Marketing Personalizado: O que é e como ele te aproxima de seus clientes



Marketing personalizado é uma estratégia que tem o objetivo de valorizar a experiência do consumidor e se aproximar das pessoas. Ele se baseia nos gostos, hábitos e comportamentos do público graças aos dados divulgados e adquiridos.

O marketing passou por muitas transformações nas últimas décadas, visto que, antigamente, a TV, o rádio, jornais e revistas eram os principais meios de comunicação, mas falavam com um público homogêneo e amplo.

Com a chegada da internet e de vários recursos tecnológicos, como o big data, as companhias tiveram que mudar a forma como se comunicam com o público. Elas precisam monitorar os passos dos consumidores para basear suas ações.

A partir disso, foi possível começar a trabalhar com o marketing personalizado, uma ação que tem o propósito de encantar os consumidores e fazer abordagens e recomendações, de acordo com os seus interesses para aumentar as conversões.

Diversas estratégias podem ser trabalhadas, mas para fazer a personalização, primeiro é necessário conhecer o conceito de marketing personalizado, a importância de investir e como usá-lo para atrair clientes.

Entendendo o marketing personalizado

Marketing personalizado nada mais é do que estratégias que se baseiam nas preferências, perfil e histórico dos consumidores, possibilitando uma comunicação específica com as pessoas, por isso, também é conhecido como marketing One To One.

Ele atua por meio de ofertas, experiências, produtos, serviços e conteúdos personalizados, e um bom exemplo disso é um pacote de viagens montado especificamente para o cliente.

Mas as plataformas e-commerce também podem trabalhar essa personalização, por exemplo, uma loja virtual de peças automotivas que expõe bateria Moura de 90 amp na vitrine de produtos recomendados para o visitante, de acordo com as últimas compras.

O cliente que recebe um e-mail dizendo que seu produto de interesse baixou o preço também está sendo impactado por uma estratégia de marketing personalizado.

O propósito dessas ações é criar uma relação próxima com o consumidor e trabalhar uma abordagem única. É como se a organização conversasse com cada pessoa para conhecer seus interesses.

Para saber de tudo isso, as companhias investem em dados coletados por meio de cookies, enquanto o visitante realiza diversas ações, como:

  • Acessar o site;

  • Comprar um produto;

  • Clicar em um link de e-mail;

  • Interagir nas redes sociais.

Informações provenientes desses e outros comportamentos trazem informações poderosas sobre os consumidores. Além disso, a marca também pode coletar dados por meio de formulários de contato em uma landing page.

A personalização é um tipo de marketing que ganhou muita força com a chegada da internet. Ele está totalmente relacionado com o business intelligence que transforma dados em inteligência que personaliza as ações.

Importância do marketing personalizado

Uma empresa de mini quibe para festa e outros salgados tem razões de sobra para investir em marketing personalizado. Ele entende que cada consumidor é único, por isso não atua com estratégias de massa.

Em primeiro lugar, personalizar ofertas, conteúdos, produtos e serviços melhora muito a experiência do cliente. As pessoas gostam de ser bem tratadas, de ser chamadas pelo nome, de se sentirem únicas e de receberem privilégios.

O marketing personalizado faz tudo isso e por essa razão o consumidor se sente mais valorizado e cria uma relação de proximidade e confiança. A marca mostra que entende as necessidades das pessoas e sabe como agradá-las.

A personalização é capaz de melhorar a experiência do cliente e evita a sobrecarga de escolha, algo que acontece quando as pessoas têm muitas opções para escolher e acabam simplesmente paralisadas.

Hoje em dia, é possível comprar todo tipo de produto ou serviço com diferentes marcas e é necessário reduzir as dúvidas diante dos consumidores.

Estratégias personalizadas sugerem apenas produtos e serviços com mais chances, reduzindo as opções de escolha e facilitando as tomadas de decisão.

Se uma empresa de instalação de rede de proteção para escada caracol proporcionar uma boa experiência para seu cliente por meio do atendimento oferecido, ele vai sentir vontade de procurá-la mais vezes e vai indicá-la para outras pessoas.

As recomendações personalizadas aumentam a sensação de compreensão e fazem as pessoas voltarem, criando assim uma relação de proximidade e confiança que gera clientes fiéis.

Clientes fiéis é sinônimo de mais vendas, por meio da recompra e da recomendação, para os consumidores, os benefícios são muitos, como a possibilidade de comprar com uma marca de confiança que entende seus gostos e facilita as escolhas.

Por fim, melhorar a experiência do cliente, facilitar suas decisões e aumentar a fidelidade são ações que levam à conversão.

Como fazer marketing personalizado?

O marketing personalizado utiliza táticas pessoais, por meio do entendimento das características e preferências do cliente. Com base nisso, um fabricante de máquina de cortar couro deve investir nas seguintes ações:

Recomendar produtos e serviços

Algumas organizações costumam enviar e-mails e mensagens com produtos que já foram do interesse das pessoas e isso é feito para que elas se lembrem sobre uma necessidade relacionada àquele produto.

Só que essas ações quase nunca funcionam porque às vezes a pessoa nem mesmo gostou do produto ou já comprou e teve uma péssima experiência. Por meio do marketing personalizado, é possível contornar a situação e atrair o cliente.

Isso se dá por meio do envio de conteúdo personalizado, tendo como base o que a pessoa viu no site.

Por exemplo, se uma plataforma e-commerce notou que um cliente está buscando e comprando muitos vestidos para crianças pequenas, uma forma de fazer com que ela consuma é criar uma seleção com base nessa procura.

Se uma escola vai oferecer um curso de operador de empilhadeira de grande porte, além de recomendar o serviço, também deve personalizar o canal pelo qual fará isso.

Se for enviar por e-mail, é muito importante chamar o cliente pelo nome e fazer a sugestão de maneira sucinta. Aliás, esse tipo de recomendação também pode ser feita durante uma negociação, mostrando produtos e serviços complementares.

Mostrar valor para o consumidor

Valor e custos são duas coisas completamente diferentes, visto que o primeiro está relacionado aos sentimentos e à carga afetiva com que o consumidor percebe um produto ou serviço.

O outro, por sua vez, é o preço que a pessoa terá que pagar para comprá-lo e o que deve ser mostrado em uma estratégia de marketing personalizado é valor que uma solução pode agregar na vida dessa pessoa.

Existem marcas que usam o clube de fidelidade para trabalhar com esse tipo de ação, uma vez que o propósito é apresentar soluções únicas, com base no consumo do indivíduo.

Encontrar oportunidades

Algumas ações de um fabricante de cadeira de plástico reforçada podem ser destinadas para todo o público, enquanto outras aparecem apenas para pequenas oportunidades.

Existem situações e problemas que criam maneiras de aplicar o marketing personalizado, aproveitando chances únicas de implementar uma abordagem diferente, como falha na execução de serviços.

A marca precisa pensar em algo que atenda às necessidades do consumidor e ajude a atraí-lo por meio de uma ideia pensada justamente para a realidade dele.

Algumas empresas decidem fazer isso escrevendo uma mensagem à mão para enviar uma troca ou acrescentar um brinde para o cliente.

Monitorar assuntos populares

Um restaurante de comida fitness gostoso pode usar as redes sociais para procurar elementos que ajudam na segmentação. A marca precisa observar o que os consumidores consideram o popular nessas plataformas e usar a seu favor.

É fundamental considerar o que eles compartilham e curtem, e que possa estar relacionado ao negócio. Outro trabalho importante é tentar descobrir as páginas que visitam e acionar e-mails personalizados com base nessas informações.

Também vale a pena enviar trechos de conteúdos com links para ver qual é a reação dos usuários, algo que pode ser feito por meio da linkagem de outros conteúdos do blog para ver se está relacionado com a preferência.

Uma floricultura pode inserir ao final de seu conteúdo sobre muda de tangerina cravo um formulário com questões que vão induzir o leitor a compartilhar o tipo de assunto de seu interesse.

Escolher boas ferramentas

Por fim, é muito importante contar com boas ferramentas para atrair clientes e fidelizá-los. Elas automatizam processos, monitoram os resultados, organizam as tarefas e otimizam a gestão de equipe.

Também fica mais fácil criar e-mail marketing, construir landing page, fazer o fluxo de automação, segmentar a lista de contatos, entre outras ações.

Considerações finais

Nada agrada mais o consumidor moderno do que produtos, serviços e comunicação personalizada. Eles entendem que a marca realmente pensa e valoriza seus desejos e necessidades, e com isso passam a confiar mais nela.

O marketing personalizado é incisivo nessa realidade e traz benefícios para as marcas e seus clientes. Assim, as empresas conseguem vender e os consumidores encontram exatamente a solução que procuravam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 


Postar um comentário

0 Comentários