Culture Code é um documento muito importante para que a cultura organizacional do negócio seja do conhecimento de todos os colaboradores e traga bons resultados.
Entretanto, nem sempre a cultura da empresa é informada para todos os colaboradores, mas por meio desse recurso, é possível reunir orientações relacionadas à identidade da corporação e suas ambições.
Além disso, também fica mais fácil organizar o trabalho por mais tempo. Por essa razão, é uma ferramenta que serve para a gestão da companhia, só que para alcançar seu propósito, primeiro é necessário saber um pouco mais sobre ela.
Muito se fala sobre a importância da cultura corporativa, mas é muito comum ver que os profissionais, na maioria das vezes, não sabem como isso funciona dentro das empresas em que trabalham.
Isso é prejudicial porque acaba gerando dúvidas em relação às práticas e valores que a corporação acredita. Agora, se tudo estiver bem documentado, é possível evitar desalinhamentos.
Antes de criar o Culture Code, é necessário saber um pouco mais sobre ele. Pensando nisso, neste artigo, será apresentada a sua definição, os benefícios que pode trazer para os negócios e como construí-lo do jeito certo.
O que é Culture Code?
Culture Code é um documento detalhado que descreve todas as informações importantes sobre uma empresa. Por meio dele, é possível identificar princípios, motivações e inspirações que guiam todo o trabalho, além de:
Valores;
Visão;
Tradições;
Crenças centrais.
Assim sendo, o propósito do documento é trazer um panorama geral sobre os modos de produção da companhia. É necessário incluir todos os pontos relevantes para a cultura organizacional para sintetizar e oficializar seus valores.
Para uma gráfica de encadernação brochura, o Culture Code é completo e direto, além de não abrir espaço para interpretações equivocadas.
Traz entendimento fácil sobre a identidade da corporação e essas informações mostram a essência do modelo de negócios, além de orientarem sobre o comportamento que a empresa espera de seus funcionários.
Pode assumir diversos formatos, sendo elaborado como o manual de conduta que faz uma apresentação da empresa e atua como manifesto da corporação.
O formato escolhido precisa contemplar as necessidades dos funcionários, e dentro das companhias que passaram a divulgar amplamente seu código de cultura, conseguiram se comunicar de maneira satisfatória.
Benefícios do Culture Code
Ao elaborar seu Culture Code, a empresa tem acesso a diferenciais benéficos para o negócio, tais como:
Atrai talentos
É cada vez mais importante saber escolher profissionais que se encaixem à realidade da corporação, uma vez que eles também fazem pesquisas antes de participar de um processo seletivo.
Na internet, os ex-funcionários de uma confecção de avental personalizado para restaurante podem compartilhar suas experiências e falar sobre os prós e contras da companhia, e isso interfere na decisão de um bom candidato.
Quando o clima organizacional é positivo e os colaboradores estão engajados com suas tarefas, a imagem da empresa no mercado em que atua melhora consideravelmente, e isso ajuda a atrair talentos.
Melhora o clima organizacional
O clima organizacional nada mais é do que a maneira como os funcionários percebem as políticas, processos e práticas da corporação. Quando a cultura é sólida, esses pontos são considerados durante o recrutamento e seleção.
Também melhoram a percepção que as pessoas têm de seus líderes e gestores, algo fundamental para alinhar as expectativas das equipes e impactar a produtividade de maneira positiva.
Fortalece a cultura organizacional
Fortalecer a cultura organizacional é fundamental para que as atividades e demandas do dia a dia sejam executadas de acordo com os valores da companhia.
O processo de recrutamento e seleção também leva em conta esses pontos, na hora de buscar um novo profissional para atuar.
Como resultado, um fabricante de painel eletrônico de senhas para atendimento consegue aumentar as taxas de retenção, visto que conta com profissionais que se identificam com seu propósito.
Isso acaba por atrair um número maior de colaboradores que se sentem mais motivados e engajados com os objetivos da empresa.
Como criar o Culture Code de um negócio
Para criar um bom código de cultura para a empresa, é necessário seguir alguns passos importantes. São eles:
Pesquisar códigos de empresas com culturas semelhantes
É possível fazer uma pesquisa para encontrar outros Culture Codes que reflitam a cultura, em termos de estrutura, design e forma de comunicação.
A companhia também pode contar com algumas ferramentas para elaborar o documento, de modo que ele fique claro para todos.
Pensar no engajamento
Essa prática deve ser vista como uma ferramenta de gestão de pessoas que promove o engajamento da equipe, mas é fundamental saber utilizá-la.
De modo geral, não pode ser um emaranhado de informações e normas que vão ficar apenas no papel. Ao implementar esse recurso, uma oficina para caminhão precisa ir além de escolher as palavras que estarão nos parágrafos.
É necessário transmitir a identidade institucional presente no que acontece no dia a dia. Se o código valoriza o desenvolvimento dos funcionários, é muito importante que a organização invista em treinamentos e outras formas de capacitação.
Agir de acordo com o que está escrito no documento é indispensável para manter o código vivo. Lembrando que os processos de recrutamento e seleção precisam considerar perfis profissionais compatíveis com as normas.
Consolidar a cultura da empresa
Toda empresa possui uma série de documentos que informam sua cultura, e isso inclui entrevistas e palavras com fundadores, feedbacks, pesquisas de engajamento, traços positivos, entre outros.
Todos eles precisam ser considerados e incluídos no documento, só assim a cultura da organização realmente estará presente na vida dos funcionários.
Manter o código atualizado
Um laboratório especializado em teste toxicológico de urina, assim como muitas outras empresas, procuram crescer e melhorar os resultados. É assim que a organização consegue se destacar da concorrência e melhorar continuamente.
O código de cultura precisa do mesmo zelo e cuidado, pois ao longo dos anos, novas gerações entram no mercado e o comportamento de consumo das pessoas muda consideravelmente.
Diante de todas essas alterações, é fundamental atualizar o código de cultura com processos que devem ser implementados, além de oferecer canais de comunicação.
O documento também deve estar sempre alinhado com as transformações, e para isso exige algumas atualizações que vão caminhar junto com a evolução da companhia.
Vários setores, como RH, atendimento ao cliente e vendas passam por transformações, e tendo acesso a um código de cultura atualizado, eles também conseguem crescer.
Fazer um esboço com os colaboradores
Um laboratório de tomografia computadorizada do crânio deve fazer um esboço de seu Culture Code junto com os colaboradores para entender do que eles gostam e quais processos e práticas podem ser melhorados.
É importante ter em mente que, geralmente, existem diferenças entre aquilo que a empresa deseja e o que realmente é. É necessário organizar essas informações e descobertas para saber quais são as mais consistentes e compatíveis com a realidade.
Garantir que todos entendam o código
Ter clareza é fundamental para que o documento não esteja sujeito a interpretações divergentes, e a melhor maneira de fazer isso é com a ajuda de exemplos práticos.
Todos os funcionários devem entender rapidamente o que o documento significa e aplicar as informações em seu dia a dia.
Investir em um bom design
O design é algo muito importante para o código de cultura de uma empresa de presente personalizado para homem. Isso significa se apegar a detalhes e garantir uma boa experiência para o usuário.
O equilíbrio entre o design e a cultura faz com que a organização tenha sucesso e consiga sobreviver no mercado em que atua.
Assim sendo, o gestor deve preferir um design simples e direto, fazendo com que o documento tenha consistência e seja totalmente compatível com a cultura da organização.
Promover o Culture Code
Por fim, não se pode esquecer que esse documento deve ser do conhecimento de todos os stakeholders do negócio, o que envolve os funcionários, investidores, clientes, parceiros e fornecedores.
Para uma empresa de locação de TV, ele pode ser usado como uma ferramenta de marketing digital que ajuda a promover o negócio.
Tanto é que muitos Culture Codes bem elaborados trazem excelentes resultados na venda da companhia e para conquistar potenciais talentos. Com base nisso, é fundamental que a equipe de marketing esteja envolvida na divulgação e promoção deles.
Considerações finais
A cultura de uma empresa está totalmente relacionada com aquilo que ela é e faz no mercado de atuação. Suas características devem ser do conhecimento de todos, e uma forma de documentar essas informações é com o Culture Code.
Por meio das práticas mostradas ao longo deste conteúdo, torna-se mais fácil elaborar o código de cultura e trazer muitos benefícios para a organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários