JOÃO CARLOS MARTINS E BACHIANA FILARMÔNICA SESI–SP RECEBEM GABRIEL SATER EM CONCERTO “DO CLÁSSICO AO PANTANAL”, NO TEATRO SANTANDER

 



DIAS 5 (SEGUNDA-FEIRA) E 6 (TERÇA-FEIRA) DE SETEMBRO DE 2022

  • Concerto traz repertório que passeia por Beethoven, passa pelo tango, por músicas regionais e pela trilha da novela Pantanal.


São Paulo, agosto de 2022 - Preparando-se para o concerto em comemoração aos 60 anos de carreira no Carnegie Hall – palco que o recebeu em sua estreia, aos 21 anos, em Nova York –, o maestro João Carlos Martins volta ao Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi, para um concerto especial com Gabriel Sater, denominado “Do Clássico ao Pantanal”, patrocinado pelo Santander e Santander Asset Management,  por meio dos mecanismos da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. As vendas já estão abertas pelo https://bileto.sympla.com.br/event/75633/d/152967.

Abrindo o concerto, que acontece nos dias 5 e 6 de setembro, João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP trazem duas peças de Beethoven: o quinto movimento da Sinfonia n.º 5, a Sinfonia do DestinoAllegro con brio, e o Concerto para Piano n.º 5, conhecido como Concerto do Imperador, o último concerto para piano do compositor.

Cantor, instrumentista, compositor, arranjador, pesquisador e produtor musical, além de ator, Gabriel Sater se une ao maestro e sua Bachiana para uma sequência que mescla a música erudita com clássicos regionais. Ave Maria, melodia do compositor francês Charles Gounod projetada para se sobrepor ao Prelúdio No. 1 de Bach abre a sequência, que traz ainda canções de Renato Teixeira: Tocando em Frente, em parceria com o pai de Gabriel, Almir Sater; Quando for a Hora, com Gabriel e João Gaspar; e a homenagem de Teixeira à Nossa Senhora Aparecida, Romaria.

Caçador de Mim, de Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá e eternizada na voz de Milton Nascimento,  Mercedita, canção de Ramón Sixto Ríos e parte do folclore argentino, e Por una Cabeza, tango de Carlos Gardel e Alfredo Le Pera de 1935, tema do filme Perfume de Mulher, fecham a primeira parte da participação de Gabriel.

João Carlos Martins assume o piano em canções que fazem parte da história do cinema: Cinema Paradiso, de Ennio Morricone, compositor de mais de 70 trilhas e vencedor do prêmio Bafta da Academia Britânica de Cinema, e Em Algum Lugar do Passado, música do premiado compositor John Barry.

Sater volta ao palco para mostrar, em arranjos orquestrais, algumas de suas composições. No ar na novela Pantanal como Xeréu Trindade – papel interpretado por seu pai na primeira versão da trama –, Gabriel traz Noite de tempestade, composta por ele (e, na novela, por seu personagem), Amor Marruá, parceira com Guilherme Rondon, e Boca do Mato, com Luiz Carlos Sá.

Amor de Índio, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos, tema dos personagens Juma e Jove na novela em versão especialmente gravada por Gabriel com Martins ao piano, e Libertangonuevo tango de Piazzolla, fecham a viagem musical “Do Clássico ao Pantanal”.

O concerto João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP recebem Gabriel Sater é apresentado pelo Ministério do Turismo, com patrocínio Santander e Santander Asset Management, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre o Maestro João Carlos Martins

João Carlos Martins em 1982 foi tema de uma reportagem de segunda página inteira do The New York Times, tendo diversas vezes recebido artigos de fins de semana deste mesmo jornal. Também foi capa do Washington Post, levando a música clássica para as primeiras páginas dos jornais nos EUA, enchendo de orgulho o nosso País.

Ele teve sua vida registrada em dois documentários europeus vencedores de festivais internacionais. Hoje continua levando a sua arte à todos aqueles que tenham oportunidade de ouvi–lo, assumindo a sua responsabilidade social no Brasil.

Após uma carreira meteórica como pianista com mais de mil apresentações no exterior, deixou como legado a gravação completa da obra de J.S.Bach para teclado. Considerado um de seus maiores interpretes do século XX – apesar das inúmeras adversidades, acabou por abandonar o piano definitivamente no ano de 2003.

Em 2004 iniciou uma nova carreira aos 63 anos como maestro, transformando–se no músico clássico brasileiro mais requisitado pelo Brasil afora.

À frente da Filarmônica Bachiana SESI SP, o maestro tem trabalhado em prol da democratização da cultura no país, levando música erudita para as mais diversas plateias em todo o país.

Sobre Gabriel Sater

Intérprete com voz marcante, instrumentista virtuoso, compositor versátil, arranjador, pesquisador e produtor musical, o também ator Gabriel Sater nasceu em São Paulo em 1981, mas foi criado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Filho do grande violeiro Almir Sater, Gabriel herdou não só o sobrenome, mas o talento e carisma do pai. O jovem artista usa como inspiração a convivência desde a infância com a família absolutamente musical e com nomes como Renato Teixeira, Sergio Reis, Família Espíndola, Paulo Simões, Guilherme Rondon, Dino Rocha e seus tios Rodrigo e Gisele Sater.

Com 21 anos de carreira, o artista traz na bagagem 04 CDs e 01 DVD lançados, mais de 100 composições criadas, parcerias com grandes nomes da música como a com Luiz Carlos Sá (da dupla Sá e Guarabyra), que já deu origem a mais de 30 canções, além de atuações em novela global, teatro musical e cinema. Já se apresentou em grandes festivais, ganhou diversos prêmios e indicações, e emplacou músicas em trilhas de novelas, filmes, séries e programas de TV.

Ao longo de sua trajetória, realizou trabalhos musicais (shows, gravações, composições, etc) com importantes nomes da música brasileira como Almir Sater, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Fafá de Belém, Luiz Carlos Sá, Fernando Brant, Família Espíndola, Inezita Barroso, Tim Rescala, Lucy Alves, Ney Matogrosso, Jackson Antunes, Pena Branca, Zeca Baleiro, Paulinho Pedra Azul, Pedro Altério & Bruno Piazza, Chico Lobo Guilherme Rondon, Chico Lobo, Lucina, Zé Geraldo, Andreas Kisser, Glaucia Nasser, Nô Stopa, Zezé di Camargo & Luciano, Paulinho Moska, Tadeu Franco, Neymar Dias, Paranga, Gisele Sater e Rodrigo Sater, Paulo Simões entre muitos outros.


Sobre o Teatro Santander

O Teatro Santander abriu as cortinas em 2016, com a proposta de ser um espaço multifuncional, moderno, sofisticado e inovador. É o único espaço no Brasil que possui o sistema de recolhimento automático das poltronas e de varas cênicas automatizadas, que permitem a mudança de configuração do espaço em questão de minutos.

Pelo palco do Teatro Santander já passaram musicais como: “We Will Rock You”, “My Fair Lady”, “Alegria, Alegria”, “Cantando na Chuva”, “Se meu apartamento falasse”, “A Pequena Sereia”, “Annie: O Musical”, “Sunset Boulevard”, “Escola do Rock”, “Turma da Mônica”, “O Som e a Sílaba”, “Donna Summer” e “Chicago”.

O Teatro Santander também já recebeu diversos eventos corporativos importantes, além de desfiles, jantares, premiações para empresas, seminários e workshops. Graças a sua versatilidade e tecnologia, o espaço está preparado para receber qualquer tipo de evento sem necessidades de mudanças na configuração. O Teatro Santander também dispõe de acessibilidade para comodidade e locomoção necessária.

O Teatro Santander também já recebeu diversos eventos corporativos importantes, além de desfiles, jantares, premiações para empresas, seminários e workshops. Graças a sua versatilidade e tecnologia, o espaço está preparado para receber qualquer tipo de evento sem necessidades de mudanças na configuração. O Teatro Santander também dispõe de acessibilidade para comodidade e locomoção necessária.

Sobre o JK Iguatemi

Projetado sob novo conceito de shopping center, desde 2012, o Shopping JK Iguatemi reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Faz parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer o mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor.

MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS E BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: GABRIEL SATER

5 e 6 de setembro, às 21h

Teatro Santander

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, São Paulo

Duração: 90min.

Classificação: Livre

Capacidade: 1.084 lugares

INGRESSOS

Internet (com taxa de conveniência): https://bileto.sympla.com.br/event/75633/d/152967

Bilheteria física (sem taxa de conveniência:

Atendimento Presencial: Todos os dias 12h às 18h. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação.

Autoatendimento: A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia.

Postar um comentário

0 Comentários