São Paulo realiza Virada ODS: evento inédito no mundo

 

A proposta da Virada ODS é popularizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda aprovada por 193 países-membros da ONU em 2015, e que é executada pela administração municipal em diversas ações. 


Nesta sexta-feira (8), o prefeito Ricardo Nunes e a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, ao lado do governador Rodrigo Garcia e da representante da ONU no Brasil, Silvia Rucks, fizeram a abertura da Virada ODS, evento para popularizar a agenda mundial de desenvolvimento sustentável, combate à pobreza e promoção de igualdade de direitos entre as pessoas.


O prefeito Ricardo Nunes assinou a Declaração de São Paulo pela "Década da Ação", rumo ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documento elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, que também lança, nesta sexta-feira, uma ferramenta inédita: o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, que revela como as cidades brasileiras estão nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta é contribuir para que as metas assumidas pelo Brasil em 2015 sejam também incorporadas pelas cidades, importantes agentes de transformação social.



SIGNIFICADO DA VIRADA ODS


''É no valor da vida que está o simbolismo de realizarmos esta Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é uma Virada de Chave para o Futuro! Estamos dizendo que cada vida importa! É por isso que estamos aqui, na Bienal do Ibirapuera, e com mais atividades, no Hub Green Sampa, em Pinheiros, com o Hackathon. Também em 8 Centros Educacionais Unificados (CEUs). Pela preservação de vidas dignas, os ODS são a resposta'' afirmou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.


A cidade de São Paulo tem trabalhado para atingir as metas da Agenda 2030 e já é reconhecida pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), como Capital Verde Ibero-americana do ano de 2022.


"As preocupações ambientais que sensibilizam as pessoas e mobilizam os governos no mundo todo, são legítimas e exigem ações vigorosas, planejadas e urgentes, não apenas das ações, mas também das cidades, dos municípios, dos estados e dos governos. Nós temos hoje aqui um dia que ficará marcado para a eternidade: a primeira virada ODS da cidade de São Paulo. Aqui, temos muito o que aprender, mas também temos muita coisa para compartilhar de positivo que desenvolvemos na cidade de São Paulo”, afirmou o prefeito da cidade.


Programação


A Virada ODS acontece até domingo na Bienal do Parque Ibirapuera. No Hub Green Sampa, haverá competições nos dias 9 e 10 com a premiação ocorrendo no próprio domingo.


Há programação e eventos em oito Centros Educacionais Unificados (CEUs): Parelheiros, Butantã, Cidade Dutra, Heliópolis, Água Azul, Jardim Paulistano, São Rafael e Jaçanã.




 
 

Postar um comentário

0 Comentários