Branding é o nome dado à gestão estratégica da marca do negócio, tendo como objetivo fazer com ela seja desejada pelos consumidores e permaneça na mente das pessoas.
Também conhecido como Brand Management, trabalha com toda e qualquer ação relacionada aos propósitos, posicionamento, identidade e valores.
As empresas estão envolvidas em um mundo que estimula o consumo, por isso, precisam pensar cuidadosamente em cada passo. As estratégias de marketing devem reverberar ao máximo, de modo a alcançar até mesmo pessoas de outros países.
O mercado e a concorrência também fazem parte desse movimento e os resultados não aparecem da noite para o dia. Eles precisam ser conquistados por meio de estratégias coerentes e completas, e a gestão de marca tem um papel importante nisso.
Tanto é que o branding é trabalhado pelas maiores empresas do mundo, principalmente pelas marcas mais famosas, e foi justamente por conta disso que chegaram onde estão.
Porém, não se engane pensando que essa prática serve apenas para as grandes corporações. Leia este artigo e entenda o que é branding, seu objetivo, importância, como criar uma boa estratégia e como utilizá-la em seu negócio.
Conceito e objetivo de branding
Branding nada mais é do que uma gestão estratégica da marca, que inclui planejamento de longo prazo, bem como criação e gerenciamento da identidade visual.
O objetivo é potencializar a percepção da empresa na mente dos consumidores e, de maneira geral, precisa ser devidamente planejado, estruturado, gerido e promovido.
É por meio desses processos que a companhia consegue fazer sua gestão de marca, além de assegurar que seu posicionamento seja compreendido pelos stakeholders, como:
Colaboradores;
Fornecedores;
Clientes;
Investidores;
Parceiros.
Quando há essa compreensão, uma empresa de estropo consegue aumentar sua relevância no mercado, potencializar sua visibilidade e conquistar uma boa reputação perante o público.
Todas essas estratégias garantem que a corporação cresça de maneira sustentável e se torne mais competitiva. Com base nessa conceituação, o branding surge como uma ferramenta inteligente que faz o negócio crescer e durar no mercado.
Importância do branding
O branding é uma estratégia imprescindível para as soluções da empresa dentro do mercado, além de colaborar com a construção da marca, ele ajuda a organização a se posicionar de maneira competitiva e expõe seus diferenciais.
Muitas marcas famosas fazem isso de maneira muito bem-feita, e os consumidores sabem o que elas representam, mesmo que nunca tenham consumido seus produtos e serviços.
Se o seu negócio estiver competindo com uma delas, para que possa se destacar, também precisa trabalhar muito bem o branding. Ao colocar duas empresas uma contra a outra, aquela considerada mais valiosa pelo público vai alcançar mais pessoas.
Consequentemente, terá mais engajamento, mais oportunidades de vendas e fidelizará seus clientes com mais facilidade.
Se uma marca de fresadora ferramenteira cnc tiver um bom brand equity, ou seja, quantia que os consumidores estão dispostos a pagar por seus produtos, significa que seu nome é bem visto no mercado.
Isso acaba por aumentar a receita do negócio e a marca vai se tornar mais valiosa a longo prazo, dificilmente perdendo essa posição.
Como traçar uma estratégia de branding
Antes de criar algo sólido, é importante saber que uma marca bem posicionada exige tempo de maturação. Isso porque conquistar a confiança das pessoas leva tempo, mas seus resultados são de longo prazo.
Para criar uma boa estratégia de branding e alcançar os objetivos propostos, algumas dicas importantes são:
Criar uma boa identidade visual
A identidade visual envolve elementos importantes para a construção da marca, como logotipo, tipografia e cores, e devem ser trabalhados em seus materiais visuais.
Independentemente de serem digitais ou impressas, a personalidade da empresa precisa estar presente na comunicação visual.
Todos os seus componentes precisam ser devidamente estudados, além da necessidade de entender aquilo que chama a atenção do cliente para tornar o posicionamento ainda mais forte.
Estar onde o consumidor está
Uma empresa de adestramento de cachorro farejador de drogas deve estar nos mesmos canais onde sua audiência está, como as redes sociais. Isso é ainda mais importante para os negócios que vendem soluções ao consumidor final.
De acordo com uma pesquisa realizada pela BuzzStream, 50% dos usuários das redes sociais acompanham cerca de quatro marcas nessas plataformas. No Twitter, por exemplo, 72% dos seguidores são mais propensos a comprar de marcas que seguem.
Mas, para que a estratégia de branding realmente funcione, a companhia deve usar os canais onde seu público-alvo está. De nada adianta ter um perfil completo em um canal se sua audiência não está lá para acompanhar.
Definir o posicionamento do negócio
Uma coisa muito importante é definir o posicionamento do negócio, pensando em como deseja que ele seja lembrado pelos consumidores e os sentimentos que quer despertar nos clientes.
Também é necessário saber quais são as vantagens e os diferenciais dos produtos e serviços para o consumidor. Ter em mente todas essas questões ajuda uma fabricante de bateria estacionária selada a encontrar seu posicionamento.
Mais do que isso, é uma forma de definir a personalidade da marca, sendo um elemento essencial para o branding, responsável por guiar o desenvolvimento de todas as estratégias.
Treinar a equipe
Os colaboradores também precisam compreender o posicionamento da marca, enxergando seus valores e a essência da companhia. Isso é importante porque eles vão transmitir esses conceitos em suas tarefas no dia a dia.
Essa compreensão é ainda mais relevante para a equipe de atendimento ao cliente, visto que tem contato direto com os clientes e precisa transmitir a imagem da marca corretamente para as pessoas.
A melhor forma de garantir o alinhamento entre os valores do negócio e seus colaboradores é por meio de treinamentos constantes.
Como usar o branding no negócio
Para usar o branding em seu negócio, uma loja de cadeira de banho adaptada para deficiente precisa seguir algumas estratégias. São elas:
Criar uma plataforma de marca
Procure compreender do que a marca é feita, quais bases fundamentaram sua criação, o que promete entregar ao mercado e qual característica a torna única.
A plataforma de marca nada mais é do que um conjunto de componentes que ajudam os consumidores a se conectarem com ela. Como resultado, vai transmitir sua essência por completo.
É importante que o negócio tenha um propósito, ou seja, uma razão para existir, e para encontrar a resposta, é necessário olhar para o momento de criação da empresa.
Além disso, converse com os funcionários para entender por que eles acreditam na companhia e se conectam com ela.
Definir público-alvo e persona
Definir a persona e o público da organização é fundamental para que a gestão de marca de uma escola especializada em primeira aula de musicalização infantil seja assertiva.
Uma boa estratégia pouco trará resultados se você não souber definir o perfil de cliente que deseja atrair. Nesse sentido, faça um mapeamento de quem é o público ideal da empresa.
Uma dica é criar a persona, considerando diferentes características pessoais e preferências. Esse passo é muito importante para atrair pessoas realmente alinhadas com os valores da marca.
Criar um diferencial de mercado
O negócio deve saber o que tem para oferecer que seus concorrentes não oferecem. Lembrando que o diferencial gera impactos diretamente na experiência do consumidor.
Para um fabricante de mobiliário corporativo alto padrão, ele é importante para que possa se destacar entre os concorrentes e ser escolhido pelas pessoas, mesmo que elas estejam diante de várias opções.
Uma dica para fazer isso é trabalhar com ações que garantem uma boa experiência ao cliente, do início ao fim de seu contato com ele.
A companhia também pode contar com estratégias de marketing voltadas para o pós-venda, oferecendo brindes aos consumidores, estratégias de aniversário, dentre outras ações para mostrar o propósito da corporação.
Determinar a personalidade da marca
A personalidade da marca diz respeito ao seu posicionamento e à linguagem usada por ela. Uma empresa de lavagem de tapetes deve determinar como será sua relação com os clientes, com base nas características do público e daquilo que vende.
Para determinar isso, é necessário saber quem é a persona, assim, a comunicação será mais assertiva e compatível com o público. Esses pontos definem de que maneira a marca será lembrada pelos consumidores.
A personalidade da marca também está relacionada às redes sociais que ela usa, recursos que mais combinam com o negócio e formatos de conteúdo.
Considerações finais
Ter uma boa gestão de marca é imprescindível para que qualquer negócio consiga crescer, isso porque não adianta nada vender produtos e serviços de excelente qualidade, se a marca não é conhecida pelas pessoas.
O branding ajuda a construí-la de maneira inteligente, sustentável e competitiva, e por meio das dicas deste artigo, vai ficar mais fácil usá-lo em seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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