Health tech que atua com tecnologias inovadoras, educação e pesquisa para transformação da saúde e cuidado dos longevos organiza, durante a Longevidade Expo+Fórum, evento pioneiro para debater o papel dos cuidadores formais e informais e sobre o impacto do aumento da expectativa de vida dos brasileiros nas famílias, nas políticas públicas e na economia.
Autor: Marcia Vieira - MasterCare Brasil / setembro 2022
No Brasil, hoje, temos 55 milhões de pessoas com idade entre 50 e 100 anos. Desde meados do século passado, os brasileiros ganharam, em média, 25 anos de vida, o que ampliou significativamente o número de famílias com longevos. Dos cerca de 210 milhões de habitantes do país, 37,7 milhões de brasileiros possuem 60 anos ou mais. Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou que 58% dos brasileiros 60+ apresentam comorbidades e, portanto, demandam ou demandarão algum tipo de cuidado.
Esta nova configuração social traz desafios que impactam o indivíduo, as famílias, as políticas públicas e a economia. Quais apoios e cuidados serão necessários para vivermos mais e melhor? Como garantir a sustentabilidade financeira de octogenários, nonagenários e centenários? Quais os impactos previdenciários e no sistema de saúde? Como preparar o corpo e a mente, com a possibilidade real de vivermos mais de um século?
E será sobre alguns destes desafios que tratará o primeiro CONACARE – Congresso Nacional de Cuidadores, Cuidados e Longevidade. A health tech MasterCare Brasil, em parceria com a Longevidade Expo+Fórum, realizará no dia 29 de setembro, das 14 às 18h30, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e online pelo YouTube, este evento pioneiro para debater temas de fundamental importância para a transformação do cuidado dos longevos no Brasil.
A MasterCare é um ecossistema de cuidado domiciliar, uma health tech que atua com tecnologias inovadoras, educação e pesquisa para a transformação do cuidado dos longevos.
“Esperamos receber presencialmente, online e por streaming, famílias e longevos, cuidadores formais, profissionais da área de saúde, indústrias, empresas de serviços, representantes do poder público, ILPIs – Instituições de Longa Permanência, operadoras de planos de saúde, hospitais, empreendedores e investidores que queiram atuar com a economia 'prateada', entidades de classes, ONGs, enfim, quem tem os olhos e o coração abertos para esta nova geração prateada”, comenta a CEO da MasterCare, Marcia Vieira, que acrescenta: “Além dos cuidadores formais, os cuidadores informais ou familiares, precisam ser considerados nas políticas públicas como agentes de proteção à vida da pessoa idosa”
Na foto: Marcia Vieira com seus pais, Sr José Vieira Sobrinho e Dona Maria de Lourdes Teixeira Vieira
Movimento Nacional pelos Cuidadores
Durante o evento, a MasterCare lançará, juntamente com uma rede de apoiadores, o Movimento Nacional pelos Cuidadores, profissão não regulamentada no país e de fundamental importância para a garantia da saúde e do bem-estar da população longeva.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD-C 2019), houve um crescimento no número de brasileiros que passaram a cuidar de familiares longevos: eram 3,7 milhões em 2016, chegando a 5,1 milhões em 2019, um crescimento de quase 40%, em três anos.
Já sobre os cuidadores formais, contratados para esta função, dados de levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência, apontam que, entre 2007 e 2017, a função de cuidador de pessoas longevas foi a que mais cresceu, com um aumento de 547%. Porém, acredita-se que este número seja ainda maior em razão da não regulamentação da profissão e da falta de registros do real número de cuidadores no país.
Perfil dos cuidadores formais de longevos no Brasil? (Incluir neste trecho os infográficos)
Entre abril de 2020 e setembro de 2021, a MasterCare pesquisou 2.568 cuidadores que trabalham na área ou que haviam se candidatado recentemente para atuar no cuidado de pessoas longevas. A pesquisa resultou no estudo inédito “Perfil dos Cuidadores de Pessoas Idosas no Brasil”, que tem por objetivo levar a instituições e profissionais de saúde, famílias e o mercado uma visão mais clara sobre as dimensões, necessidades e oportunidades de aperfeiçoamento do atual modelo de cuidado domiciliar. O estudo tratou exclusivamente do cuidador formal.
De acordo com Marcia, o foco da pesquisa – que será detalhada na Longevidade Expo+Fórum -- foi entender as competências e o perfil deste grupo de profissionais. “A falta de regulamentação da profissão de cuidador tem impactado trabalhadores, famílias, o sistema de saúde e, principalmente, os longevos”, diz.
Segundo ela, a formação necessária requer aperfeiçoamento contínuo, em razão da complexidade e relevância da função e, principalmente, das especificidades de cada pessoa. “Mesmo os profissionais com formação na área de saúde precisam preparar-se para o atendimento domiciliar de pessoas longevas. Cuidadores familiares têm sido desafiados a tomarem decisões de saúde sem o devido conhecimento. E muitos trabalhadores, em um alarmante cenário de desemprego, migram para esta ocupação, sem conhecimentos e habilidades adequadas”, ressalta Marcia, que é também coordenadora do estudo.
Propósitos do 1º. CONACARE – Congresso Nacional de Cuidadores, Cuidados e Longevidade
Debater temas intersetoriais sobre longevidade e o cuidado de pessoas idosas no Brasil;
Apresentar o resultado da prática médica e pesquisas sobre saúde, cuidado, cuidadores e longevidade;
Reunir profissionais de saúde, lideranças do poder público, setor privado e terceiro setor, familiares e cuidadores para ampliar o movimento para qualificação e regulamentação da profissão de cuidador;
Apresentar soluções e inovações para a saúde e longevidade.
Programação
Entre os assuntos tratados no CONACARE, destaque para o tema do envelhecimento e a perspectiva da morte - Os encantos da vida e como suavizar os assombros na maturidade, com a participação do Dr. Miguel Srougi, que é professor titular de Urologia da Faculdade de Medicina da USP.
Também na programação está o painel sobre os Desafios da longevidade e o papel dos cuidadores formais e informais na saúde, com o Dr. Luiz Antonio Gil Jr. – médico geriatra do Hospital Sírio Libanês, a diretora da ACIRMESP – Associação de Cuidadores da Região Metropolitana de São Paulo, Cristina Alves, e a presidente da Associação dos Cuidadores da Pessoa Idosa da Saúde Mental e Com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro, Ana Gilda Soares dos Santos.
Outro painel falará do impacto das doenças crônicas no cuidado domiciliar e os novos caminhos da medicina, com a participação da Dra. Amanda Venys, médica geriatra do Hospital das Clínicas (FMUSP), do Dr. José Cechin, superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, e do Dr. Alberto Peribanez Gonzales, especialista em Cirurgia Geral e Médico formado pela Universidade de Brasília, com residência e título de especialista em Cirurgia Geral e co-fundador da Healthtech de saúde integrativa Seed4Life.
Como as tecnologias estão revolucionando a saúde, o cuidado do longevo e a atuação dos cuidadores também serão debatidos. Do painel participam a coordenadora do painel, a CEO da MasterCare Brasil e fundadora da MVI Bank, Marcia Vieira, o Dr. Dirceu Barbano, vice-presidente da Associação Latino Americana de Profissionais de Assuntos Regulatórios e diretor científico do SindHosp, e o Dr. Marco Bego, diretor executivo do InovaHC e do Instituto de Radiologia do HCFMUSP.
Ainda no CONACARE será debatido o tema do cuidado com pessoas idosas com demência e as novas soluções para atenuar os impactos do Alzheimer, com a participação de Marcia Vieira, da Dra. Denise Madi Carreiro, especializada em Nutrição Clínica e Nutrição Clínica Funcional, e do Dr. Gilson Tanaka, médico fisiatra e fundador da Neurogêneses.
Além da programação no dia 29/09, o CONACARE promoverá oficinas sobre empreendedorismo para cuidadores de longevos e para auxiliar famílias e profissionais no cuidado domiciliar de longevos.
"O CONACARE é o primeiro evento que coloca em evidência os cuidadores de longevos. Esse grupo social tem se tornado cada vez mais importante para milhares de famílias. Assim, a expectativa é dar visibilidade ao tema e contribuir com o debate"- destacou a sócia da MasterCare, a médica Dra. Cláudia S. C. Cunha
Painel MasterCare, durante a Longevidade Expo+ Fórum, no ano passado, com a presença do ator Alexandre Borges, filho cuidador da Dona Rosalinda.
https://www.youtube.com/watch?v=IJn5PdkESYk
0 Comentários