Conheça o estilo das mulheres de uma das regiões que mais consome
alta costura do mundo
Durante a Copa do Mundo, os olhos do planeta se voltaram para o Catar. Comparada à brasileira, a cultura do pequeno emirado gerou estranhamento, principalmente nas pautas identitárias e de costumes. Para além de questões que devem ser discutidas e criticadas, a barreira social pode nos impedir de observar e nos inspirar, principalmente quando se trata de moda.
Imagem: Instagram
Você sabia que, junto à Ásia, o Oriente Médio é a região que mais consome alta costura no mundo? Além disso, segundo relatório da Fondazione Altagamma, comitê italiano de marcas de luxo, este mercado tende a crescer cerca de 8% em 2023. Com esses dados, não é de se espantar que looks exclusivos desfilados nas passarelas europeias vão parar nas coleções de fashionistas da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e do Catar. Então, apesar das restrições de vestimenta ligadas à religião islâmica, as mulheres desses países são ousadas e muito estilosas.
“Elas usam as cores em seu favor”, observa a consultora de moda e estilo Camile Stefano. Ao analisar o Instagram de algumas das maiores personalidades do Catar, a profissional viu que as mulheres abusam do color blocking, uma tendência que também vemos no Brasil, em que todas as peças do look são de uma cor forte. Quando não segue a tonalidade do restante da roupa, o hijab - lenço que cobre a cabeça e que é um dos símbolos mais populares do islã - ganha destaque próprio em um outro tom ou estampa.
Sheika Moza bint Nasser, samar__alahmed e hadeeelghassan Imagem: Pinterest
Apesar delas cobrirem os cabelos, as fashionistas do Catar capricham na maquiagem e nos acessórios. “Elas usam combinações de anéis, pulseiras e relógios de grife. E, em algumas ocasiões, até mesmo colares”, constata Camile. Além das joias, vale destacar os sapatos e bolsas de marcas renomadas, como Chanel, Dior e Hermés.
samar__alahmed e vogbyr Imagem: Pinterest
E, ao contrário do que nossa imaginação nos faz acreditar, no dia a dia, muitas peças da vestimenta das mulheres catarenses são as mesas das brasileiras: calças jeans, tênis, coletes e vestidos. Mas, em respeito aos costumes, sempre com o corte amplo, menos ajustado ao corpo.
amalabdulmalik, vogbyr e hadeeelghassan Imagem: Pinterest
Sobre a Camile Stefano
Pós-graduada pela Universidade Belas Artes (SP), a consultora de imagem paulistana é especialista em visagismo, coloração, etiqueta e perfumaria. Possui mais de seis anos de experiência na área e, hoje, ministra palestras, cursos e workshops direcionados para imagem pessoal e corporativa. Em sua trajetória, Camile auxilia mulheres na busca pelo autoconhecimento e na melhoria da autoestima, compartilhando seu conhecimento no Instagram, em perfil com mais de 40 mil seguidores.
0 Comentários