World Class 2022 define os 12 finalistas da etapa brasileira

 


 

Decisão será realizada durante o Bar Convent São Paulo em junho e classificará para competição internacional

 

World Class Competition, maior competição de coquetelaria do mundo, anuncia os 12 selecionados para a grande final a ser realizada no dia 21 de junho, durante o Bar Convent São Paulo, feira internacional de bares e bebidas premium. Os finalistas se classificaram para esta etapa após realizarem uma prova onde tiveram que desenvolver um drink autoral utilizando o gin Tanqueray Nº TEN com um cordial próprio.
 

Os 12 finalistas são Alisson Oliveira (Caledonia Whisky & Co/São Paulo-SP), Ariel Todeschini (Royalty Café/Curitiba-PR), Bárbara Calheiras (Primo Pobre Bar/Brasília-DF), Gabriel Bueno (Astro Lab/Curitiba-PR), Gustavo Guedes (Southside/Brasília-DF), Jonatan Reis (Cubo Bar/São Paulo-SP), Karla Cardoso (Aquarius Marista/Goiânia-GO), Marco Ruiz Junior (Amiiici/Sorocaba-SP), Michell Agues (Vian Ipanema/Rio de Janeiro-RJ), Nicola Bara (Restaurante Arataca/Rio de Janeiro-RJ), Rodolfo “Bob” Ferreira (Caledonia Whisky & Co/São Paulo-SP) e Vinicius Oliveira (Santana Bar/São Paulo-SP).
 

Ao todo, 257 bartenders de 19 estados brasileiros se inscreveram para a competição ainda em outubro de 2021. Após as inscrições, os profissionais participaram de sessões do World Class Studios, plataforma educacional e colaborativa de World Class desenvolvida para inspirar profissionais da coquetelaria em todo mundo, e tiveram que colocar em prática o que aprenderam utilizando os destilados da Diageo. Neste momento, 87 profissionais foram selecionados para a primeira etapa classificatória. A partir daí os participantes foram testados em suas habilidades e técnicas por mais duas etapas, até chegarmos à definição do top 12.
 

Em cada uma das etapas, os bartenders foram avaliados pelo time de mixologistas embaixadores dos rótulos da Diageo: Kennedy Nascimento, Talita Simões, Jessica Sanchez e André Bueno.
 

A competição entre o top 12 já iniciou ainda em maio, quando cada um dos finalistas tiveram o desafio de desenvolver um drink a base da vodca Ketel One com elementos reutilizáveis e que impactem suas comunidades ou a de seus bares. Esses drinks ficaram disponíveis para degustação em seus bares até o dia 11 de junho.
 

Já na grande final, no dia 21, os bartenders terão um novo desafio, no qual deverão apresentar 2 coqueteis autorais utilizando Johnnie Walker e Tanqueray Nº Ten e que remetam um à sua cidade natal e o outro à um lugar que gostariam de visitar. Os 4 melhores desses dois primeiros desafios se classificam para a prova final, na qual será necessário realizarem 6 drinks em 6 minutos, clássico desafio Speed Challenge com destilados Reserve da Diageo, como a vodca Ketel One. Além do título de bartender mais completo do Brasil, o vencedor ou vencedora se classifica para a competição internacional do World Class, que acontece de 10 a 15 de setembro em Sidney, na Austrália.
 

Organizado todos os anos pela Diageo, o World Class Competition é reconhecido como o maior e mais respeitado torneio de coquetelaria do mundo. A competição é uma das iniciativas que a companhia realiza para fomentar a cultura de drinques, desenvolver os profissionais da categoria e, assim, levar todo segmento a um novo patamar.

 

“O World Class Competition é um concurso para ir além dos melhores coquetéis. Ele é pensado para valorizar o bartender, seus conhecimentos e técnicas. É reconhecer e desenvolver esta profissão”, diz Manoela Mendes, diretora do portfólio Reserve da Diageo. “Queremos que o bartender tenha tanto prestígio quanto um chef de cozinha”, completa.

 

Com este mesmo objetivo, a companhia também criou a Diageo Bar Academy, que fornece diversos módulos de treinamentos para bartenders em mais de 40 países, e o projeto Learning For Life, programa de capacitação profissional na carreira de bartender voltado a adultos em situação de vulnerabilidade social e desempregados que já formou mais de 22 mil pessoas. Dentre elas, a campeã do World Class Brasil 2021, Bianca Lima.

 

Confira os drinques com Ketel One desenvolvidos pelos 12 bartenders nesta etapa final:
 


Hold Still

Alisson Oliveira (Caledonia Whisky & Co/São Paulo-SP)

 

Graduação alcoólica: 17,39% em um drink de 145ml

Ingredientes: 50 ml Ketel One Vodka, 30 ml suco de limão siciliano 15ml óleo saccharum cítrico,Spray de Talisker 10

Preparo:

Em uma coqueteleira coloque:

  • 50ml de Ketel One Vodka
  • 30ml de limão siciliano.
  • 15ml óleo saccharum cítrico
  • uma pitada de Sal defumado.
  • gelo

Em seguida coe para um copo baixo com gelo.

Finalize com um zest de limão siciliano e spray defumado.
 



Jardim de Mel

Ariel Todeschini (Royalty Café/Curitiba-PR)


Graduação alcoólica: 10,48% em um drink de 210ml
Ingredientes: 40ml - Ketel One Vodka, 40ml hidromel seco, 30ml de cordial de mate com tangerina, 100ml club soda

Preparo: Adicione todos os ingredientes em um copo com gelo e mexa até ficar uma mistura homogênea, finalize com casca de laranja.
 

 



Feira de Mangaio

Bárbara Calheiras (Primo Pobre Bar/Brasília-DF)


Graduação alcoólica: 11,25% em um drink de 110ml

Ingredientes: 60ml -- Ketel One, 40ml - xarope de mangaba com pimenta de macaco, 10ml -- sumo de limão taiti

Preparo:

Junte em uma coqueteleira com gelo:

  • 60ml de Ketel One Vodka
  • 40ml de xarope de mangaba com pimenta de macaco
  • 10ml de sumo de limão taiti

Bata e sirva em um copo tipo “On The rocks” resfriado, sem coar. Decore com cocadinha de licuri.

 



From the Earth

Gabriel Bueno (Astro Lab/Curitiba-PR)
 

Graduação alcoólica: 7,4% em um drink de 232,5ml

Ingredientes: 45 ml Ketel One Vodka, 22,5 ml suco de limão siciliano, 15ml Banamel, 150ml Kombumate Pura Mate

Preparo: Colocar todos os ingredientes, exceto a Kombumate em uma coqueteleira e bater, servir em um copo alto com gelo e completar com a Kombumate, finalizar com uma moeda de limão siciliano.

 


Tupiniquim Mule

Gustavo Guedes (Southside/Brasília-DF)

 

Graduação alcoólica: 13,20% em um drink de 145ml

Ingredientes: 45ml -- Ketel One, 35ml -- xarope de Seriguela com Tucupi, 15ml -- sumo de limão taiti, 50ml -- espuma criolipa de gengibre

Preparo:
Em um copo baixo com gelo, adicione:

  • 45ml de Ketel One Vodka
  • 35ml de xarope de Seriguela com Tucupi
  • 15ml de sumo de limão taiti

Mexa os ingredientes e complete com espuma criolipa de gengibre. Por último salpicar flor de sal e decorar com uma rodela de limão taiti e 3 folhas de hortelã

 


Quintal do Gael

Jonatan Reis (Cubo Bar/São Paulo-SP)


Graduação alcoólica: 12,5% em um drink de 140ml
Ingredientes: 50ml - Ketel One, 40ml - cordial de limão cravo com capim santo,
08 - folhas de seriguela.

Preparo:

Em uma coqueteleira com gelo, acrescente:

  • 50ml de Ketel One Vodka
  • 40ml cordial de limão cravo com capim santo

Bata vigorosamente de 12 a 15 segundos transfira o líquido para o copo on the rocks, com gelo, coagem dupla. Finalize com um ramo de folha de seriguela, de guarnição.

 


Smile at the Cerrado

Karla Cardoso (Aquarius Marista/Goiânia-GO)


Graduação alcoólica: 11% em um drink de 140ml

Ingredientes: 50ml - Ketel One, 30ml -- geléia de bagaço de laranja, 50 ml - Água com gás, 10ml - grenadine

Preparo:

Em uma coqueteleira, acrescente:

  • 50ml de Ketel One Vodka
  • 30ml de geléia de bagaço de laranja

Preencha a coqueteleira com gelo e bata por cerca de 5 a 7 segundos. Sem coar, passe o conteúdo para um copo longo previamente resfriado. Complete com água com gás e misture gentilmente.

Finalize com 10 ml de grenadine, formando um degradê.

Decore, também aromatizando, com um broto de hortelã

 



Sunny

Marco Ruiz Junior (Amiiici/Sorocaba-SP)


Graduação alcoólica: 12,54% em um drink de 100ml

Ingredientes: Ketel One - 45ml, Cordial de Morangos Feios e Tomilho - 45ml, Campari - 10ml

 

Preparo do drink:

Bater todos os ingredientes na coqueteleira com gelo e fazer coagem simples para copo baixo com gelo grande.

 

 

 


Be Better Everyday

Michell Agues (Vian Ipanema/Rio de Janeiro-RJ)
 

Graduação alcoólica: 6,2% em um drink de 175ml
 

Ingredientes: Ketel One - 45 ml, cordial sustentável de cascas e talos - 30 ml, água tônica - 100 ml, twist de casca e pó de hibisco

 

Preparo do drink: Coloque todos os ingredientes numa coqueteleira com gelo e bata, exceto a tônica, depois sirva em um copo com gelo até o topo e complete com a tônica.


 

 



Xocolat

Nicola Bara (Restaurante Arataca/Rio de Janeiro-RJ)
 

Graduação alcoólica: 8,14% por drink

 

Ingredientes: Ketel One - 35ml, Bitter Cacau -- 2ml, Mel de Cacau -- 60ml, Limoncello -- 10ml, Suco de Limão Siciliano -- 25ml, Casca Laranja Bahia -- 10g

 

Preparo do drink:

Gelar uma taça Coupé, servir todos os insumos dentro de uma coquetelaria, misturar o coquetel, batido com gelo, operar com dry shake, para introduzir maus ar dentro do drink, servir dentro da taça gelada, finalize com casca.

 


Cambuci One

Rodolfo “Bob” Ferreira (Caledonia Whisky & Co/São Paulo-SP)
 

Graduação alcoólica: 12,5% em um drink de 140ml

Ingredientes: 45ml - Ketel One, 45ml - Cambuci Cordial, 30 ml - Água com gás, Fatia de Cambuci desidratado

*Cambudi cordial: Cambuci, mel terroir profissional, chá de hibisco, água quente. Junte todos os ingredientes e bata em liquidificador por 2 min. Coe e reserve.
 

Preparo:

Em um copo longo com gelo, sirva:

  • 45ml de Ketel One Vodka
  • Cambuci cordial
  • 30ml de água com gás

Mexa suavemente e adicione uma fatia de Cambuci desidratado

 

The Orange Tool

Vinicius Oliveira (Santana Bar/São Paulo-SP)

Graduação alcoólica: 17,1% em um drink de 100ml

 

Ingredientes: Ketel One Vodka - 50ml, Club soda lata -- 40ml, Purê de laranja -- 60g, Bitter aromático -- 5ml, Laranja desidratada 1g

Preparo do Drink: Adicione a Ketel One e o purê de laranja a uma coqueteleira cheia de gelo e bata. Faça uma coagem dupla para um copo longo estilo Highball. Adicione o Club Soda e mexa delicadamente. Coloque o bitter aromático por cima do coquetel edecore com a meia fatia de laranja desidratada.


Postar um comentário

0 Comentários