Estresse do empreendedor: quais são os sinais e como evitar



 Embora pareça difícil, é possível lidar com o estresse do empreendedor no dia a dia dentro das empresas. Isso pode ser administrado a partir do momento em que os sinais forem identificados, ainda que de forma sutil.

Eles sempre aparecem de uma forma ou de outra, e nesse momento é necessário ter muita paciência para saber lidar com o estresse, para que seus impactos não sejam tão negativos para a saúde.

Normalmente, trabalhar na produção de uma quantidade enorme de mini sanduíches para festa infantil provoca muito cansaço, gerando irritabilidade e fazendo com que a atenção saia do foco do trabalho.

Mesmo diante de tanto estresse com essa atividade, ele pode ser evitado. Porém, se os sintomas não cessarem, torna-se fundamental recorrer a ajuda de um profissional de saúde.

Do que se trata o estresse?

Trata-se da resposta do organismo a determinados estímulos que aparecem em circunstâncias repentinas ou ameaçadoras e também pelo excesso de atividades acumuladas e que precisam ser realizadas em um curto espaço de tempo.

Nesse momento, o indivíduo tem que lidar com uma série de pressões, como a rapidez para a lavagem de almofadas a seco, que precisam ser entregues ao cliente exigente e que não quer esperar o tempo necessário para deixá-las devidamente limpas.

Para se adaptar à essa nova situação, o corpo desenvolve reações que ativam a produção de hormônios, como a adrenalina, por exemplo. Isso faz com que o indivíduo entre em “estado de alerta”, tornando-se capaz de manifestar as suas reações.

O estresse é uma reação biológica natural do organismo e esse mecanismo reage diante de situações alarmantes provocando, portanto, alterações físicas, psicológicas ou emocionais.

Um pouco de estresse chega até a ser saudável, porque o aumento no nível de adrenalina causa o impulso necessário diante de dificuldades encontradas no aluguel de micro ônibus para excursão de verão, principalmente fora da temporada.

Obviamente, todo ser humano sente medo em inúmeros contextos nos quais o estresse pode se manifestar, como trânsito, dificuldades financeiras, desentendimentos no trabalho, problemas familiares, doenças, acidentes e situações de emergência.

O estresse não é apenas uma palavra que define níveis altos de irritação na rotina das pessoas. Ele é uma doença e deve ser tratado, para que não gere outros problemas de saúde.

Estresse no empreendedorismo

Na vida de um empreendedor, o estresse pode acontecer com mais frequência do que se imagina, pela rotina intensa de trabalho e pelas inúmeras responsabilidades e preocupações ligadas a ter um negócio próprio.

Os sinais desse excesso de irritabilidade no empreendedorismo começam a ser perceptíveis aos poucos. E, se forem identificados e se não forem tratados, o quadro tende a se agravar muito.

Algumas pessoas podem achar que ser um empreendedor não envolve tantas situações estressantes, mas a realidade se mostra muito diferente.

Ser um empreendedor faz com que as responsabilidades tripliquem, é porque é necessário muita dedicação para manter o negócio de colocação de prótese capilar, por exemplo.

As pressões psicológicas são constantes, sem contar os riscos sofridos pela volatilidade do mercado, que podem levar o negócio à falência. É muita preocupação para o empreendedor.

Com base em pesquisas realizadas, milhões de empreendedores e empreendedoras sofreram com sintomas médios e severos de estresse, como nervosismo, tensão e preocupação com o futuro, causados pela pandemia do Covid-19.

Isso prejudicou o estado de saúde mental dessas pessoas. Portanto, percebe-se que o empreendedorismo é estressante, abre portas para doenças como a Síndrome de Burnout, ansiedade e depressão.

Sinais e impactos do estresse no empreendedorismo

Alguns do sintomas mais comuns que se manifestam no físico do empreendedor, sinalizando que o estresse está se instalando, são:

  • Dores de cabeça;

  • Distúrbios do sono;

  • Dificuldade de concentração;

  • Desordens estomacais;

  • Insatisfação no trabalho;

  • Autoestima baixa;

  • Ansiedade;

  • Depressão;

  • Falta de apetite;

  • Medo de fracassar.

É cada vez mais comum encontrar profissionais desta área, por causa do acúmulo de tarefas ou problemas financeiros que se apresentam em seus negócios e o medo de fracassar pode levar o estresse ao pico.

Lidar constantemente com todos os assuntos administrativos referentes à uma empresa de limpeza em eventos, faz com que o empreendedor fique em constante estado de alerta, tenso, cansado e irritado.

Se ele não der prioridade a um tempo de descanso, para repor as energias, a sua produtividade cai, a concentração falha, os objetivos do trabalho não são alcançados, a insônia começa a se fazer presente e o quadro acaba se agravando.

Os impactos de uma rotina estressante do empreendedor são manifestados em sua própria saúde física e mental, como a ansiedade, depressão, e transtornos psíquicos como a síndrome do pânico.

A verdade é que o dono de um negócio passa a não se sentir bem diante do seu trabalho com locação de plaina, por exemplo. Irrita-se facilmente com seus colaboradores, vive em constante inquietação, surgem problemas no estômago e a autoestima fica bem baixa.

Identificando os sinais de estresse

O estresse quando atinge o seu nível extremo tende a desencadear doenças graves no empreendedor, deixando seu estado físico e mental completamente esgotado e afetando, obviamente, a sua vida profissional.

Porém, é possível identificar esses sinais antes que eles cheguem ao seu limite, desequilibrando as atividades, pois o corpo os manifesta. Esses sinais são:

  • Perda de concentração e memória;

  • Irritabilidade;

  • Mudanças frequentes de humor;

  • Isolamento social;

  • Pessimismo;

  • Tremores e palpitações;

  • Dores nos músculos;

  • Problemas de pele e de cabelo;

  • Vida sexual insatisfatória.

São sintomas bastante comuns entre a maioria das pessoas, mas eles não devem ser ignorados como se fossem coisas corriqueiras.

Eles podem chegar ao seu limite, causando vários danos que se não forem tratados com responsabilidade, levam o empreendedor que trabalha com mourão de madeira até a querer desistir do seu negócio, por exemplo.

Mas a boa notícia é que todo esse estresse pode ser evitado, para que não se agrave mais e para que possa ser controlado da melhor forma possível. Porém, sem nunca esquecer que a procura de um médico sempre vai ajudar muito.

Empenhando-se desde o início, doenças mais graves podem ser evitadas e esse caminho pode ser feito através das seguinte condutas, não tão difíceis, tais como:

  • Definindo o horário de trabalho;

  • Estabelecendo metas mais alcançáveis;

  • Equilibrando a vida pessoal e profissional;

  • Terceirizando serviços;

  • Delegando funções.

Definir o horário de trabalho é fundamental. Sem uma jornada de trabalho exata, com horário de início e término das atividades, fica impossível manter a saúde equilibrada e mais cedo ou mais tarde as doenças aparecem.

É essencial criar um horário para trabalhar, pois assim fica mais fácil elaborar um cronograma das atividades que serão realizadas nesse período, sendo necessário cumpri-lo fielmente.

O empreendedorismo é baseado em realizações, mas para que elas aconteçam, as metas nas vendas de rolete de impacto devem ser atingíveis.

Exagerar nessas metas, sem defini-las, é o caminho certo para abrir espaço para o estresse. Os objetivos devem ser totalmente possíveis dentro do negócio, serem respeitados, sem exageros fantasiosos.

A rotina de um empreendedor é muito intensa, então ele precisa de um período de descanso. O lazer é fundamental para relaxar e atividades como ler um livro, viajar com a família e amigos, ou praticar um esporte, são excelentes opções.

Dessa forma, a vida pessoal e profissional se equilibram. Ter tempo tanto para uma quanto para outra é a forma adequada de compensar as horas e energia gastas com o trabalho.

Um empreendedor, ao administrar o seu negócio, não consegue realizar tudo sozinho. Investir na terceirização de serviços faz com que a sua empresa se desenvolva bem melhor.

Adotando o sistema controlle, o empreendedor pode lidar com a gestão financeira da empresa, pois através desse sistema, ele ficará mais disponível para atuar em outras áreas, tendo mais tempo para administrar outros problemas que possam surgir.

Tanto o empreendedor quanto qualquer outra pessoa, em seu dia a dia, consegue perceber o seu estado de estresse. Na grande maioria dos casos, também surgem episódios de diarreia ou os resfriados começam a ser constantes.

Isso porque a imunidade torna-se mais baixa, pois a alimentação não é feita corretamente pela falta de tempo, por causa da correria e das preocupações, levando à falta de apetite e logo na sequência o emagrecimento.

Náuseas, tonturas e alteração no funcionamento do intestino, inclusive, acabam aparecendo e a perda de libido afeta a vida sexual do indivíduo. Sintomas como sudorese excessiva surgem como sinal da ansiedade e das preocupações.

Conclusões finais

O estresse do empreendedorismo é mais comum do que se pode imaginar. Com o crescimento das atividades autônomas atualmente, não é incomum encontrar um grande número de empreendedores que passam por essa problemática.

O estresse é uma doença, não apenas um nervosismo momentâneo de mau humor ou irritabilidade. Ele deve ser tratado corretamente, podendo também ser evitado para garantir maior qualidade de vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários