Uma das ferramentas que é de grande ajuda na estruturação de um planejamento estratégico e que, muitas vezes, representa um desafio para os gestores, é o mapa estratégico.
Como se sabe, uma empresa é formada por diferentes áreas que devem se relacionar bem e devem se complementar, pois o sucesso dela depende, em grande parte, da integração das equipes.
Um mapa estratégico ajuda todos os membros de uma corporação a saber quais devem ser seus objetivos, sejam de curto ou de longo prazo, garantindo que todos trabalhem em prol do mesmo propósito.
Para ajudar os empreendedores a entenderem mais sobre o tema, este artigo explicará qual é a definição e como criar um mapa estratégico.
Apresentará também as vantagens de se ter um mapa estratégico na empresa e listará ferramentas atuais para usá-lo de forma eficiente.
Entenda o que é o mapa estratégico e como fazer um
O mapa estratégico de um negócio de concreto fck 30, por exemplo, nada mais é do que a representação gráfica e resumida dos planos que um gestor tem para a empresa.
Criado através de uma metodologia desenvolvida por Kaplan Norton, que deu o nome de BSC (Balanced Scorecard), ela surgiu para melhorar a gestão e a performance das empresas. Um mapa estratégico pode ser criado a partir de quatro perspectivas, são elas:
Perspectiva financeira;
Perspectiva dos clientes;
Perspectiva dos processos internos;
Perspectiva de aprendizagem e conhecimento.
Visto isso, os primeiros passos para criar o mapa são: definir o principal objetivo, definir os valores da empresa e definir a proposta de valor predominante.
Depois de concluir essas etapas, é necessário estabelecer os objetivos de cada uma das perspectivas, e para sempre manter a clareza é recomendado no máximo quatro objetivos por ponto de vista.
E, por último, é preciso fazer a relação dos objetivos da perspectiva com as próximas criadas, encerrando, dessa forma, o processo de criação do fluxo de metas.
Uma empresa de troca de tela de celulares pode estar adaptando o fluxo constantemente de acordo com as necessidades que forem surgindo no processo, por exemplo.
Para entender um pouco mais sobre cada uma das perspectivas citadas acima, veja uma explicação mais aprofundada sobre elas em seguida.
1. Perspectiva financeira
A perspectiva financeira envolve o planejamento financeiro da empresa. Com esse plano e a proposta de valor, é possível ter clareza do que deseja que o negócio alcance financeiramente.
2. Perspectiva dos clientes
Essa perspectiva está relacionada diretamente com quem gera faturamento direto para a empresa, e se o negócio não tem planos para otimização das experiências do cliente já passou da hora de trabalhar neles.
Afinal, ela ajuda a conquistar mais clientes e, consequentemente, a aumentar as vendas do negócio de placas de Ps, elevando seu espaço e notoriedade no mercado.
3. Perspectiva dos processos internos
Essa perspectiva lida com a dinâmica entre os setores da empresa, para que os objetivos traçados nas perspectivas já mencionadas sejam alcançados.
Para guiar bem o time, com clareza e objetividade, com o intuito de cumprir esses objetivos, também é preciso desenvolver uma boa maneira de liderar.
3. Perspectiva de aprendizagem e conhecimento
O desenvolvimento das pessoas e de suas habilidades é trabalhado nessa perspectiva, isso acontece através de cursos de capacitação, treinamentos e também uso de ferramentas que facilitam o trabalho.
Tudo o que é aprendido deve ser alinhado com a realidade da empresa, seja ela do ramo de renovações de CNH ou qualquer outro existente.
Vantagens de ter um mapa estratégico no negócio
O mapa estratégico traz uma série de benefícios para quem está pensando a longo prazo, tendo em vista que o propósito é concretizar os objetivos da empresa. São eles:
1. Traz mais clareza
O que mantém os objetivos sobre o futuro de um negócio em movimento é a clareza com que ele é passado, pois a confusão pode atrapalhar todo o processo.
Se os objetivos futuros de um negócio de serviços de troca de câmbios são colocados no papel, tudo passa a ficar muito mais claro.
Quando isso ocorre, toda a confusão vai embora e o time pode seguir para a direção mais apropriada a fim de realizar suas tarefas.
2. É fácil de entender
O mapa estratégico é muito diferente de um extenso, detalhado e difícil de entender planejamento estratégico da empresa, que, geralmente, só o alto escalão tem acesso.
Ou seja, o mapa estratégico é vantajoso por ser de fácil entendimento porque ele vai direto ao ponto e também pode ser compartilhado com todos os colaboradores da entidade.
É o tipo de plano que pode ser colocado na parede da empresa para ficar à mostra e todos verem cada um dos seus detalhes.
3. Ajuda a alinhar empresa e colaboradores
Se todos os colaboradores tiverem acesso ao mapa estratégico, eles poderão ter mais clareza sobre o futuro da empresa e os objetivos dela, além de saber onde ela quer chegar.
Para ajudar ainda mais nessa clareza, é possível aliar o mapa estratégico com uma boa comunicação interna.
Quando todos sabem para onde devem ir para alcançar os objetivos, fica mais fácil superar as expectativas do negócio de exames admissionais.
Assim, os colaboradores executam suas tarefas de maneira muito mais eficiente e entregam melhores resultados, pois já sabem bem o que precisa ser feito.
Ferramentas para criar um de forma eficiente
Hoje em dia, existem muitos recursos que ajudam na elaboração de um mapa estratégico, que serve de apoio para deixar os processos mais fáceis e simples de serem realizados.
Assim como mencionado, eles ajudam a traçar a melhor forma de alcançar os objetivos de um negócio, e a fazer com que eles sejam atingidos mais rápido. Alguns deles são:
Canvas Modelo de Negócio
Quando alguém tem a ideia de iniciar um negócio de vendas de válvula esfera 4 polegadas, por exemplo, às vezes surgem dúvidas sobre a viabilidade e os cuidados para abrir a organização.
O Canvas Modelo de Negócio é uma das melhores ferramentas para a criação de planos estratégicos feitos com o intuito de desenvolver modelos de negócios novos ou que já existem.
Até um novo empreendedor pode utilizá-lo para trabalhar suas diversas ideias, projetos ou negócios. Além disso, essa ferramenta de planejamento estratégico é considerada a mais simples e prática entre as atuais.
O Canvas conta com um mapa visual que contém alguns tópicos já formatados, como proposta de valor, segmento do público, canais de comunicação, recursos, parcerias, entre vários outros.
Matriz Swot
A Matriz Swot, conhecida também como Análise Swot, é uma ferramenta de análise profunda e detalhada no cenário macro que ajuda na tomada de decisões.
A sigla significa strengths, weaknesses, opportunities e threats, que no português fica como: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
O objetivo principal desse recurso é dar um diagnóstico estatístico para prevenir a empresa de situações negativas e prever as positivas, combinando fatores tanto externos, quanto internos.
Matriz BCG
A Matriz BCG foi desenvolvida com o intuito de analisar as carteiras de produtos e serviços de negócio, e de unidades de negócio de grandes organizações.
A sigla é derivada da empresa de consultoria Boston Consulting Group, que criou a ferramenta em meados da década de 1970.
Seu objetivo principal é mostrar quais ações devem ser tomadas com relação aos produtos e a unidade dos negócios de acordo com as análises gráficas.
Matriz de Ansoff
A Matriz de Ansoff foi criada por Igor Ansoff, com o objetivo de fazer a avaliação completa da situação de mercado de um negócio, seja de serviços de reforço estrutural em pilares ou qualquer outro.
Com essa ferramenta as variáveis que são estudadas se referem ao portfólio de produtos e serviços deste negócio. E o que se leva em consideração no final, é se o mercado que atende é novo ou já existe há um tempo.
É usada em dois eixos, produtos ou mercados, e duas colunas sempre são separadas por novo e também por já existente. Esse cruzamento aponta direto para a estratégia que deve ser seguida pelos produtos enquadrados.
Considerações finais
Resumidamente, um mapa estratégico deve sempre descrever sobre como cada um dos processos e recursos da companhia vão influenciar na satisfação do cliente e logo na saúde financeira do negócio.
Tendo em mente o objetivo principal da empresa, uma boa ferramenta ajuda a direcionar os setores dos colaboradores de forma eficaz.
Além disso, também facilita muito mais do que o esperado a comunicação entre canais e a definição das estratégias do negócio em questão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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