5 passos para aplicar Employer Branding na sua empresa


 

Quando um profissional entra no mercado de trabalho ou inicia sua formação, sempre existe uma marca ou empresa em que ele sonha trabalhar, seja por que essa empresa tem um produto valioso ou por que seus profissionais fortalecem o employer branding.

O termo em inglês pode ser traduzido como marca empregadora ou perfil empregador, essa definição é utilizada no mundo do marketing e do empreendedorismo para definir as empresas que conseguem atrair talentos e reter bons profissionais consigo. 

Essa valorização profissional ocorre por um processo de duas vias, uma prática liderada especialmente pelo setor de recursos humanos e outra comunicacional e promocional chefiada pelo setor de marketing, essas duas vias trabalham em conjunto pelos resultados. 

Um profissional como um veterinário especializado em aves de destaque no mercado não busca apenas uma oportunidade de emprego, mas sim uma vaga que preenche melhor as suas expectativas e seus planos de carreira, a empresa que compreende isso sai na frente. 

Quando o RH passa a trabalhar junto com o setor de marketing para fazer com que as empresas possam valorizar o seu público interno de trabalhadores, esses negócios conseguem aumentar ao mesmo tempo a sua produtividade e a satisfação dos funcionários. 

Por muito tempo elementos como a cultura corporativa da empresa, suas missões, visões e valores foram constituídas como partes auxiliares e muitas vezes esquecidas. Para a formulação de um employer branding é essencial garantir atenção para essas questões. 

Para entender o que é o employer branding é importante reconhecer o seu conceito, mas em especial a sua execução prática para que os empreendedores tenham mais segurança para investir na qualificação e na valorização dos profissionais da sua empresa no dia a dia. 

O que é Employer Branding 

Cada vez mais as empresas percebem como é importante a valorização dos seus profissionais, no meio dos mercados mais competitivos os negócios que lideram os seus nichos além de investir marketing para os clientes, também falam com seus trabalhadores. 

O employer branding é a reunião do conceito de um ambiente de trabalho positivo e que valoriza os seus funcionários com uma estratégia de comunicação que dá publicidade para a sua estrutura interna tanto por dentro quanto por fora. 

Uma empresa de forro de gesso liso com tabica que consegue atrair os melhores funcionários e manter eles conectados com o empreendimento por mais tempo acumulam uma série de vantagens que acabam se tornando verdadeiros diferenciais competitivos. 

Além de gastar menos recursos com a contratação, treinamento e com o desligamento de profissionais, a empresa consegue comunicar de forma mais eficiente as ações que aumentam a sua produtividade e valorizam a marca a curto e a longo prazo. 

O objetivo das estratégias de employer branding é criar e consolidar uma marca forte e atrativa, utilizada pelos profissionais de marketing e de recursos humanos para atrair e reter seus talentos, junto a isso é possível também produzir e vender mais a partir desse método. 

Mais do que realizar ações esporádicas de valorização profissional, uma empresa de mesa para escritório plataforma 4 lugares que investir em employer branding consegue vantagens ao criar uma consciência sobre o ambiente de trabalho mais aprofundada. 

Isso acontece por meio de uma presença estruturada e planejada que acompanha de forma aproximada todos os pontos de contato da empresa com os seus funcionários oferecendo o suporte demandado e uma escuta ativa das necessidades e do trabalho no dia a dia. 

Quando uma empresa consegue construir essa imagem corporativa positiva ela passa a contar com os melhores funcionários do mercado e se torna mais apta para implementar novas técnicas mais eficientes e produtivas.

Como o employer branding funciona na prática

Cada vez mais as empresas reúnem esforços e bolam estratégias para estruturar modelos de gestão de equipe em conjunto com o setor de marketing para formalizar, estruturar e colocar em prática ações que criem uma cultura corporativa de destaque em seu mercado. 

Desde uma empresa especializada em laudo veicular para venda até uma grande empresa de tecnologia pode investir na valorização comunicacional e efetiva dos seus profissionais se seguir alguns passos essenciais, entre eles: 

  • A definição clara de metas e objetivos; 

  • A análise do atual estágio de desenvolvimento da empresa; 

  • O levantamento do perfil de cada grupo de funcionários; 

  • O uso de atrativos para se conectar com os melhores profissionais;

  • Estratégias de validação e valorização dos profissionais.

A implementação desses passos depende da realização em sequência de cada um dos passos, isso porque para que uma empresa de toldo cortina de enrolar possa aproveitar totalmente o potencial da sua marca empregadora é preciso conhecer os seus funcionários. 

Definição de metas e objetivos

Para que um empreendimento possa se posicionar como uma marca empregadora de valor é essencial que seus gestores tenham a capacidade de observar sua estrutura interna de forma estratégica, em especial na etapa de criação de objetivos e metas. 

Ao definir objetivos em prol da criação de um employer branding positivo, as empresas precisam entender as demandas das suas equipes e estruturar as metas que vão guiar os funcionários rumo aos objetivos concretos, seja na produção ou na comunicação. 

Análise de conjuntura da empresa

É muito importante que essas etapas para a criação de um branding empregador não podem ser levadas a ferro e fogo, muito menos seguidas como uma receita de bolo, cada empresa vai ter as suas peculiaridades e demandar soluções e processos diferentes. 

Nesse contexto é fundamental que antes de planejar qualquer ação visando o fortalecimento da marca empregadora os gestores tenham um olhar atento para suas possibilidades a curto e a longo prazo, assim como para a definição de marcas. 

Levantamento e reconhecimento dos funcionários

A dimensão de marketing dentro da estrutura que proporciona a criação de um employer branding faz uma relação bastante relevante tanto para a comunicação quanto para as ações práticas e efetivas no dia a dia dos trabalhadores.

No marketing se usa muito a ferramenta do desenvolvimento de personas do público de uma empresa de piso porcelanato cimentício para reconhecer quem é, quais são as dores e quais as demandas de seu público, o mesmo pode ser utilizado internamente. 

Criação de atrativos

Assim como uma empresa deve ser convidativa para os seus consumidores, é importante que o público também se sinta atraído pela comunicação da empresa e por suas ações práticas no dia a dia. 

Mais do que ações consideradas adicionais ou comunicacionais, é fundamental que a empresa esteja em dia com todas as suas obrigações legais diante dos seus funcionários e que tenha transparência nas suas ações. 

O que as grandes empresas ainda falham e geram ruídos e marcas na definição de um employer branding é a troca dessa estrutura de trabalho por direitos fundamentais, fazendo com que seus profissionais se sintam desvalorizados e desgastados. 

Uma empresa de cerâmica parede sala que consegue criar atrativos passa a garantir uma maior efetividade na retenção de talentos a longo prazo enquanto valoriza a sua marca e passa a chamar a atenção de novos profissionais capacitados e de destaque. 

Estratégias de valorização dos profissionais

Ao estruturar uma boa estratégia de employer branding as empresas passam a valorizar o seu posicionamento como uma marca empregadora, além de valorizar a sua marca ela também passa a melhorar a sua produtividade e consolidar processos a longo prazo. 

Considerações finais

Por muito tempo as empresas concentraram seus esforços apenas na apresentação da sua marca como uma referência em qualidade dos seus produtos ou serviços, com o avanço do mercado se tornou necessário investir também em uma formulação de marca empregadora. 

Esse conceito é estudado no mundo do marketing com o nome de employer branding, em tradução livre a marca de empregador coloca em cheque um olhar interno da empresa e a promoção da cultura empresarial, assim como as condições e os incentivos de trabalho. 

A expressão passou a ser utilizada de forma mais ampla nos últimos anos quando se descreve a reputação da empresa como uma potência empregadora de talentos e que consegue garantir toda a estrutura para o desenvolvimento dos colaboradores. 

Na área de tecnologia e inovação as empresas tiveram um olhar mais atento para a importância de se investir em grandes talentos, mas aos poucos essa relevância é percebida por outras empresas desde uma big tech até um quiosque sapé.

Uma empresa que consegue criar uma imagem de boa empregadora tem tudo o que é necessário para liderar o mercado, além de manter seus trabalhadores engajados e ter mais poder para o marketing, ela também passa a reter e atrair os melhores profissionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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