Independence Day: Quais as vantagens do intercâmbio nos EUA?


De acordo com a Belta, Estados Unidos foi o segundo país de mais interesse dos brasileiros para destino de intercâmbio, atrás apenas do Canadá
 

Tornar-se fluente no inglês é um dos principais objetivos de quem opta pelo intercâmbio nos EUA (Crédito: Unsplash)

 

O Dia da Independência dos Estados Unidos é um feriado nacional celebrado no país no dia 4 de julho. Esse dia marca a Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colônias declararam a separação formal do Império Britânico e que, hoje, faz com que estadunidenses comemorem com muita alegria, festas, brincadeiras, fogos de artifícios, desfiles e parques e ruas lotados. E é por isso que muitos brasileiros se sentem atraídos para conhecer a cultura dos EUA.

 

De acordo com a pesquisa oficial da Belta (Associação das Agências de Intercâmbio do Brasil), Estados Unidos foi o segundo país mais escolhido como destino de intercâmbio por brasileiros em 2021, atrás apenas do Canadá. O país, localizado na América no Norte, é conhecido por ser uma das principais influências econômicas, políticas e culturais do mundo e é bastante visitado por quem deseja dominar o idioma anglófono.

 

“Muitas pessoas já são familiarizadas com a cultura estadunidense através da mídia, seja no cinema, programas de TV, redes sociais e afins. A educação e os costumes locais somam força ao grande desejo de muitos estudantes de realizarem seus intercâmbios nos EUA, pois existem muitos atrativos, incluindo as renomadas instituições de ensino do país, bem como as celebrações, em exemplo, o Independence Day que atrai estrangeiros para essa comemoração considerada a data em que nasceu o país, inspirando um espírito patriota a cada um deles que lutaram nesse processo”, explica Alexandre Argenta, presidente da Belta.


 

Quais são, de fato, os benefícios de fazer um intercâmbio nos EUA?

 

Tornar-se fluente no idioma inglês

 

Dominar o inglês, obviamente, é a primeira vantagem. Fazer intercâmbio nos EUA faz com que o intercambista consiga aprender o idioma de forma imersiva, ou seja, para além das aulas do curso, conseguindo se comunicar com facilidade e construindo uma pronúncia mais próxima a de um nativo. “O país tem inúmeras possibilidades de cursos de inglês e programas de intercâmbio, e se adequa aos mais variados objetivos, perfis e idades”, pontua Argenta.


 

Qualidade no ensino

 

Segundo um levantamento realizado pelo QS Top Universities, em 2019, os Estados Unidos detêm, sozinhos, 157 das 1.000 melhores universidades do mundo (equivalente a quase 1/5 dessas prestigiadas instituições). Não é coincidência que os cursos de idiomas para intercambistas tenham reflexos dessa qualidade e, se tratando das graduações, os estudantes são incentivados a fazer não só as disciplinas do curso como também disciplinas de outras áreas, expandindo o conhecimento através de uma grade curricular mais flexível e variada.


 

Facilidade de locomoção
 

Grandes municípios, mesmo em regiões afastadas, estão muito bem conectados entre si. É o caso, por exemplo, das cidades de Nova York, Orlando e Miami, na Costa Leste; e São Francisco, Los Angeles e San Diego, na Costa Oeste. O trânsito dos Estados Unidos funciona muito bem, os transportes públicos são de qualidade e as ruas são bem sinalizadas. O intercambista pode contar com rodovias que, literalmente, cruzam o país, permitindo com que façam road trips ao lado de amigos e, por conseguinte, conheçam com mais facilidade outros pontos dos EUA.


 

Muitos pontos turísticos

 

O que não falta no território estadunidense são pontos turísticos, independente do lugar que você escolher. Os seus 9.834.000 km² dão inúmeras possibilidades tanto para quem vai ficar na região metropolitana quanto para quem fica em região interiorana. No site da Belta, Associação que, há 30 anos, conecta brasileiros ao mundo, você pode solicitar gratuitamente a sua Revista Ei e conferir esses e outros destinos com todas as especificidades do intercâmbio.

 

Para obter a garantia de qualidade e segurança, planeje o seu programa de intercâmbio com agências com Selo Belta. Saiba mais, aqui!

 

Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta -- Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio -- tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 35 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, -universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Postar um comentário

0 Comentários