Estar presente no mercado demanda, acima de tudo, uma visão holística do setor que se pretende empreender. Com isso, um dos aspectos mais fundamentais para obter sucesso nessa empreitada é entender como fazer uma boa segmentação de clientes.
Para que isso ocorra, é imprescindível um reconhecimento da natureza desse mercado e, sobretudo, como e onde encontrar esse público.
Segmentá-lo significa, principalmente, apurar ainda mais o seu impacto, a fim de estabelecer uma conexão que só se torna possível a partir da identificação.
Sendo assim, um bom direcionamento de comunicação pode atrair não só clientes, mas, também, promotores para a empresa. Esses, por sua vez, são os mais qualificados para tal.
Isso significa dizer que, ao se deparar com um produto ou serviço sob medida, a satisfação do cliente acaba influenciando todos ao seu redor.
Um aluno de voo em girocóptero, por exemplo, só pode ser atingido se a empresa conseguir identificá-lo.
Ou seja, quanto mais segmentado for o setor de atuação, mais específico é seu público e, portanto, mais identificado ele tem que estar.
Se bem impactado, esse aluno da empresa que oferece o curso de voo pode, porventura, indicá-la a amigos que possuem o mesmo interesse.
Em que consiste a segmentação?
O mercado pede cada vez mais que as empresas segmentem, só que é importante que se entenda o que isso significa.
Primeiro de tudo, é sabido que essa palavra é muito comum e, portanto, acaba se tornando um jargão dentro do ambiente empresarial. Mas, é preciso saber, de fato, o que significa segmentar os clientes.
A segmentação é uma forma de compartimentar o público de uma determinada marca. Quanto mais específico forem as suas características, melhor a comunicação pode ser direcionada.
Portanto, é necessário que alguns pontos sejam levados em consideração para que uma boa segmentação de clientes seja feita. Para isso, é preciso considerar algumas características do público a ser comunicados
Idade;
Gênero;
Hábitos de consumo;
Localização.
Para que isso ocorra, é necessário fazer o levantamento desses dados dentro da própria empresa, entendendo, assim, quem são os clientes da marca.
Posteriormente, é importante que uma pesquisa de comportamento do consumidor seja feita para delinear onde encontrar esse público.
Se a empresa presta assessoria para avcb para igrejas é importante entender onde e como se comunicar.
Compreendendo a idade, o gênero, os hábitos de consumo e a localização da gestão dessas igrejas, é possível oferecer de forma muito mais detalhada e objetiva o serviço oferecido.
Saiba porque segmentar os clientes
Diante de hábitos de consumo cada vez mais apurados, fica difícil apostar em táticas generalistas que desconsideram as especificidades de um público.
O que antes poderia ser uma dor de cabeça para o consumidor, por exemplo, encontrar um veterinário 24 horas mais próximo, atualmente, é facilmente resolvido através de uma breve pesquisa no Google.
Ou seja, com o aumento das ofertas presentes no mercado, a tendência é que o público fique cada vez mais exigente a fim de conseguir a melhor solução para os seus problemas.
Em tempos passados, era possível pedir delivery de comida mediante o uso daqueles panfletos colocados diretamente no portão da casa.
Com isso, as possibilidades eram reduzidas apenas ao que se tinha em mãos. Portanto, a segmentação era muito pequena. Uma pizzaria poderia oferecer o sabor de calabresa para todos do bairro, mesmo que, ali, houvesse uma grande incidência de vegetarianos.
No entanto, com o avanço tecnológico, o público experimentou uma maior autonomia para efetuar seus pedidos e realizar os seus desejos.
A fim de atingir esses possíveis clientes que estão cada vez mais qualificados e exigentes, torna-se cada vez mais necessário a sua segmentação.
Um esforço comunicacional que, sem segmentar, pode amargar algumas falhas estratégicas. Se bem estruturado, os resultados positivos podem aparecer.
Se a empresa oferece uniforme elegante feminino, é possível que a comunicação seja direcionada para recepcionistas de determinados consultórios médicos nas redondezas do anunciante.
Portanto, segmentar um público não é apenas um detalhe, mas, sim, a garantia de obter sucesso. Ademais, a utilização dessa estratégia pode ajudar a economizar no esforço e no aporte financeiro para a conquista de novos clientes.
Isso ocorre, principalmente, porque quanto mais direcionada estiver a comunicação, maior é a chance de não incidir em um público que não é o que se deseja comunicar.
Como segmentar?
Entendendo que o mercado está cada vez mais direcionado para esse tipo de característica, é necessário entender como segmentar.
Existem diversos meios disponíveis no mercado de como segmentar o público-alvo de uma determinada empresa.
Porém, cada caso tem que ser avaliado de forma a suprir as necessidades de cada uma das marcas que optam por essa estratégia.
Nesse momento, portanto, se faz necessário entender quais os tipos de segmentação para que, assim, se aplique adequadamente.
Localização geográfica
Como o nome já sugere, com essa modalidade é possível entender onde o público está localizado e, com isso, conseguir atingi-lo de forma mais eficiente.
Por exemplo, é possível entender onde estão as casas que possuem piscina dentro de uma determinada cidade.
Com esse ponto levantado, é possível oferecer o anúncio de uma empresa que tenha piscina de fibra a venda, segmentando, assim, o seu público por meios de geolocalização.
Isso é possível fazer a partir da plataforma do Google que já consegue direcionar os seus anúncios dessa forma.
Segmentação por demografia
Nessa etapa, no entanto, o que vai ser levado em consideração são alguns aspectos demográficos daquele público.
Isso significa dizer que devem ser levantados alguns dados referente àquele universo para que, assim, seja possível uma comunicação mais assertiva.
Por exemplo, a partir da análise da idade, gênero, renda e outras questões que envolvem os aspectos demográficos daquelas pessoas, é possível oferecer o serviço de aplicação divisória de gesso para cozinha para pessoas recém casadas.
Ou seja, casais que estão mudando agora e que precisam fazer algumas reformas em sua nova casa podem estar mais propensos a esse tipo de consumo.
Segmentação psicológica e por hábito de consumo
Um aspecto fundamental para entender o perfil psicológico do cliente é a partir de seus hábitos de consumo.
Sendo assim, não há como fugir dessa perspectiva, uma vez que, aqui, podem ser denotados aspectos muito subjetivos e, por isso mesmo, de difícil acesso.
Mas, ainda assim, é possível identificar o padrão psicológico e de consumo daqueles que contratam o serviços de compra de uma bomba hidráulica de alta pressão.
Entendendo esse público como frequentador de determinadas localidades nas redondezas de uma mecânica, por exemplo.
Segmentar no meio digital
Com os tipos de segmentações em mente, é importante entender o que pode auxiliar na detecção e, por fim, comunicação com o público.
Em uma empresa que já vem atraindo um número relevante de leads, é possível utilizar os dados desses usuários para, de forma cada vez mais acurada, segmentá-los.
Para que isso seja possível, é necessário que se construa um banco de dados robusto com o comportamento dos leads atraídos para o site.
Ou seja, a partir da atração dessas pessoas através dos mecanismos de busca, já é possível entender quem eles são.
Para apurar ainda mais essa perspectiva, é possível ainda que algumas ferramentas de compreensão de dados sejam aplicadas.
Por exemplo, uma forma muito comum é que, a partir do cadastro de um usuário, já seja possível capturar alguns dados a respeito de sua demografia.
Isso é essencial para que, dessa forma, seja possível constituir estratégias de marketing direto. Personalizando cada vez mais a comunicação.
É possível obter a compreensão da natureza do empreendimento que está contratando um determinado serviço.
Esse aspecto é fundamental, também, para a construção de uma boa relação no mercado B2B.
Supondo que o contratante seja do ramo de ovos a granel e o contratado venda equipamentos industriais. Partindo disso, é viável que se ofereça, dentre seu mix de produtos, uma rosca transportadora inox.
Só a partir de uma robusta análise de dados é que é possível personalizar cada vez mais o público a ser comunicado.
Considerações finais
Com um mercado digital cada vez mais dinâmico, é impossível obter bons resultados sem que se tomem algumas medidas adequadas.
Uma boa segmentação dos clientes de uma empresa pode gerar resultados positivos e agradar muito mais do que em aspectos mais generalistas.
Seja na perspectiva demográfica, geográfica, psicológica ou por hábitos de consumo, é necessário entender para onde vão os esforços de comunicação.
No entanto, é imprescindível que se tenha em mente que esses dados precisam gerar resultados.
Em uma empresa que consegue fazer uma alta atribuição de leads, é interessante que ela estabeleça uma padrão de análise baseado em inteligência artificial para que, assim, os resultados sejam mais qualificados.
Outro aspecto a se apontar é o da economia que se obtém a partir da segmentação, uma vez que quanto mais determinado for o público, menor é a comunicação feita de forma desnecessária.
Além disso, é de absoluta valia o entendimento de que todos esses esforços podem integrar cada vez mais o cliente com a marca. Criando, portanto, relacionamentos duradouros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários