SQL e MQL: entenda as diferenças e como classificar os leads

 


Um empreendimento que busca converter seus leads, deve também saber como qualificá-los para que, durante algum processo de vendas, não se perca em seu funil de venda.

O que pode ocorrer quando não são qualificados e classificados corretamente, em alguns casos, gerando uma perda de dinheiro para a empresa que investiu em somente uma estratégia.

Para que isso não aconteça, há duas classificações de leads que são denominados como MQL ou SQL, fazendo com que as nutrições e outras etapas que podem ser realizadas sejam com uma devida qualidade.

Do mesmo modo que um laudo de opacidade dos veículos, ao ser feito, pode garantir um bom atributo para o que for realizado posteriormente, portanto, compreendê-los proporciona um direcionamento mais apurado para a empresa.

O que é SQL?

O Sales Qualified Leads, também conhecido como SQL, é o lead qualificado de vendas, sendo o que está próximo para efetuar o ato da compra por já conhecer o problema e também por definir o que a empresa possui que pode ajudá-lo.

Por exemplo, um cliente pode já ter escolhido uma lavadoras de louças industriais porque sabe que o equipamento colabora para dar conta das demandas que são necessárias.

Se uma equipe de vendas já classifica o lead, é importante que haja um cuidado para que a decisão ainda permaneça e, em alguns casos, possa ter até mesmo o processo de vendas agilizado.

Aproveitar de um consumidor que está no modo SQL pode enriquecer as vendas de uma empresa e gerar um aumento na cartela de leads, porque as chances de ter um relacionamento no futuro são ainda maiores.

Isso porque já houve uma certa nutrição e através dela, os melhores resultados podem ser alcançados rapidamente.

Para as empresas que utilizam a estratégia do inbound marketing, o formato do SQL acaba sendo definido como um consumidor bastante nutrido, do qual pode facilitar para o time de vendas, tornando-se prioridades.

O que é MQL?

O MQL é a sigla para Marketing Qualified Leads, ou lead qualificado de marketing, que ocorre pelos consumidores que possuem conhecimento dos seus problemas e buscam as melhores soluções.

O que acaba fazendo com que o cliente interaja com o negócio de corte cabelo curto masculino para saber através de estratégias de marketing, em especial de conteúdo, sobre como contribuirá para a tomada de decisões.

Por isso, acaba sendo uma forma de qualificar o cliente um pouco mais trabalhosa, devido ao desenvolvimento que a equipe de marketing deve realizar para saber por meio de conteúdos, na maioria dos casos, a explicar o que a empresa oferece.

E, posteriormente, atrair os consumidores por meio desse planejamento, levar a ter um investimento maior para que possa ser realizado para ser feito de um modo mais profundo, a fim de dar ao cliente a certeza de que a empresa pode oferecer o que busca.

Como MQL, uma empresa de etiqueta patrimonial autoadesiva cria bons marketings em diferentes formatos e divulgados em mais de um veículo, a fim de fazerem com que não somente converta o consumidor, mas também possa se estabilizar no mercado. 

Diferenças e a importância entre ambos os recursos

Entre ambos os formatos de qualificação de lead, existem diferentes formatos que podem fazer com que uma empresa possa optar por apenas um módulo, ou então, introduzir os dois por meio de algumas estratégias.

Dentre as principais divergências entre ambos os casos, podem ser apontadas características como:

  • Saber ou não a existência do problema;

  • Encontrar o produto ou serviço ideal;

  • Equipes profissionais diferentes;

  • Praticidade para conversão.

Ou seja, entre uma empresa de recarga extintor co2 que investe mais em um modelo MQL ou SQL, os consumidores acabam sendo encaminhados para equipes diferentes de acordo com a qualificação.

Mesmo já tendo um pensamento sobre o produto que deseja, como no caso do SQL, ou então, será conquistado pelas estratégias de marketing do modelo MQL, a praticidade para conversão pode variar por causa dos modelos.

Por isso, para que as empresas possam ser bem sucedidas nestas estratégias, é fundamental que haja um preparo para ambas as partes que serão utilizadas, a fim de fazer com que a conclusão de cada compra possa fazer o lead ser convertido e fidelizado.

A conversão de leads é um ponto muito importante dentro de uma empresa, especialmente porque, através deles, é possível que outras estratégias cresçam, bem como o posicionamento dentro do mercado.

Além de que com uma qualificação de leads, alguns recursos passam a serem otimizados, tais como as peças para empilhadeira Toyota, permitindo que os processos se tornem mais fáceis de serem feitos.

Com a qualificação de leads, tanto SQL ou MQL, as vendas são mais assertivas para o público-alvo e o fechamento de negócios se torna mais possível para ocorrer.

Como criar uma qualificação de leads

Para que um lead possa ser classificado no formato de MQL ou de SQL, é importante que alguns critérios sejam de conhecimento da empresa para facilitar essa ação e, deste modo, ajudarem o empreendimento a atingir os objetivos.

O primeiro passo está no conhecimento do público-alvo que a empresa deseja obter, por isso, criar uma persona com o máximo de detalhes possíveis possa ser uma solução para iniciar um processo de qualificação de leads.

Com estratégias de conteúdos simples, ou outros meios de coletas de dados dos clientes, sempre deixando-os cientes que os dados coletados ajudarão a empresa e serão sigilosos, é possível montar as personas.

Isso porque saber a abordagem pode contribuir com uma estratégia. Por exemplo, se uma empresa coloca um balcão para ponto de venda, é importante que tenha um planejamento de como será o perfil das pessoas abordadas.

Por meio dessas estratégias, é que o funil de vendas da empresa pode ser elaborado de modo que possa ser útil tanto para quem já possui o produto ou serviço em mente, como também aqueles que estão no processo de descoberta.

Outro ponto importante para ser criado na qualificação de leads é a união entre os setores de marketing e vendas, como um modo para facilitar tanto a aquisição quanto a retenção dos clientes.

Com uma boa comunicação entre ambos os lados, é possível que decisões como os leads ideais para serem contatados e as estratégias de marketing mais assertivas possam ser estabelecidas em conjunto.

Especialmente com a ajuda da tecnologia, que por estar avançando cada vez mais, permite que ferramentas possam ser usadas por ambos os setores para um acompanhamento mais atualizado de como estão indo os leads.

Por isso, contar com processos de automação pode fazer com que sejam ideais para estes modelos de qualificação de leads, de modo que possa facilitar para que as ações dentro da empresa sobre MQL ou SQL.

E durante todo o procedimento, é necessário que haja um refinamento e uma observação dos pontos que necessitam de uma melhoria e também o que pode ser implantado para agilizar algum procedimento.

Uma destas possibilidades está em torno de métricas, que podem ser focadas em um único ponto e apresentarem os resultados que as equipes desejam ter um grande foco, seja para agilizar o funil de vendas ou para personalizar ainda mais a estratégia de marketing.

Com isso, uma empresa pode se preparar não somente para os consumidores, como também para a concorrência dentro do mercado, buscando soluções e planejamentos que possam ganhar um foco dentro do ramo.

Considerações finais

Um empreendimento que cria uma forma de qualificar os seus leads pode obter boas vantagens em torno da concorrência, especialmente porque as estratégias facilitaram a conversão final e, principalmente, a fidelização.

O modelo de classificar através da venda pode ser vantajoso para a empresa porque o cliente já sabe qual a sua necessidade e busca apenas pela marca de uma bomba pressurizadora para chuveiro que colabore, sendo o foco do time de vendas.

Já o modelo que tem como foco a equipe de marketing, acaba sendo necessário que haja uma preparação para convencer o consumidor que a empresa apresenta os produtos ou serviços que são necessários, de um modo profundo e superficial.

Um empreendimento que se prepara e faz uma classificação de leads, acaba se tornando um negócio que pode aumentar sua credibilidade e visibilidade dentro do mercado de atuação, além de ter um destaque dentre os demais negócios.

Portanto, a qualificação de leads pode garantir que a empresa tenha uma boa estabilidade para que possa crescer dentro do mercado e, posteriormente, ampliar sua cartela de consumidores.

Levando em conta que, quanto mais o empreendimento tem um conhecimento e preparo para lidar com seu público-alvo e clientes que já são fidelizados, maiores são as chances de fazer com que o negócio cresça em seu segmento mercadológico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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