Até hoje não se sabe exatamente quantos autistas há no Brasil. Sem um estudo estatístico, o país não tem números oficiais, ou seja, não se sabe precisar quantas pessoas têm autismo, muito menos quantas já foram diagnosticadas.
Os únicos trabalhos brasileiros neste sentido, foram um estudo-piloto, realizado em 2011, na cidade de Atibaia, interior de São Paulo, que resultou em 1 autista para cada 367 crianças.
E em 2018, um outro estudo-piloto, que foi feito somente na cidade de São Paulo, dessa vez em relação a idade média de diagnóstico do autismo resultou em: 4 anos e 11 meses e meio (4,97).
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) a estimativa global é de que aproximadamente 1% da população mundial pode ter autismo.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), subordinada à ONU, o número é diferente: em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tem autismo.
O autismo é um Transtorno do Neurodesenvolvimento, que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo.
Um dos fatores a ser observado é o atraso da fala. E, com quase cinco anos de idade, esse atraso já é bastante considerável.
0 Comentários