Intercâmbio: Como lidar com o choque cultural durante a viagem?


Acostumar com as diferenças culturais e ter cuidado para não passar por situações constrangedoras são algumas das preocupações dos intercambistas


É importante estar com mente aberta para as diferenças culturais (Crédito: Unsplash)

Visitar um outro país significa encarar novos desafios, especialmente quando é a primeira vez que se pisa nele. Dentro desse contexto, é comum que aconteça o famoso choque cultural, no qual um indivíduo, ao se deslocar para um novo lugar, enfrenta dificuldades para se acostumar ao modo de vida específico da região, o que pode envolver alimentação, costumes, idioma e outros hábitos que até então não eram conhecidos.

“Toda pessoa que queira ter essa experiência no exterior precisa estar com a mente aberta, pois enfrentar a diferença cultural anda lado a lado com o programa de intercâmbio, ou seja, é algo inevitável. Algumas pessoas se adaptam mais rápido, outras não sentem tanta diferença, mas para alguns mudar os hábitos culturais para acompanhar de um novo país se torna um pouco mais demorado. É importante trabalhar a cabeça para receber essas diferenças sem, necessariamente, achar um estranhamento, e ter em mente que é possível construir um network internacional, dominar as diferenças de forma proveitosa e curtir a experiência”, disse Alexandre Argenta, presidente da Belta - Associação de Agências de Intercâmbio do Brasil.

Em 2021, 58,4% das desistências de intercâmbio foram por questões financeiras e 35,6%, por preocupação sanitária devido à pandemia. Ainda na mesma pesquisa, 82% afirmou continuar com interesse em uma experiência internacional em 2022. O levantamento foi realizado pela Belta, conforme o impacto da pandemia da COVID-19 sobre os planos de realização de intercâmbio, disponibilizados nos dados oficiais da associação de 2021.



As informações acima revelam o interesse dos brasileiros de realizarem seus programas de intercâmbio em 2022 e faz com que se crie um debate sobre como aproveitar melhor o país sem deixar as diferenças culturais criarem situações desconfortáveis ou que façam o intercambista travar diante da situação. É importante entender que a experiência é para que o indivíduo possa aproveitar da melhor maneira possível e cresça no âmbito pessoal e profissional.

"Outra forma de lidar com o choque cultural é tentar encontrar refúgios no local de destino, seja ouvir músicas ou ligar para um familiar, e fazer atividades de integração, encarando a viagem como um grande aprendizado. Não existe nenhuma maneira melhor de ampliar seus horizontes do que experimentando pessoalmente uma cultura diferente. Entender isso já é um caminho para que o intercâmbio seja leve e proveitoso”, conclui Argenta.

Não é preciso se cobrar para se acostumar com o modo de vida do país em que se visita, basta se permitir experimentar e aprender o que for possível, com mente aberta e aceitar as diferenças. No site da Belta, Associação que, há 30 anos, conecta brasileiros ao mundo, você pode solicitar gratuitamente a sua Revista Ei e conferir os principais destinos com todas as especificidades do intercâmbio.

Para que a sua viagem tenha a garantia de qualidade e segurança, planeje o seu pacote de intercâmbio com agências com Selo Belta.

Sobre a Belta
Criada há 30 anos, a Belta -- Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio -- tem como objetivo promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 35 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, -universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no Exterior. A Belta tem alguns prêmios acumulados, ao longo desses anos, entre eles: o prêmio internacional STM Awards, que é considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama.

Postar um comentário

0 Comentários