Como desenvolver a liderança para fazer a gestão de pessoas?


Gestores e empresas precisam saber o que é liderança para que possam conduzir suas equipes da melhor forma. 

Ela envolve estratégias de motivação de um grupo, tendo como objetivo atingir metas e resultados.

Dentro da companhia, isso significa direcionar os trabalhadores às estratégias e atender às necessidades e expectativas da organização.

Só que também é muito importante compreender o significado de gestão de pessoas, de modo a desenvolver o negócio e os colaboradores. Essa gestão é um dos pilares que vai ajudar a obter resultados positivos e melhorar a performance.

Vai interferir diretamente na cultura organizacional e melhorar a eficiência dos processos internos, além das habilidades da equipe. Ter um time bem estruturado e com funcionários satisfeitos gera impactos positivos no clima organizacional.

Junto com a liderança, a gestão de pessoas se aprofunda naquilo que é mais importante para a empresa: os colaboradores. Ela precisa promover o trabalho em equipe para que conquiste um desenvolvimento sólido.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de liderança e gestão de pessoas, listar um passo a passo para desenvolver uma boa governança e mostrar os desafios que ela e a gestão enfrentam.

Entenda o que é liderança

Liderança nada mais é do que estar preparado para inspirar pessoas por meio de atitudes. Sua eficácia se baseia na comunicação e nas ideias, de modo que elas sejam disseminadas para as pessoas e incentivam atitudes esperadas pelo líder.

Ela está relacionada ao desempenho, tanto é que qualquer definição deste termo sempre considera esse aspecto. Mesmo que não esteja intrinsecamente relacionada ao lucro, os líderes são capazes de aumentar os resultados financeiros.

Pode até parecer que os líderes de franquias de sucesso nasceram predestinados a liderar, mas a verdade é que qualquer pessoa pode desenvolver suas habilidades de liderança.

Tanto é que existem muitas histórias de profissionais, que mesmo não tendo experiências anteriores, conseguiram enfrentar crises e persuadiram outras a seguir em determinado curso de ação.

O que acontece é que elas reúnem qualidades que as ajudam a assumir essa função. Nesse aspecto, a melhor forma de se tornar um bom líder é conhecer a si mesmo e compreender a própria personalidade.

Ademais, é fundamental conhecer os liderados para encontrar maneiras de motivá-los e buscar os objetivos da organização.

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas são estratégias, metodologias e práticas desenvolvidas com a intenção de valorizar os colaboradores da companhia. Para isso, é necessário utilizar ações, propostas, conceitos e técnicas que trabalham as soft e hard skills.

Esses aspectos são trabalhados nos colaboradores, considerando os perfis comportamentais. Justamente, por isso, um salão especializado em aplique liso em cabelo crespo deve compreender o conceito de gestão de pessoas.

Dessa forma, vai potencializar seus resultados, além de fortalecer sua cultura e os valores organizacionais. Consequentemente, suas estratégias de comunicação interna estarão alinhadas ao planejamento estratégico e engajar os colaboradores.

Também é assim que se engrandece o relacionamento de colaboração mútua e aumenta o engajamento e a motivação. 

Profissionais motivados e engajados são mais produtivos e vestem a camisa da empresa. Esse fator está diretamente relacionado com o endomarketing.

Nesse contexto, compreender o conceito de gestão de pessoas também é uma forma de atender às necessidades dos profissionais, oferecendo funções e cargos compatíveis com suas habilidades.

Ao fazer isso, todos compreendem os valores da corporação e se comprometem com eles, melhorando o atendimento ao cliente e aumentando o nível de satisfação.

Todo esse trabalho gera crescimento orgânico e sustentável para a empresa, tendo em vista que o sucesso dela depende da capacidade de seus funcionários.

Como desenvolver uma boa liderança

Para desenvolver uma boa liderança, um fabricante de placas de sinalização de trânsito deve seguir algumas práticas fundamentais. São elas:

Desenvolver a empatia

Os melhores líderes são aqueles que conseguem se colocar no lugar do outro e saiba olhar para o todo, considerando as diferentes perspectivas dos envolvidos.

Para fazer com que toda a equipe desenvolva o senso de empatia, é necessário reuni-la e analisar a situação pela qual a empresa está passando, considerando os erros e acertos.

Permita que todos possam expor seus papéis no caso e entendam o desenrolar dos fatos. Pergunte como eles estão agindo diante da situação, pois isso faz com que compreendam o trabalho sob a ótica do próximo.

Distribuir responsabilidades

Os gestores costumam centralizar as funções, inclusive tarefas que poderiam distribuir para outros membros da equipe. Saber delegá-las e compartilhar as responsabilidades faz bem para o gestor.

Ao mesmo tempo, sua agenda fica menos apertada e ele terá tempo para pensar em melhorias para os processos internos e transmitir para os funcionários o peso das tomadas de decisões.

Fornecer feedback

Distribuir brindes personalizados para funcionários que tiveram um bom desempenho é uma forma de motivá-los, mas o feedback também cumpre esse papel.

Quando estiver analisando o que foi feito, procure apontar os erros e acertos e extrair o melhor dessas experiências. Um bom líder precisa saber elogiar ao mesmo tempo em que critica o trabalho de seu liderado.

Quando alguém cometer algum deslize, procure mostrá-lo de maneira respeitosa, da mesma forma, se o funcionário superar as expectativas, não deixe de parabenizá-lo e mostrar o quanto o seu trabalho é satisfatório.

Identificar competências

Preste atenção nos membros de sua equipe e na maneira como eles desenvolvem suas tarefas. Ser líder não significa exatamente tomar a frente dos projetos, pois existem referências técnicas, intelectuais e de relacionamento.

O gestor de uma empresa especializada em colocações de drywall precisa saber identificar essas referências nas pessoas, respeitando seu perfil.

Às vezes, um colaborador mais introspectivo pode trazer excelentes ideias e resolver muitos problemas. 

O líder deve identificar esse comportamento e encontrar maneiras de desenvolver as habilidades dessas pessoas.

Desafios da liderança e da gestão de pessoas

O setor de gestão de pessoas se responsabiliza por diversas tarefas no dia a dia da organização, dentre elas:

  • Monitoramento do desempenho;

  • Motivação dos funcionários;

  • Pesquisas de clima;

  • Cultura organizacional;

  • Resolução de problemas.

Todas as questões relacionadas à produtividade e desempenho dos colaboradores são de responsabilidade da gestão de pessoas, e eles afetam diretamente os resultados do empreendimento.

Assim sendo, é um setor muito importante para a companhia e o líder de gestão de pessoas assume uma posição privilegiada e que faz toda a diferença para a empresa.

Mas, todo esse trabalho só será possível se a liderança for positiva, confiável e forte, além de contar com todo o suporte do RH.

Entretanto, qualquer empresa, como uma instituição de curso de diretor de autoescola, pode enfrentar alguns desafios de liderança e gestão de pessoas.

Um deles está relacionado ao orçamento, pois é comum que algumas empresas tenham um orçamento limitado para certos investimentos. Para desenvolver a liderança nessas situações, é fundamental que o próprio gestor consiga se desenvolver.

Se não for possível aumentar a verba para solucionar essa questão, é viável buscar cursos e capacitações gratuitos, mas que agreguem valor para o seu trabalho.

O tempo é outro desafio, pois a gestão de pessoas cuida de diferentes processos, fazendo com que os gestores se sintam um pouco sobrecarregados e com dificuldades para manter o foco e se desenvolver.

Mas, enquanto o gestor de RH de uma empresa de conserto de empilhadeira elétrica se desenvolve como líder, melhor será a qualidade do seu trabalho e a produtividade da sua equipe.

Em linhas gerais, é muito importante se comprometer com o próprio desenvolvimento e tirar um tempo para os investimentos nesse sentido.

O líder também precisa compreender seus próprios problemas, tendo em vista que será capaz de avaliar seu comportamento, identificar suas limitações e entender os aspectos que precisa melhorar.

Para fazer isso, uma boa dica é coletar feedback dos colaboradores, uma vez que são capazes de evidenciar limitações e mostrar os pontos fracos do gestor. Assim, ele vai compreender o foco do problema.

Por fim, o gestor de uma clínica especializada em congelar gordura da barriga pode precisar trabalhar na aceitação das pessoas ao seu redor.

Conscientize a equipe sobre a importância das transformações para que elas possam promover bons resultados na gestão de pessoas, algo que vai beneficiar os próprios colaboradores.

Considerações finais

Ser um bom líder e saber trabalhar a gestão de pessoas é fundamental para o setor de RH e para a empresa como um todo. Apesar dos desafios, é totalmente possível capacitar esses profissionais para que eles sirvam de inspiração aos demais.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o conceito de liderança e gestão de pessoas e de que maneira trabalhá-los para melhorar os resultados da corporação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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