Como fazer a análise da Matriz SWOT para sua empresa


A Matriz SWOT, também conhecida como análise SWOT, é uma estratégia de planejamento que analisa e engloba diferentes cenários, embasando as tomadas de decisões, com base em 4 fatores.

Ao longo do tempo, as empresas se deparam com a necessidade de tomar decisões relacionadas aos seus processos internos e ao mercado em que atuam. Mas, nem sempre tomar uma decisão é uma tarefa fácil para o gestor.

É necessário compreender o cenário interno e externo, para identificar situações que geram impactos para a companhia, e isso pode acontecer dentro e fora dela. Além de tomar boas decisões, é uma forma de lidar com as crises.

O mercado muda constantemente e exige que as empresas saibam lidar com suas mudanças para que se mantenham competitivas e sustentáveis. Ao longo do tempo, várias estratégias foram desenvolvidas com esse objetivo.

Uma das mais utilizadas é a matriz swot, também conhecida como matriz FOFA, e se você não entende muito bem sobre o assunto, não se preocupe, pois vamos explicar tudo sobre ele neste artigo.

Você vai entender o conceito de análise SWOT, quais são os seus quadrantes, o objetivo de utilizá-la e de que maneira aplicá-la em sua empresa.

A Matriz SWOT e seus quadrantes

Matriz ou análise SWOT, conhecida em português como matriz FOFA, nada mais é do que um planejamento estratégico que analisa diferentes cenários e melhora as tomadas de decisões.

Foi desenvolvida por Albert Humphrey, na Universidade de Stanford, durante a década de 1960. Para isso, ele liderou um projeto de pesquisa que analisou informações de mais de 500 corporações, listadas pela revista Fortune.

Desde então, essa ferramenta passou a ser usada por diferentes empresas, como um fabricante de GPS rastreador veicular. Tornou-se muito popular e foi aprimorada com o passar dos anos, trazendo resultados efetivos.

Para utilizá-la, a empresa precisa considerar 4 fatores, que são Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que em português significa:

  • Forças;

  • Fraquezas;

  • Oportunidades;

  • Ameaças.

As forças e fraquezas estão relacionadas ao tomador de decisão, portanto, o gestor ou empreendedor e sua empresa. As oportunidades e ameaças, por sua vez, tratam de fatores externos, que fogem ao controle da companhia.

Dentro da matriz, esses cenários são conhecidos, respectivamente, como ambiente interno e externo. A ferramenta é muito simples de usar e detalha a situação, considerando circunstâncias importantes, como o lançamento de produtos.

Mas, para que ela realmente funcione e traga os resultados esperados, é necessário estudar seus termos separadamente.

As forças são as vantagens que o seu negócio possui em relação aos concorrentes, como no caso dos diferenciais competitivos e aptidões. Também correspondem a elementos internos e que estão sob seu controle.

As fraquezas, por sua vez, são aquilo que podem prejudicar ou impactar de maneira negativa a corporação, e é fundamental ser muito sincero na hora de analisá-las, pois só assim será possível identificar os defeitos.

No ambiente externo estão as oportunidades, que nada mais é do que tudo aquilo que gera impactos positivos para a organização.

Embora um fabricante de escada revestida de mármore não possa controlá-las, pode usufruir delas, desde que realmente sejam reais e embasadas em pesquisas aprofundadas.

Por fim, o ambiente externo também traz as ameaças, que são situações que podem afetar negativamente a companhia, como escassez de mão de obra, roubo de dados, entrada de concorrentes melhores e assim por diante.

Objetivos da Matriz SWOT

Agora que você já sabe o que é e quais são os quadrantes da matriz SWOT, precisa compreender qual é o objetivo dessa ferramenta.

Seu principal propósito é identificar características que possam colaborar com o desenvolvimento da corporação. Dessa forma, vai potencializar as forças do negócio, amenizar suas fraquezas, encontrar oportunidades e se preparar para ameaças.

Para cada um desses fatores, é necessário que uma clínica de cirurgia geral bariátrica bypass defina estratégias e trabalhe com ações específicas para lidar com todos eles.

Isso ajuda a criar um cenário vantajoso para que a corporação possa se desenvolver de maneira eficiente e saudável.

Em linhas gerais, sua empresa deve utilizar essa análise como uma forma de monitorar o cenário constantemente. A avaliação pode ser feita todos os anos ou a cada 6 meses, além de funcionar muito bem para definir um planejamento estratégico.

Antes de desenvolver um novo produto ou solução, a matriz SWOT ajuda a mapear todos os fatores que vão influenciar em seu lançamento, ajudando a organização a se preparar melhor para o mercado.

Como fazer a análise SWOT?

Antes de mostrar como fazer essa análise, é importante saber que qualquer pessoa pode realizá-la, desde que saiba quais são os propósitos.

Embora seja um método de gestão de projetos para um fabricante de tela fachadeira, não se restringe apenas aos gestores e líderes, podendo ser aplicada por qualquer pessoa que esteja por dentro da situação.

Ela se torna ainda mais rica quando uma equipe focada em levantar informações e montar o esquema realiza esse trabalho. Isso porque dessa forma é possível obter diferentes diversões de um mesmo fato.

A estrutura pode ser vista de maneiras diferentes, por essa razão, pode ser aplicada às necessidades do seu negócio e seu objetivo principal. O passo a passo para executá-la é o seguinte:

Saber qual é o objeto de estudo

Essa análise vai funcionar muito melhor se você tiver um objeto de estudo bem claro e definido. O objetivo precisa ser abrangente para que o exercício realmente valha a pena.

Por exemplo, se uma empresa de corte a laser em aço quer saber se deve criar um perfil em uma rede social para a loja, deve-se perguntar qual plataforma vai utilizar e qual será o tom de voz dela nesse site.

O objetivo aqui é analisar se a rede social em questão é uma boa opção para o negócio e se vai agregar valor para ele, colocando essa ideia em debate.

Fazer pesquisas

A pesquisa pode envolver números internos da companhia sobre a maneira como ela interage, além de estudos mercadológicos feitos por consultores.

Seguindo o exemplo da criação de uma rede social, a empresa pode considerar as plataformas que seus concorrentes utilizam, as redes sociais usadas pelos clientes e em quanto tempo o projeto será colocado em prática.

Fazer um brainstorming

O brainstorming é fundamental para descobrir diferentes variáveis. Ao realizá-lo, comece com algumas questões óbvias, por exemplo, se perguntando se os usuários vão se engajar com a marca na rede social.

Feito isso, um fabricante de porta de aço automática pode estender outros tópicos até que finalmente tenha ideias criativas e específicas. O objetivo é passar um tempo fazendo isso e assim encontrar fatores importantes que vão embasar a decisão.

Quando chegar a essa etapa, o ideal é já ter um esboço da matriz para colocar as respostas, e o brainstorming ajuda a englobar todos os quadrantes que mostramos anteriormente.

Refinar os resultados

Depois que terminar o brainstorming, comece a refinar as respostas, eliminando achismos e suposições e dando preferência para dados concretos.

Ao fazer a pesquisa e o brainstorming, a equipe pode descobrir que os clientes utilizam determinada rede social por uma quantidade X de horas durante a semana e que eles desejam receber informações sobre promoções em seu smartphone.

Além disso, uma empresa terceirizada de recepcionista também pode descobrir que seu público é mais ocupado e que não pode passar muito tempo na internet.

Se isso acontecer, é o momento de refinar os resultados para que as respostas sejam mais específicas.

Definir as estratégias

Depois que o quadro estiver organizado, a corporação terá uma visão completa em relação às suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, então, chegou o momento de analisar cada uma delas.

A organização pode perceber que sua audiência está interessada e utiliza as redes sociais constantemente, e assim como os concorrentes, criar uma fanpage no Facebook pode ser uma ameaça para o engajamento.

Entretanto, uma empresa de aluguel de limousine para festa infantil pode investir na criação de vídeos e tutoriais e produzir conteúdos valiosos capazes de contornar a situação.

Mas, para conseguir isso, precisam de um social media e de um designer, tendo em vista que terceirizar a produção é a opção menos custosa para a empresa.

Considerações finais

Sendo assim, embora a análise SWOT não ofereça todas as respostas que os gestores gostariam para tomar suas decisões, ela mostra o suficiente para que eles descubram o caminho que devem percorrer.

É uma forma de conhecer profundamente o próprio negócio e o mercado onde ele está inserido, tornando as decisões mais assertivas e menos arriscadas. Consequentemente, a empresa terá mais sucesso em seus projetos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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