Natal em SP: 4 feiras para comprar presentes criativos

 

 Museus recebem feiras e bazares de natal - Foto Leo Motta e Amanda Scattolini


Com proposta de vivência cultural, bazares se tornam alternativa para quem quer fugir dos shoppings


Dezembro chegou e o Natal já está batendo à porta. E durante a data comemorativa mais importante do calendário ocidental, o hábito de presentear amigos e familiares segue fortalecido. É o que aponta a pesquisa divulgada em novembro pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). De acordo com o levantamento, neste Natal 73% da população deve presentear alguém. 


Entretanto, a rotina dos shoppings e centros comerciais neste período não costuma ser uma experiência que agrada a todos. As lojas e estacionamentos cheios podem ser um teste de resistência e paciência. Como alternativa, nesta época também surgem diversos bazares criativos espalhados pela cidade de São Paulo, propondo uma experiência de compra mais tranquila, com produtos artesanais e com a possibilidade de ter contato direto com os produtores. 


Pensando nisso, fizemos uma listinha com eventos que devem acontecer nos próximos dias e que reúnem uma atmosfera cultural, boa música, comida e, mais importante, produtos feitos à mão por comunidades artesanais e profissionais criativos de várias regiões do país. 



Feira na Rosenbaum 

na Unibes Cultural

Consagrada como uma das maiores feiras criativas do país, a mostra coletiva, com curadoria de Cris Rosenbaum, vai reunir 120 marcas de criativos de todo o Brasil, entre artistas, artesãos, comunidades tradicionais e designers independentes. Para esta edição especial, a feira elegeu os estados do Acre, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro para representar as cinco regiões do país, uma homenagem à relevância cultural, histórica e artística dos destinos escolhidos para sediar as edições itinerantes realizadas pelo Brasil durante o ano de 2022. Por lá, é possível encontrar produtos autorais nas áreas de design, decoração, arte, moda, bem-estar e gastronomia. 


Quando: De 3 a 11 de dezembro

Onde: Unibes Cultural | Rua Oscar Freire, 2500, ao lado da Estação Sumaré

Horário: Das 11h às 20h.

Entrada gratuita | Pet Friendly | @feiranarosenbaum



Feira Tremma

no Espaço JANELA

Leque Vietnamita

Chegando à sua sétima edição, a Feira Tremma traz ao espaço JANELA, 17 expositores das áreas de moda, artesanato, arte, design e pet. O Coletivo Tremma foi idealizado pelas sócias Najla Rassi e Isabella Perillo com o objetivo de fortalecer produtores independentes. Neste final de ano, o tema é Feira Livre e visa homenagear o potencial criativo nacional. No final do dia 3, o DJ Caio Saad anima o público tocando alguns ritmos brasileiros. A gastronomia fica por conta do cardápio saudável do AVO Restaurante. 


Quando: 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo)

Onde: Espaço JANELA | Rua Mateus Grou, 458 - Pinheiros

Horário: Das 11h às 20h.

Entrada gratuita | Pet Friendly | @coletivotremma



Bazar da Cidade

na Casa Museu Ema Klabin


Miriam Lerner (esq.) e Bel Pereira | Bazar da Cidade na Casa Ema Klabin


Comandado pelas curadoras Bel Pereira e Miriam Lerner, o Bazar da Cidade já conquistou um lugar cativo no calendário paulistano. O bazar ocorre mensalmente na Casa Museu Ema Klabin e reúne artesãos, designers e um mix de empreendedores criativos que apresentam novidades em acessórios, moda e vestuário, presentes, objetos de decoração e bem-estar. Cerca de 55 expositores ocupam a área externa do museu, um belo jardim projetado por Burle Marx. Os visitantes ainda podem passear pelo interior da Casa e apreciar um importante acervo da mecenas e colecionadora que dá nome à instituição. 


Quando: 14, 15 e 16 de dezembro (quarta, quinta e sexta)

Onde: Casa Museu Ema Klabin - Rua Portugal, 43 - Jardim Europa

Horário: Das 11h às 20h.

Entrada gratuita | Não é Pet Friendly | @bazardacidade



Mercado das Madalenas

no Museu da Casa Brasileira

Nos dias 17 e 18, último final de semana antes do natal, acontece o Mercado das Madalenas no Museu da Casa Brasileira, um dos ícones culturais da Faria Lima. O evento comemora os 10 anos da feira. O Mercado das Madalenas surgiu em 2012 a partir das sócias e amigas Monica Isnard e Inara Prudente Corrêa, com a proposta de gerar oportunidade para quem produz trabalhos de maneira autoral e possibilitar que o consumidor tenha contato direto com os criativos por trás das marcas. 


Quando: 17 e 18 de dezembro (sábado e domingo)

Onde: Museu da Casa Brasileira | Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano. 

Horário: Das 10h às 18h.

Entrada gratuita | Não é Pet Friendly | @mercadodasmadalenas

Postar um comentário

0 Comentários