Rafael Stark Foundation realiza sua primeira doação filantrópica para a Escola de Talentos, do Instituto Principia

 

 


 

Fundação que recebe o nome do CEO e fundador da Stark Bank, Rafael Stark, oferece bolsas de estudos e computadores para jovens com altas habilidades da instituição de ensino
 

São Paulo, agosto de 2022 - Rafael Stark Foundation, a fundação filantrópica de Rafael Stark, CEO e fundador da Stark Bank, criada para auxiliar o desenvolvimento acadêmico e intelectual de jovens com altas habilidades para a ciência, faz a sua primeira doação filantrópica para a Escola de Talentos, do Instituto de Física Teórica (Instituto Principia).

 

Com o objetivo de auxiliar os alunos e colaborar com a educação no Brasil, a Rafael Stark Foundation custeia, desde julho, bolsas de estudos para os alunos da escola em situações financeiras mais vulneráveis, e realizou a doação de computadores novos para todos os alunos da escola.
 

“Assim como esses estudantes, também enfrentei desafios para conquistar meus objetivos acadêmicos e profissionais. Mas tive algumas pessoas que ajudaram na minha jornada e que foram fundamentais para chegar onde estou. Após conhecer a história do Instituto e dos alunos, vi ali uma oportunidade real de retribuir a ajuda que tive contribuindo com o desenvolvimento de crianças e jovens com altas habilidades”, relata Stark.

 

Além de colaborar com a instituição de ensino por meio do financiamento de bolsas de estudos e doação de computadores, entre os dias 29 e 31 de julho, a fundação patrocinou o primeiro encontro presencial entre alunos e professores da Escola de Talentos, fornecendo transporte aéreo e hospedagem para que alunos de todo o brasil da Escola de Talentos pudessem conhecer a sede do Instituto Principia em São Paulo.


 

A Escola de Talentos

O encanto pelo projeto começou logo que Stark conheceu o Prof. Dr. Marcelo M. Guzzo, diretor do Instituto Principia, e soube mais sobre a Escola de Talentos. Os jovens que participam do projeto têm entre 14 e 17 anos e são selecionados entre os primeiros colocados da Olimpíada Brasileira de Física, iniciativa realizada pela Sociedade Brasileira de Física. Eles também passam por testes de altas habilidades e superdotação no centro de pesquisa do Instituto Principia.

 

Os aprovados são convidados a participar da Escola de Talentos, que oferece aulas 100% online, duas vezes por semana, para alunos de todo o Brasil - sempre no contraturno, para não atrapalhar os estudos regulares. Nas aulas, eles resolvem exercícios e estudam temas que, normalmente, fazem parte de um curso de graduação em Física. Os alunos são acompanhados por professores monitores e também recebem apoio psicopedagógico.
 

“O Brasil perde muitos talentos com habilidades para as ciências. Alguns são recrutados por universidades estrangeiras, outros têm que trabalhar para ajudar no orçamento doméstico. Para melhorar este quadro, o Instituto Principia criou a Escola de Talentos. E o encontro da Escola foi uma oportunidade para os nossos alunos que hoje estão espalhados por nove estados do Brasil, aprimorarem seus conhecimentos, conhecerem a nossa sede em São Paulo e socializarem entre si. A parceria a Rafael Stark Foundation propiciou as condições materiais para que este encontro se realizasse de uma maneira muito melhor e mais bem estruturada do que jamais poderia sonhar"​, finaliza o Prof. Dr. Marcelo M. Guzzo, diretor do Instituto Principia.


 

Sobre o Rafael Stark

CEO e fundador da Stark Bank, o primeiro banco digital do mundo focado em empresas de médio a grande porte. O banco oferece a melhor tecnologia financeira de cash management e cartão corporativo para empresas da nova economia como Quinto Andar, Loft, Daki, Bitso, Buser, Issac, entre outros. Rafael é formado em engenharia mecânica aeronáutica pelo Instituito Tecnologico de Aeronáutica (ITA) com menção honrosa em física e fez iniciação científica no laboratório de física do ITA.

 

Sobre a Rafael Stark Foundation

A Rafael Stark Foundation inicia seus trabalhos de filantropia fazendo sua primeira doação para a Escola de Talentos do Instituto Principia e pretende, por meio da educação, incentivar crianças e jovens, com altas habilidades, a alcançarem seu potencial máximo.
 

Sobre a Escola de Talentos do Instituto Principia

Com a visão de ser uma fonte de inspiração para despertar vocações científicas, a Escola de Talentos do Instituto Principia oferece oportunidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico a jovens que tenham grande interesse e habilidades para a ciência. Atualmente o Diretor da Escola de Talentos é o Prof. Dr. Marcelo M. Guzzo, professor titular do Instituto de Física Gleb Wataghin, Unicamp.

Postar um comentário

0 Comentários