BICAMPEÃO MUNDIAL DE LONGBOARD CHEGA AOS 40 ANOS MAIS COMPETITIVO DO QUE NUNCA


Primeiro brasileiro a conquistar um título mundial da primeira divisão do surfe - no longboard em 2007-, o carioca treina na Califórnia para a próxima etapa do Mundial, que será no início de agosto

 

Foto 1 - Rico de Souza e Rajzman surfando em Búzios, em outubro/21 (Crédito Mario Nardy)

Foto 2 -- Rajzman durante sua clínica Surf Experiences (Crédito Mario Nardy)

Foto 3 -- Com os troféus da Campeão Mundial de Longboard 2007 e 2016 (Crédito Mario Nardy)

Foto 4 -- Jaime Viudes e Rajzman em 2009, quando competiam juntos (Crédito João Carvalho)


 

Julho de 2022 -- Há poucos dias, o bicampeão mundial de longboard, Phil Rajzman, completou 40 anos e comemora, também, 24 temporadas no circuito mundial. O carioca tem seu nome gravado na história por ter sido o primeiro brasileiro a conquistar um título mundial na primeira divisão do surfe, em 2007, mas nos pranchões. Depois, em 2016, trouxe o segundo título para o país. Recentemente, trocou Búzios, no litoral do Rio Janeiro (onde residia desde 2019), por Newport Beach, na Califórnia, para intensificar seu treinamento para o WSL Longboard Tour. A 2ª etapa do Mundial acontece, no início de agosto, em Huntington Beach (CA/EUA).

 

“O surfe me faz sentir criança todos os dias. A gente vai para o mar sem saber a onda que vai surfar e essa imprevisibilidade é o melhor, pois temos infinitas possibilidades de nos divertir diariamente. Para mim essa é a maior motivação”, afirma Rajzman, que carrega na genética o DNA do esporte: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens.

 

“Curto me manter focado nas competições, porque fico atualizado com manobras, equipamentos, posso rever amigos de muitos anos do circuito mundial, assim como os da nova geração, que me inspira. Fora o fato de o longboard não ter muito impacto e não causar muitas lesões e nos proporciona mais longevidade”, completa Rajzman.

 

O bicampeão também pontua os benefícios que se adquire ao passar dos anos. “A grande vantagem é o conhecimento e a experiência com o mar também conta muito. Sabemos escolher muito melhor as ondas. Um exemplo é o Kelly Slater, que aos 50 anos ganhou a etapa mais icônica do Circuito Mundial, em Pipeline, neste ano. Ele é o melhor exemplo que temos, que no surfe a idade traz certas vantagens”, explica.

 

O lendário surfista Rico de Souza, 70 anos, um os pioneiros do esporte no Brasil, teve influência direta na carreira de Rajzman. Foi na escolinha de surfe de Rico, na Barra da Tijuca (RJ), que tudo começou quando o atleta tinha sete anos de idade. Nesta época já mostrava determinação e empenho e que teria uma carreira promissora. “Era muito focado e dedicado e começaram a surgir as primeiras competições e logo se destacou. Em uma viagem para Ubatuba tive de conversar com os seus pais para deixarem ele faltar nas aulas. Isso naquela época era muito difícil, mas existiu compreensão e incentivo”, conta Rico.

 

Segundo Rico, além do surfe, sempre procurou passar para o jovem atleta a filosofia de ser íntegro, humilde, respeitar os outros e amar o oceano. E Rajzman seguiu à risca, pois é um dos atletas da elite mais carismático e querido. “Phil foi um sucesso na época, um cara forte, com um surfe moderno e agressivo e gostava das ondas grandes. Quando começaram as competições internacionais o levei para o Havaí. Depois moramos juntos, fui seu shaper e até um segundo pai para ele”, diz. “Daí teve o campeonato mundial em Porto Escondido (México) e eu estava lá e o Phil foi campeão e arrebentou. Mostrou para o mundo o seu talento. A partir daí, seguiu seu próprio caminho. Fico muito orgulhoso de ter dado uma pequena contribuição a ele, porque tudo isso já estava brilhando em sua estrela”, completa. Em outubro de 2021, Rico foi um dos convidados de uma das clínicas Surf Experiences, promovida por Phil Rajzman, em Geribá (Búzios), e surfaram novamente juntos.
 

Rajzman fez muitos amigos nas competições, entre eles, o brasileiro Jaime Viudes, 47 anos, que competiu no circuito mundial de longboard até 2009, depois, até 2015, participou de campeonatos e eventos nacionais e foi colunista da Revista Fluir por vários anos. “Competi com o Phil por quase 15 anos nos circuitos brasileiro e mundial e posso afirmar que é um dos surfistas mais competentes que conheço. Seu ponto forte sempre foram as ondas grandes, mas também sempre teve bastante fluidez em ondas pequenas, o que faz dele um surfista completo”, elogia. “Competitivamente, se destaca pela mente campeã, sempre mirando a vitória e deixando bem claro que nenhum outro resultado importava além do lugar mais alto do pódio. Apesar de ser um adversário gigante, sempre gostei de enfrentá-lo, porque sabia que a disputa seria limpa, bastante ética e sempre deixou que apenas o surfe determinasse os resultados”, finaliza Viudes, atualmente empresário do ramo de construção, mas segue surfando quase todos os dias.

 

Incentivo à nova geração e projetos sociais - Mesmo com sua rotina de viagens como atleta da elite mundial, Rajzman sempre dividiu seu tempo entre seus projetos sociais, seus negócios (empresário do ramo de pranchas), sua clínica Surf Experiences e, ainda, patrocina e incentiva atletas da nova geração e é até coach nas horas vagas.

 

Entre os atletas que patrocina estão a carioca Paloma Oliveiro, 16 anos, que no último fim de semana, venceu no Sub-16 Feminino o Búzios Surf Pro/AM e foi vice no Sub-18 com pranchas produzidas por Rajzman. Outro talento nascido em Búzios (RJ), Benjamin Almeida, 9 anos, mas que reside na Praia da Pipa (RN) começou no longboard incentivado por Rajzman. Ben atualmente disputa o Circuito Brasileiro da Longboard.

 

Desde 2011, Rajzman é padrinho do projeto Surf no Alemão, que transforma vidas de crianças e adolescentes do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. “O meu irmão Phil Rajzman faz aniversário no mesmo dia que eu e, ainda, temos a mesma idade, 40 agora! O Phil apareceu em nossas vidas quando o projeto estava iniciando, prontamente nos amou e encheu nossas vidas de esperança e expectativas, sem elas não poderíamos viver. Com seu tato de protetor e pai das crianças nos inspira com suas palavras, experiências de vida e, como bom pai, é presente. Nós o amamos e torcemos sempre em suas competições e na vida lembramos dele em nossas orações”, diz Wellington Cardoso, idealizador do projeto.

 

Longboard Tour -- Na temporada 2022, o Campeonato Mundial de Longboard tem três etapas, a primeira foi na Austrália, e a próxima será em Huntington Beach/Califórnia-EUA (3 a 7/8). Na 3ª e última etapa, em Malibu/Califórnia (3 a 13/10) estarão em jogo 10.000 pontos aos vencedores (dobro das duas primeiras etapas). Os títulos mundiais serão concedidos à mulher e ao homem melhor classificados, com base em seus dois melhores resultados nos três eventos. As competições serão disputadas por 20 longboarders na categoria masculina e 20 na feminina. Cada grupo será formado pelos (as) 10 melhores do ranking mundial de 2021, sete competidores (as) selecionados pelos escritórios regionais da World Surf League no mundo, um convidado da WSL e dois convidados pelos organizadores dos eventos. Atualmente, Rajzman está entre os top 10 do ranking do mundial, após a primeira etapa.

 

Sobre Phil Rajzman -- Carioca, 40 anos, é da elite mundial e também empresário, produz suas próprias pranchas. Já teve um programa de TV, participou de filmes e comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Tudo o que produz está relacionado ao esporte, bem-estar e ao lifestyle que o surfe proporciona. Rajzman protagonizou o filme Surf Adventures I e II (2002 / 2008), apresentou o programa ‘9 Pés’, no Canal Off (2014 a 2017); e idealizou e coordena, com sua esposa Julli, o Projeto Respirar, que oferece aulas de surfe, entre outras atividades, para crianças de baixa renda das comunidades do Rio de Janeiro. Rajzman começou a pegar onda aos três anos de idade. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que, aos 13, conquistou seu primeiro pódio entre veteranos: 3º lugar no Circuito Nacional (categoria Iniciante). Aos 15 anos já era figura conhecida no mundo do surfe, impressionando com grandes performances em ondas gigantes no Havaí. Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro.
 

O atleta Phil Rajzman é patrocinado pela Stanley, Surfland Brasil, Phil Rajzman Surf Experiences, Phil Rajzman Shapes e apoio da Powerlight Surfboards e RV Fins. Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal “Phil Good” no Youtube e no site

 

 

CALENDÁRIO WORLD LONGBOARD TOUR 2022:

1ª etapa: 16 a 24/maio - Manly Beach, Sidney, New South Wales, Austrália

2ª etapa: 3 a 7/agosto - Huntington Beach, Califórnia, EUA

3ª etapa: 3 a 13/out: - Malibu, Califórnia, EUA

Postar um comentário

0 Comentários