EXPOSIÇÃO LE CORBUSIER NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA APRESENTA AS 17 OBRAS DECLARADAS PATRIMÔNIOS MUNDIAIS PELA UNESCO

 

Capela Notre-Dame du Haut - RonchampFrança -- 1950 | Vista exterior - Crédito Cemal Emden © FLC/ADAGP, 2016



 

ABERTURA ACONTECE NO DIA 22 DE JULHO, SEXTA-FEIRA, A PARTIR DAS 10H, COM ENTRADA GRATUITA



O Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, acolhe a exposição ‘Le Corbusier - A arquitetura moderna declarada Patrimônio da Humanidade’, realizada pela Embaixada da Suíça no Brasil e o Consulado Geral da Suíça em São Paulo, em colaboração com a Fundação Le Corbusier e a Unesco.
 

A exposição, que será apresentada no Museu de 22 de julho a 25 de setembro, comemora os seis anos da inscrição de 17 obras de Le Corbusier no Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, apresenta o trabalho do arquiteto suíço considerado o fundador da arquitetura moderna.
 

Os painéis de tecidos com estampas das 17 obras foram especialmente produzidos para a mostra no Museu da Casa Brasileira, que retrata temas transversais como: Le Corbusier e arquitetura moderna brasileira, Patrimônio Mundial da Humanidade numa perspectiva contemporânea, sustentabilidade, inovação e educação.
 

Para o Embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, a exposição apresenta a história de um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do século 20, e trata da importância da arquitetura moderna como patrimônio da humanidade e das influências recíprocas entre os grandes nomes da arquitetura suíça e brasileira até os dias de hoje. A mostra se torna ainda mais relevante ao ser inaugurada no Museu da Casa Brasileira, local de referência para a arquitetura, habitação e design brasileiros, disciplinas que fazem parte de um diálogo histórico entre a Suíça e o Brasil. Uma excelente oportunidade de difundir ao grande público os princípios da arquitetura moderna, tão importantes para a identidade cultural de nossos países.
 

“Essa será uma ótima oportunidade para que todos possam conhecer o legado arquitetônico de Le Corbusier, cuja experimentação técnico-artística revolucionou a arquitetura no século 20”, comenta Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB. Já para José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra o Museu da Casa Brasileira, essa é mais uma parceria de sucesso. “Estamos felizes em apresentar as obras de um arquiteto que se tornou uma das figuras mais importantes da arquitetura e um grande influenciador na formação da geração modernista de arquitetos brasileiros”, finaliza.
 

Dentre as obras consagradas pela Unesco, os visitantes conhecerão projetos de Le Corbusier espalhados por sete países do mundo, em quatro continentes, como a Casa orla Lago Léman, em Corseaux/Suíça; a Casa Guiette, em Antuérpia/Bélgica; o Conjunto Residencial Frugès, em Pessac/França; o Complexo Governamental, em Chandigar/Índia e o Museu Nacional de Arte Ocidental, em Tóquio/Japão.
 

Com leitor QR do celular e um painel interativo em LED, o público poderá realizar uma visita virtual em 3D às maquetes de duas obras apresentadas na mostra -- Casa orla Lago Léman e Casa Savoye -- e também acessar sites como da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), da Fundação Le Corbusier e outros, com informações complementares ao conteúdo da exposição.
 

Depois de São Paulo, a exposição seguirá em itinerância por outras cidades brasileiras até 2023.
 

As 17 obras da exposição:

Casa orla Lago Léman

Corseaux, Suíça - 1923

Casas La Roche-Jeanneret

Paris, França - 1923

Conjunto Residencial Frugès

Pessac, França - 1924

Casa Guiette

Antuérpia, Bélgica - 1926

Casas Weissenhofsiedlung

Stuttgart, Alemanha - 1927

Casa Savoye e Casa do Jardineiro

Poissy, França - 1928

Edifício Residencial Clarté

Genebra, Suíça - 1930

Edifício Residencial Molitor

Paris, França - 1931

Fábrica Claude e Duval

Saint-Dié-des-Vosges, França - 1946

Conjunto Residencial Marseille

Marselha, França - 1947

Casa Consultório Dr. Curutchet

La Plata, Argentina - 1949

Capela Notre-Dame du Haut

Ronchamp, França - 1950

Cabana Corbusier-Gallis

Roquebrune-Cap-Martin, França - 1951

 

Complexo Governamental

Chandigar, Índia - 1952

Convento La Tourette

Éveux, França - 1953

Centro Cultural de Firminy

Firminy, França - 1953

Museu Nacional de Arte Ocidental

Tóquio, Japão - 1955
 

Quem foi Le Corbusier:

Um dos arquitetos mais reconhecidos mundialmente, o suíço/francês Le Corbusier -- pseudônimo de Charles-Edouard Jeanneret-Gris -- nasceu no dia 6 de outubro de 1887, em La Chaux-de-Fonds, no noroeste da Suíça, próximo da fronteira com a França.

Arquiteto, urbanista, escultor e pintor, deixou mais de 30 obras pelo mundo.

Filho de um mestre relojoeiro e de uma professora de piano, é considerado um dos mais importantes arquitetos e modernistas do século XX e um dos principais influenciadores teóricos da arquitetura de todos os tempos.
 

SERVIÇO:

Exposição: Le Corbusier - A arquitetura moderna declarada Patrimônio da Humanidade

Data: de 22 de julho a 25 de setembro de 2022

Local: Museu da Casa Brasileira

Endereço: Av. Brig. Faria Lima, nº 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo/SP

Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.

Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção da sexta-feira, que tem horário estendido até 22h.

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)

Entrada gratuita: às sextas-feiras

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país. ​
 


Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.

Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Linkedin

Postar um comentário

0 Comentários