58º Festival do Folclore de Olímpia é beneficiado pelos programas de fomento do Governo do Estado de São Paulo

  Evento acontece de 6 a 14 de agosto com participação de cerca de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de 18 estados de todas as regiões brasileiras; Serão 56 participantes, sendo 32 grupos visitantes, 22 de Olímpia e duas apresentações culturais de orquestras

 

O 58º Festival do Folclore de Olímpia - FEFOL é beneficiado pelos programas de fomento do Governo do Estado de São Paulo, ProAC e #JuntosPelaCultura. Evento acontece de 06 a 14 de agosto de 2022, na Estância Turística de Olímpia, no noroeste paulista. A cidade reúne, há quase 60 anos ininterruptos, grupos e manifestações folclóricas de diversos estados brasileiros.
 

Neste ano o festival irá reunir cerca de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de 18 estados de todas as regiões brasileiras. De norte a sul, passando pelo nordeste, centro-oeste e sudeste, os diferentes ritmos, passos e emoções se encontrarão no palco do Recinto do Folclore. Serão 56 participantes, sendo 32 grupos visitantes, 22 de Olímpia e duas apresentações culturais de orquestras. Do total, 35 grupos são considerados folclóricos e os demais parafolclóricos.
 

A edição de 2022 do FEFOL tem como tema a celebração do Jubileu de Dália, conforme o legado deixado pelo seu idealizador, Professor José Sant’anna. Com o tema “Olímpia é o folclore brasileiro”, em referência à música “Olímpia, Cidade-Moça”, da dupla sertaneja Tonico & Tinoco.
 

Folclore brasileiro

O evento é considerado um dos festivais mais importantes do país. Em 2020, devido à pandemia de coronavírus, foi realizado em formato totalmente digital e, no ano passado, a edição foi híbrida, com apresentações gravadas e ao vivo, transmitidas em tempo real pelos canais oficiais do festival, alcançando mais de 110 mil pessoas no Brasil e no mundo.
 

Além dos grupos que possuem longa história de participação no festival, a edição deste ano irá contar com 7 grupos inéditos, cinco deles integram a programação do evento pela primeira vez e dois participaram da edição híbrida, em 2021, e estrearão no palco do festival presencialmente.
 

Haverá ainda uma homenagem especial à Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis -- SC, que foi escolhida como grupo homenageado, ilustrando o cartaz oficial do evento. Com mais de 50 anos de história, o grupo é considerado um dos mais antigos da capital catarinense, com uma apresentação que conta a tradicional história da morte e ressurreição do boi, um clássico da cultura de Santa Catarina, com personagens como a cabra, a bernúncia, o bode e a maricota, interpretando um espetáculo que interage com todas as idades.
 

Um dos momentos mais esperados e emocionantes da festa é o espetáculo de abertura, na noite do dia 06 de agosto (sábado), que está sendo preparado pela secretaria de Educação, com mais de 450 pessoas envolvidas, a maioria delas alunos da rede municipal de ensino. A apresentação fará referência ao grupo homenageado e a personalidades do folclore olimpiense, com o tema “O Folclore Pulsando em Olímpia: Santa Catarina e todo Brasil em um só Coração”, reforçando a identidade cultural de Olímpia enquanto Capital Nacional do Folclore.
 

Segundo a Comissão Organizadora do festival, serão mais 1.500 componentes, entre dançarinos, músicos e equipes de apoio dos grupos visitantes. O entusiasmo para o retorno do festival presencial também se reflete na expectativa de público para este ano, estimando que mais de 160 mil pessoas passem pelo Recinto de Exposições e Praças de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” (Recinto do Folclore), durante a festa, superando o público de 2019, quando foi realizada a última edição nos moldes tradicionais no FEFOL.
 

Além das apresentações noturnas de palco, a programação do FEFOL inclui outras diversas atividades culturais, recreativas e educacionais, também ao longo do dia. Todas as atividades são gratuitas e a programação completa está disponível no site: Link 




Postar um comentário

0 Comentários