontos turísticos de Brasília e da Chapada dos Veadeiros, com experiências em cachoeiras, trilhas e exuberantes paisagens.
Em outubro, as belezas do Rio de Janeiro e da Costa Verde do estado -- Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Paraty -- foram experimentadas por 15 operadores de turismo italianos. No mesmo mês, as cidades históricas de Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas, em Minas Gerais foram os destinos da Famtour. A Agência trouxe ao Brasil dez operadores de viagens da França, que vivenciaram experiências in loco com o objetivo de acumular bagagem para criar novos pacotes e oferecê-los aos franceses com mais riqueza de detalhes. Já em novembro, 12 profissionais do Uruguai foram conduzidos a experiências focadas no segmento de natureza e ecoturismo nas cidades de Porto Alegre, Gramado, Canela e Cambará do Sul (Aparados da Serra), todas no Rio Grande do Sul.
PATROCÍNIOS -- Marcando presença e associando o nome da Embratur a grandes eventos, a Agência patrocinou seis projetos importantes em 2022. O primeiro deles foi o Gigantes de Nazaré, evento mundial de surfe de ondas gigantes, em Portugal. A parceria com o evento inclui uma websérie de cinco episódios sobre destinos de surfe brasileiros como Rio de Janeiro, Jaguaruna, Itacaré, Maresias e Fernando de Noronha.
Também foram realizados patrocínios com o Troféu Ayrton Senna de Kart, que contou com a presença de mais de 150 pilotos de pelo menos cinco países e homenageou o ídolo brasileiro do automobilismo; e com o Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, evento que reuniu líderes empresariais e políticos de 22 países árabes em São Paulo, além da 6ª Conferência Internacional de Diversidade, o maior encontro econômico brasileiro sobre diversidade e turismo LGBTQIA+.
A Embratur também somou forças com a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) e esteve presente na 49ª edição da ABAV Expo. Por intermédio de patrocínio da Agência, 36 compradores internacionais selecionados da Europa, América do Sul e América do Norte vieram ao Brasil para participar de uma agenda de relacionamento e rodadas de negócios.
Já nos últimos dois meses do ano, a Embratur apoiou o 1º Encontro Latino-Americano de Gastronomia. O evento levou o melhor da culinária brasileira, através de chefs renomados, para quatro países vizinhos: Peru, Colômbia, Argentina e Montevidéu.
BALANÇO 2022 -- EMBRATUR
12 FEIRAS INTERNACIONAIS DE TURISMO
- 19 a 23 de janeiro: Feira Internacional de Turismo (Fitur) -- Madri / Espanha
- 23 a 25 de fevereiro: Vitrina Turística ANATO -- Bogotá / Colômbia
- 16 a 20 de março: Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) -- Lisboa / Portugal
- 10 a 12 de abril: Borsa Internazionale del Turismo (BIT) -- Milão / Itália
- 31 de maio a 02 de junho: IMEX -- Frankfurt / Alemanha
- 13 a 16 de junho: Fiexpo Latinoamérica -- Cidade do Panamá / Panamá
- 01 a 04 de outubro: Feria Internacional de Turismo da América Latina (FIT) -- Buenos Aires / Argentina
- 11 a 13 de outubro: IMEX América -- Las Vegas / Estados Unidos
- 28 a 30 de outubro: New York International Travel Show (NYITS) -- Nova York / Estados Unidos
- 07 a 09 de novembro: World Travel Market (WTM) -- Londres / Reino Unido
- 11 e 12 de novembro: Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR) -- Assunção / Paraguai
- 29 de novembro a 01 de dezembro: IBTM World -- Barcelona / Espanha
6 FEIRAS TEMÁTICAS
- 03 a 05 de maio: Adventure Elevate -- Oregon / Estados Unidos: promoção de Parques Nacionais do Brasil
- 19 a 22 de julho: International Convention of Allied Sportfishing Trades (ICAST) -- Orlando / Estados Unidos: maior feira de pesca esportiva do mundo
- Agosto: ICCA Latin America & Caribbean Summit -- Guayaquil / Equador: um dos mais importantes congressos turísticos do setor
- 03 e 07 de outubro: Adventure Travel World Summit (ATWS) -- Lugano / Suíça: promoção do ecoturismo e turismo de aventura
- 16 a 17 de outubro: Routes World 2022 -- Las Vegas / Estados Unidos: Fórum Mundial de Desenvolvimento de Rotas
- 24 a 26 de outubro: 38ª Convenção Global Anual da IGLTA (Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+) -- Milão / Itália: 6ª Conferência Internacional da Diversidade
5 CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS:
- ESTADOS UNIDOS: “Brazil is visa-free. Come visit!”
- ESTADOS UNIDOS: “Visit Brasil. A WOW Experience”
- ARGENTINA, CHILE, URUGUAI E PARAGUAI: “¡Uno, dos, tres, Brasil!”
- EUROPA (Espanha, Portugal, Inglaterra e Alemanha): “Brazil. It´s more, so much more than you could ever imagine”
- ARGENTINA, CHILE, PARAGUAI, COLÔMBIA, PERU e PANAMÁ: “¡Ven a vivir el calor de Brasil!”
5 CAMPANHAS TEMÁTICAS:
- ENOTURISMO -- Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai: “Hay mucho más Brasil”
- COPA DO MUNDO -- Catar: Visit a Champion Destination. Come to Brazil
- VISTOS ESPECIAIS -- Nômades digitais: Europa e América Latina
- VISTOS ESPECIAIS -- Investidores imobiliários estrangeiros -- Europa e América Latina
- PESCA ESPORTIVA -- Estados Unidos: “Fishing in Brazil and Be Hooked” -- Pesque no Brasil e seja fisgado
11 PRESS TRIPS com jornalistas e influenciadores estrangeiros somente em 2022
- Enoturismo brasileiro -- Wine South América: Comunicadores da Argentina, do Chile e do Uruguai -- (Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul)
- Natureza: Comunicadores da Argentina e do Chile -- (Rio de Janeiro e Costa Verde do estado do Rio)
- Pesca Esportiva: Comunicadores dos Estados Unidos -- (Manaus, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos -- Amazonas)
- Comunicadores da Espanha -- (Rota das Emoções -- Maranhão, Piauí e Ceará)
- Comunicadores do Chile e do Paraguai -- (Porto de Galinhas e Vale do São Francisco -- Pernambuco)
- Turismo de luxo: Comunicadores dos Emirados Árabes -- (Rio de Janeiro e Manaus)
- Comunicadores dos Estados Unidos -- (Mato Grosso do Sul)
- Comunicadores de Portugal -- (Bahia)
- Cultura e natureza: Comunicadores de Argentina, do Chile e da Colômbia -- (Paraná)
- Praia e aventura: comunicadores do Chile, da Argentina e do Paraguai -- (litoral norte de São Paulo)
- Ecoturismo: comunicadores da Alemanha (Tocantins)
15 ROADSHOWS -- Brazil Experience
- 5 na América do Sul: Uruguai, Paraguai (Assunção), Argentina (Buenos Aires), Chile (Santiago) e Colômbia (Bogotá)
- 5 na América do Norte: Canadá (Toronto) e Estados Unidos (Chicago, Nova York, Miami e Los Angeles)
- 5 na Europa: Portugal (Lisboa); Espanha (Madri); Inglaterra (Londres); França (Paris); e Alemanha (Frankfurt)
26 WORKSHOPS
- Belo Horizonte (MG); São Paulo (SP); Angra dos Reis (RJ); Curitiba (PR), Porto Alegre (RS); Cuiabá (MT); Goiânia (GO); Florianópolis (SC); Bonito (MS); Vitória (ES); Aracaju (SE); João Pessoa (PB); Natal (RN); Recife (PE); Morro de São Paulo (BA); Joinville (SC); Teresina (PI); Maceió (AL); São Luís (MA); Fortaleza (CE); Araguaína (TO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO)
4 FAMTOURS
- Operadores e agentes de viagem dos EUA e Canadá -- Local: Chapada dos Guimarães/e Pantanal
- Operadores e agentes de viagem de Portugal e Italia -- Local: Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba e Itaguaí -- RJ
- Operadores e agentes de viagem da França -- Local: Sabará, Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rey e Congonhas
- Operadores e agentes do Uruguai -- Local: Porto Alegre, Parque Nacional de Aparados da Serra, Gramado e Canela
6 PATROCÍNIOS E PARCERIAS REFORÇAM A PROMOÇÃO NO EXTERIOR
- GIGANTES DE NAZARÉ, evento mundial de surfe de ondas gigantes, em Portugal
- TROFÉU AYRTON SENNA DE KART, que contou com a presença de mais de 150 pilotos de pelo menos cinco países e homenageou o ídolo brasileiro do automobilismo
- FÓRUM ECONÔMICO BRASIL & PAÍSES ÁRABES, evento que reuniu líderes empresariais e políticos de 22 países árabes em São Paulo
- 6º CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DIVESIDADE, maior encontro econômico brasileiro sobre diversidade e turismo LGBTQIA+
- ABAV EXPO -- PROGRAMA DE COMPRADORES INTERNACIONAIS, por intermédio da Embratur, 36 compradores internacionais selecionados da Europa, América do Sul e América do Norte vieram ao Brasil para participar da 49ª edição da ABAV Expo
1º ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GASTRONOMIA: evento levou o melhor da culinária brasileira, por meio de chefs renomados, para quatro países vizinhos: Peru, Colômbia, México e Argentina
0 Comentários