Jornada de compra X Funil de vendas: Conheça suas diferenças


 

A jornada de compra faz parte de todo um caminho que o cliente faz quando vai fazer a compra de determinado produto ou até de um serviço. São fases que um lead anda para que ele chegue até o fim, que é a grande decisão se ele vai fazer a comprar ou não.

O açaí para revenda também é um produto que ao ser vendido, entra no processo citado, a jornada está presente em vários processos de venda. A grande maioria dos negócios criam as suas estratégias de marketing voltadas justamente para uma certa etapa da jornada.

A ideia é sempre avançar para a fase de compra. É como uma pista fria, o marketing deve ir ajustando isso. Fazendo com que o cliente avance cada vez mais em cada pequena fase do processo, sempre tentando com que ele esteja engajado com aquela jornada de compra.

Os consumidores às vezes não sabem que estão precisando de determinada solução, e a sua empresa tem essa solução. Uma clínica de alergia e dermatologia, precisa fazer com que os pacientes entendam que existe um problema e precisa ser resolvido, é o mesmo.

A jornada de compra e o funil de vendas, fazem parte do vocabulário de todo time de marketing hoje em dia. 

Afinal de contas, saber os passos dados pelos clientes durante toda a relação com a marca é muito fundamental, principalmente para a imagem da empresa.

Desse modo, é possível ofertar soluções cada dia mais importantes e úteis. É o caso de uma empresa que produz uniforme para limpeza hospitalar, ao conhecer cada passo que o seu cliente dá, fica fácil segmentar as campanhas, entender o público-alvo, e outros.

Também chamado de pipeline, o funil de vendas é um formato estratégico que mostra a jornada do cliente, que acontece desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da compra, e, são etapas que podem demorar ou ser algo rápido, dependendo.

As jornadas são necessárias. São elas que permitem ir de um ponto A ao ponto B sem complicações. E, o marketing também investe nas jornadas, como um modo de impulsionar a performance e aumentar a taxa de conversão de clientes dentro do setor de vendas.

Os dois termos são muito usados e comuns no marketing digital, mas vêm se alargando nas mais variadas áreas. Hoje em dia, o mercado aluguel de caçamba de entulho já toma conta dos conceitos e os usa em seu procedimento de vendas, o que aumenta os lucros. 

Com um funil de vendas bem feito à jornada de compra dos clientes de uma empresa, é totalmente possível criar inovações estratégias de conversão, crescer o share de mercado, e, também atingir novos dados de indicação e, sobretudo, produzir satisfação no cliente. 

Uma empresa credenciada em vistoria, pode usar o funil de vendas ou a jornada, para atingir pessoas que tem o interesse em tirar o seu laudo de vistoria de moto, pode-se ver como eles podem ajudar na segmentação do público-alvo.

No mundo do marketing, o funil de vendas e a jornada do cliente digital são instrumentos utilizados para decidir as ações mais eficazes e focadas.

Os conceitos do funil de vendas e jornada de compra, é muito essencial para o mundo das empresas, para os times de gestão comercial e também para os times de marketing, tudo para solidificar os planos estrateǵicos de vendas.

Caso as pessoas já tenham ouvido falar nesses conceitos, saiba que é um instrumento usado para conseguir leads e realizar vendas. Eles dizem que os consumidores em potencial podem ser conquistados com conteúdos específicos em cada fase do funil.

Conceito de Jornada de compra

A jornada de compra é o grupo de fases pelos quais uma pessoa anda até optar por fazer uma certa compra. Embora variados setores possam usar diferentes nomes, as quatro fases da jornada de compra tem todos os seguintes nomes no mercado em geral:

  • A fase de aprendizado e descobrimento;

  • O grande reconhecimento;

  • Aqui começa a consideração; 

  • Por fim, a hora da tomada de decisão.

Cada um desses momentos, significa um ponto na trajetória de aquisição que se inicia, com o aprendizado do problema que vai culminar na opção de comprar certo produto ou serviço. É o que acontece em uma empresa de venda de isotubo blindado para kid play.

Os clientes vão avançando de etapa em etapa, até que chegam a fase onde decidem comprar algo da empresa em questão.

A fase de Aprendizado e Descobrimento

A primeira etapa da jornada de aquisição é a de aprendizado. Nesta hora, o potencial cliente da sua empresa ainda não entende que tem um problema ou um tipo de desejo a ser resolvido ou saciado. 

Ele está de forma gradativa aprendendo e entendendo, sobre suas complicações à medida que, por exemplo, vai navegando na internet. 

O grande reconhecimento

Na etapa de reconhecimento, os possíveis clientes têm acesso a dados que o deixam ciente das questões que têm. Esta é a fase em que ele se volta para o cenário e reconhece que ele tem uma necessidade e vai precisar de ajuda. 

Geralmente, para que isso ocorra, é preciso que existam de fato dados que estejam de verdade disponíveis para conscientizar os possíveis clientes. 

Aqui começa a consideração

Tendo entendido sua questão, o cliente passa para a etapa de consideração, na qual ele irá de forma mais ativa, à procura de opções para resolver todas as suas necessidades. 

Nesse contexto, o cliente de forma inconsciente definirá opções primárias e secundárias para escolher, com fundamento nos conteúdos que ele consome em cada marca.

A hora da tomada de decisão 

Agora o possível cliente já entendeu e analisou tudo o que era preciso para tomar a sua decisão. Por exemplo, se um cliente quiser comprar calandras de perfil, ele vai analisar se de fato é aquilo que ele quer.

Com base nas escolhas conscientes e inconscientes, que foram feitas ao longo da caminhada, ele opta pela solução que levou em conta mais correta para solucionar seu problema.

Conceito de funil de vendas

O funil de vendas, também é famoso como jornada de compra, é uma estratégia utilizada por times comerciais e marketing, para que os clientes em potencial entendam mais sobre o produto, serviço até o momento que eles finalizam o negócio.


Isso quer dizer que o funil de vendas auxilia as pessoas a terem conhecimento de uma solução para as suas questões e trabalhar com elas, até que de fato façam uma contratação ou compra. Um funil de vendas é um plano muito fácil de aplicar.

Diga-se que, por exemplo, a pessoa tenha uma loja física de itens artísticos. Todas as pessoas que vão e passam em frente a loja, são possíveis clientes, por isso estão lá no topo do funil.

No momento que uma dessas pessoas passa pela porta e entra na loja, ela caminha para a próxima fase do funil. Após andar pela loja, seu cliente em potencial pega um conjunto de lápis para cor, alguns poucos cadernos de desenho e seguia para o caixa.

Ele vai retornar para a fase anterior e os vendedores precisam fazer o seu trabalho para realizar a compra. Esse processo de vendas pode ser posto em prática em todos os tipos de empresas, em qualquer mercado.

O grande topo de funil

É a etapa para gerar reconhecimento do negócio e atrair prospects. Para o vendedor, o topo do funil significa vendas e qualificação de leads, ou seja, desde os conhecidos leads mais qualificados de marketing até os não qualificados.

E o meio de funil

É a fase para crescer a relevância e o valor que é percebido pelo cliente e, transformar os leads em chances de vendas. 

Nesta etapa, a área de vendas necessita achar as necessidades do cliente, quem é o divisor para uma possível compra, qual o tempo esperado para a compra do produto e/ou serviço, além de pesquisar qual o dinheiro que o cliente tem para aquela compra específica.

Por fim, o fundo do funil

Etapa para fechar a venda e modificar oportunidades em clientes. Nesta hora, o time de vendas exige provar o valor de seu negócio e seu serviço/produto na forma de uma proposta de vendas chamativa. Depois, é partir para fechar a venda.

A jornada de compra e o grande funil de vendas

A jornada de compra é o caminho andado pelo comprador. O funil de vendas, é a leitura que o negócios faz desse caminho. 

Ou seja, se a pessoa não saber a jornada de compra do seu público, seu funil de vendas fica fundamentado só em suposições, por isso os dois andam juntos.

Isso vai deixar a sua estratégia de marketing mais fraca, sem a segurança de que as ações esperadas estejam atingindo da melhor forma o seu público-alvo. De modo consequente, seus números não são tão positivos quanto poderiam ser.

Por outro lado, se a pessoa sabe a jornada de compra dos seus clientes, mas não tem um funil de vendas bem formatado na empresa, fica complicado saber quando e onde as conversões são realizadas.

Considerações finais

Agora que a pessoa já sabe o que é um funil de vendas, a jornada de compra e como elas funcionam em conjunto, deu para compreender a importância desses planos estratégicos para uma empresa.

Então, não deve-se perder tempo e começar a usá-las agora mesmo no marketing da sua empresa. Não deve-se esquecer também, de aproveitar os benefícios que traz essas duas formas de mapear o caminho que faz o cliente na aquisição de algo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários