Com o sucesso da primeira edição do ABII Hour, que teve um desafio de transformação digital proposto pela Tupy, o projeto da ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial ganha uma segunda edição a partir de 3 de agosto. Desta vez, a Embraer apresenta como tema para o desafio: “Estratégia de ganhos para projetos estruturantes na Indústria 4.0”.
O projeto é desenvolvido ao longo de dez encontros pelos Grupos de Trabalho (GTs) da ABII, que analisam um problema real com base em três pilares: Tecnologia, Negócios e Pessoas. Ao final da jornada a empresa recebe um documento onde estarão registrados todos os apontamentos das discussões (insights, orientações, comentários, sugestões, exemplos e soluções), uma espécie de relatório que vai sendo alimentado em tempo real pelos participantes.
Conforme o executivo de inovação e head de indústria 4.0 da Embraer, Gléverson Lemos, a empresa sente-se prestigiada por ter sido escolhida para propor um desafio nesta segunda edição do ABII Hour, especialmente por ser um questionamento latente nas discussões estratégicas: ganho versus investimento. Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela empresa decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
“Os investimentos em projetos relacionados à indústria 4.0 concorrem com recursos operacionais da indústria para os quais a análise financeira é tátil, e a comprovação do retorno se mostra crucial para a indústria aeroespacial que opera com margens curtas de faturamento. Esperamos que os grupos de trabalho possam trazer reflexões e debates sobre estruturas de recursos, sistemas de informação, estrutura organizacional e cultura que possam futuramente ser incorporadas nas nossas decisões estratégicas da Embraer”, destaca Gléverson.
Avaliação de quem teve o desafio resolvido
A Tupy, multinacional brasileira do setor de metalurgia, que participou da primeira edição do ABII Hour, tem uma avaliação positiva do projeto. “O ABII Hour trouxe uma importante contribuição para a nossa jornada de transformação digital. Encontramos um ambiente de segurança e com muito conhecimento para discutirmos de forma aberta nossas dúvidas e desafios”, destaca Daniel Moraes, Gerente de Inovação e Transformação Digital da Tupy.
"Ao longo dessa experiência, vários times da Tupy foram envolvidos, como nossa TI Industrial, Transformação Digital e RH. E foi gratificante perceber a energia dos profissionais após as interações", complementa. Os resultados do desafio foram apresentados pelos GTs Negócios, Tecnologia e Pessoas durante o 13º Encontro Nacional ABII, em Curitiba, no mês de maio.
A visão da ABII sobre a relevância do projeto
Os profissionais que participaram dos encontros durante o primeiro desafio destacam a oportunidade de troca de conhecimentos e aprendizados que o ABII Hour promove (abaixo você confere mais depoimentos). “Participar do ABII Hour é a oportunidade de trocar conhecimento: aprender e ensinar, tendo em vista restrições do mundo real. Além disso, estreita a relação com outros associados o que melhora a rede de contatos. É como um MBA, só que de graça”, acredita Claudio Goldbach, conselheiro da ABII e CEO da Termica Solutions.
A diretora da ABII Jordana Arruda, Customer Success da Pollux Part of Accenture, acredita que participar do projeto foi uma oportunidade de entender, de forma prática e sistemática, os desafios da jornada 4.0. “Meu aprendizado técnico foi maior exatamente por não focarmos só na aplicabilidade e maturidade tecnológica, mas no contexto dos negócios e das pessoas. O ABII Hour é sem dúvidas uma grande oportunidade de desenvolvimento individual e uma oportunidade imperdível para empresas consumidoras receberem por meio de um ambiente colaborativo e sem conflitos de interesse, suporte na sua jornada de transformação digital.”
Já o diretor Evandro Eckile Rodrigues, também CEO da i3C, destaca que o ABII Hour cria o ambiente perfeito para que o ecossistema da ABII consiga contribuir de fato com um desafio enfrentado por um associado. “Como líder de uma empresa vejo que o ABII Hour promove uma ponte entre a pequena empresa prestadora de serviço e a grande empresa que está em busca de soluções. Portanto, gera oportunidades de negócios também. Como profissional, aprendi muito, pois são visões diferentes que são conectadas naquele espaço. É um excelente momento para troca de experiências a partir do trabalho integrado dos GTs.”
Como vai funcionar a segunda edição
Cada encontro do ABII Hour é conduzido por um líder de GT e o objetivo é que sejam reuniões dinâmicas, que gerem aprendizados de valor para os associados e para a empresa que apresenta o desafio. Os encontros ocorrem entre 18h30 e 20 horas, de forma virtual para possibilitar a participação de profissionais de vários Estados, que integram a associação. O ABII Hour é exclusivo para associados e todos recebem uma agenda dos encontros nos seus e-mails cadastrados, com o link para a reunião.
A abertura, com apresentação geral da Embraer e detalhes sobre o desafio, será realizada no dia 3 de agosto, mas a cada início das reuniões seguintes o desafio será relembrado para que todos tenham a oportunidade de acompanhar, caso tenham perdido algum encontro. As agendas ocorrem em 3/8, 10/8, 17/8, 31/8, 14/9, 28/9, 13/10, 26/10, 9/11 e 23/11. A apresentação dos resultados finais será realizada durante o 14º Encontro Nacional ABII ainda em novembro.
Desta vez, haverá uma visita técnica a Embraer para entender melhor o desafio, suas variáveis e parâmetros que terão de ser atendidos. Um grupo formado por representantes dos GTs terá a missão de buscar as informações necessárias para aprofundar as discussões com todo o grupo nas reuniões. O projeto foi construído com base na missão da ABII, que é de promover o crescimento da indústria 4.0 e da IIoT no Brasil, num ambiente voluntário, que reúne provedores e usuários de tecnologia, instituições de ensino e especialistas.
0 Comentários