As fontes de energia renováveis mais usadas são as das águas dos rios e dos oceanos, ventos, luz do sol, biomassa, ondas e marés e o calor proveniente da Terra. Todas estão totalmente disponíveis de modo muito abundante, acessível e gratuito no planeta.
Os seres humanos sempre usufruíram das energias disponíveis na natureza. E ainda mais hoje, quando se usa lavanderia de epis, usufruindo ainda mais dessa energia que a natureza dá para todos. E só assim pode-se sobreviver ao frio, calor e a outras situações.
A energia se tornou uma parte da vida do ser humano. Nada hoje em dia funciona sem alguma fonte de energia. Os carros, máquinas e alguns outros instrumentos, como uma prensa de passar roupas, tudo isso funciona à base de energia que vem da natureza.
As fontes renováveis de energia são elementos energéticos que podem regenerar-se em um curto espaço de tempo, sendo considerados como inesgotáveis. São ainda uma ótima opção ao formato energético planetário, que se limita ao uso de combustíveis fósseis.
O uso de fontes energéticas alargou a capacidade de produção do homem e, principalmente, no contexto da Revolução Industrial. Nessa etapa, iniciou-se o uso de tecnologias e maquinários em extensa escala.
A principal fonte de energia usada foi o carvão mineral, que é considerado um combustível fóssil. E sabe-se que o uso de energias renováveis ou não renováveis ajudou com a evolução tecnológica do mundo inteiro.
Além disso, ajudou a melhorar diversas áreas, como a medicina, com o uso de energia elétrica para fazer tomografia computadorizada a preço popular. Isso melhorou muito a vida humana.
Conceito de energias renováveis
As energias renováveis são as que têm origens de fontes naturais inesgotáveis, como a que vem do sol, vento, força da água e o calor do interior da Terra, essas são as que são mais conhecidas na atualidade.
Todas essas fontes de energia citadas estão presentes na natureza sendo geradas de modo natural, por isso não terminam quando são usadas. Ou seja, são fontes de energia bem limpas. É como comprar muitos pacotes de babador para dentista e ele não acabar nunca.
Já as energias não renováveis também são achadas na natureza, mas são limitadas, deixam elementos ruins na natureza e, diversas vezes, são prejudiciais para os seres vivos.
Desde o início da revolução industrial, é a central fonte de energia utilizada para movimentar as máquinas das novas indústrias. Sendo assim, são conhecidas como energias poluentes e más para o meio ambiente, causando danos.
Conheça as fontes de energia renovável
Como mencionado, há muitos modelos de energias renováveis no mundo, alguns usam o sol, a Terra e até mesmo os ventos. As variações são:
Energia solar, que vem do sol;
Energia eólica;
Energia dos oceanos;
Energia hidráulica;
Energia geotérmica.
Essas são as principais fontes de energia renovável. Visto isso, a seguir, elas serão destalhadas com mais profundidade.
Energia solar
A energia solar vem do sol e chega até o planeta em forma de luz e calor. Com painéis solares, ou os chamados fotovoltaicos, é possível captar essa energia do sol e transformá-la em energia elétrica ou na térmica, para ser usada em residências, por exemplo.
E pode ser usada também para coisas específicas em um local. Como deixar o ponto digital marcação funcionando, sem a necessidade de usar a energia que vem diretamente da concessionária.
Além disso, pode-se dizer que a energia fotovoltaica é o sistema com maior avanço tecnológico dos últimos tempos. Um dos grandes problemas ambientais na sociedade é a alta demanda de energia elétrica, que além de impactar a natureza, gera poluição.
Energia eólica
Já a energia eólica que vem do vento e consegue convertê-la através dos aerogeradores, iguais a moinhos com aquelas pás enormes, mas com turbinas que são capazes de transformar a energia cinética do vento em energia elétrica.
Os aerogeradores funcionam da seguinte forma: o vento move as pás que existem em seu interior e as máquinas vão transformar a força dos ventos em energia, desta forma, será produzida energia elétrica.
Energia que vem dos oceanos
As águas oceânicas também podem produzir energia, através do movimento das ondas e das marés. Esse poder das ondas faz movimentar as hélices captadas por turbinas.
A energia maremotriz é uma das mais custosas para instalar e ter os equipamentos precisos para manter o seu bom funcionamento da usina. Com 8 mil km de costa, o Brasil foi o pioneiro na construção de usinas de ondas, que ficam localizadas no Ceará.
Energia hidráulica
A energia hidráulica vem das águas juntas nos pântanos e represas, ou seja, são usadas as conhecidas hidrelétricas que utilizam turbinas e geradores elétricos para produzir energia.
Somente pelo fato de ser renovável, limpa e barata, causa alguns danos ao meio ambiente em áreas que as usinas hidráulicas são estruturadas.
Energia geotérmica
É o tipo de energia renovável que vem do calor acumulado no interior da Terra e a sua captura é realizada com usinas geotérmicas, pode ser usada, por exemplo, para o aquecimento de uma casa ou para produzir eletricidade.
As fontes de energias não renováveis
Em suma, as fontes não renováveis de energia são elementos energéticos que não se regeneram a pequeno ou a médio prazo, portanto devem esgotar-se como o passar do tempo.
A obtenção dessas energias causa impactos ambientais muito negativos, por exemplo, a queima de carvão mineral, libera na atmosfera os gases poluentes, que ajudam para o crescimento do aquecimento global.
As fontes não renováveis, também conhecidas como fontes convencionais energéticas, fazem parte do modelo energético mundial, ou seja, são as fontes mais utilizadas para a obtenção de energia.
Os combustíveis fósseis e seu processo de queima expandem todos os problemas ambientais. E essas fontes não renováveis são:
Petróleo;
Carvão mineral;
Energia nuclear;
Gás natural;
Xisto betuminoso.
Essas são as fontes de energia não renovável que são mais conhecidas. E, como pode-se perceber, estão todas presentes no cotidiano, além disso, presentes em coisas que são necessárias à vida humana.
Hoje, as pessoas sempre buscam fazer a instalação de ar condicionado de janela, pois o calor é algo perigoso. Por esta razão, é necessário usar a energia elétrica, para que seja possível ficar em um lugar fechado em um clima de calor.
Vantagens dessas fontes de energia
Expandir o modelo energético atual é uma necessidade diante do agravo de problemas ambientais provocado por gases poluentes liberados à atmosfera através da queima de combustíveis fósseis.
O uso de fontes renováveis é uma opção para geração de energia limpa, que causa menos danos ao meio ambiente. Abaixo, serão destacadas algumas das vantagens do uso dessas fontes de energia:
Os efeitos no meio ambiente são pequenos;
Elas, geralmente, poluem menos e são limpas;
Oferecem menos riscos à saúde humana;
Não é preciso usar tanta energia que vem dos fósseis;
Também há uma geração de energia a baixo custo.
Essas são as vantagens que o uso de energias renováveis pode trazer. Diferente de energias que se originam em elementos que não se renovam na natureza, pode causar impactos mínimos ao meio ambiente, apesar de ainda causarem é de forma muito ínfima.
Além de que, na maioria das vezes, são fontes que não exigem tantos gastos financeiros. Afinal, sabe-se que para extrair petróleo e algumas outras fontes de energia não renovável, é necessário um investimento muito grande.
Os impactos de fontes alternativas no futuro
A expansão do formato energético atual tornou-se uma necessidade diante do agravamento de questões ambientais causadas por gases poluentes. O que tem se tornado preocupação até das empresas que trabalham com disco de desbaste para esmerilhadeira.
O aquecimento global, o efeito estufa e mudanças climáticas são alguns dos principais efeitos causados ao meio ambiente com o uso dos combustíveis fósseis.
Nesse contexto, o uso de fontes renováveis é uma opção para produção de energia limpa, que impacta pouco ao meio ambiente e à população e é um recurso para o desenvolvimento de um futuro mais sustentável, com fontes alternativas de água.
De um modo geral, os centrais benefícios da energia renovável, além da redução da emissão de gases que ajudam a evitar o aquecimento global, são a renovação contínua e natural da fonte de energia, a preservação dos recursos naturais e vários outros pontos.
Considerações finais
As fontes de energias renováveis são conhecidas como energias limpas e inesgotáveis, pois possuem pouco efeito no meio ambiente e grande disponibilidade para o uso. Apesar disso, elas têm algumas desvantagens, como o alto custo de instalação.
Apesar disso, todo o resto gira em torno de muitas vantagens. Afinal, hoje nada funciona sem usar energia, até um curso de jardinagem profissional é feito com o uso de projetos e alguns outros apetrechos. Assim, deve-se usar energia renovável para o bem do mundo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários