Retorno da ABM WEEK supera expectativas e atrai público maior que o esperado

 

Semana técnico-científica, organizada pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, voltou a ser realizada após dois anos e contou com 1740 participantes e 776 trabalhos. 


O balanço da 6ª edição da ABM WEEK, apresentado durante a cerimônia de encerramento na tarde da última quinta-feira (9), demonstrou o sucesso do maior evento técnico-científico do setor minerometalúrgico e de materiais da América Latina. O número de participantes superou as expectativas dos organizadores, conforme apontou André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva, professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador técnico da Semana.


Foram 1740 participantes inscritos e 776 trabalhos apresentados. Além disso, a semana contou com 68 patrocinadores, sendo 26 novos – um aumento de 12% em relação à edição anterior, em 2019.


A Semana incluiu três cursos e um workshop no pré-evento, na segunda-feira (6/6), com um total de 74 participantes. Foram realizadas sete mesas-redondas, três painéis, três rodadas de negócios e uma sessão plenária. Ao todo, 25 keynote speakers ministraram palestras no durante a programação.


“Deu vontade de participar um pouco de cada evento. É fantástico que a ABM tenha conseguido organizar essa quantidade de informações – e, além disso, ainda possibilitasse que conversássemos e tomássemos um café juntos”, afirmou Costa e Silva.


O professor destacou que os 13 eventos técnico-científicos abrangeram 134 sessões técnicas. A taxa de não comparecimento às apresentações orais, de 13%, foi baixa, na opinião dele – ainda mais levando-se em conta a conjuntura de pandemia.


O encontro que recebeu maior número de contribuições foi o Congresso Anual da ABM, com 370 trabalhos, seguido pelo 51º Seminário de Fusão, Refino & Solidificação de Metais (com 86 trabalhos) e pelo 57º Seminário de Laminação e Conformação de Metais (com 63 trabalhos).


Pesquisadores ligados a 59 instituições de Ensino Superior contribuíram com 426 papers – as campeãs foram o Instituto Militar de Engenharia (IME), com 91 trabalhos, e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), com 82 trabalhos. Setenta trabalhos tiveram como co-autores pesquisadores universitários e profissionais da indústria.


“Também celebramos algumas datas redondas nesta edição, como o 75º Congresso Anual, o 50º Seminário de Redução de Minérios e Matérias-Primas e o 20º Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (Enemet)”, lembrou Costa e Silva


Para Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM, a 6ª edição “foi a mais importante de todas”.


“Considero essa ABM WEEK a mais importante, porque ela é a edição do reencontro e da celebração. Depois de tempos tão difíceis que nós vivemos, tivemos um evento excepcional”, declarou o presidente.

Leal destacou que a temática da sustentabilidade se foi uma constante nas discussões, demonstrando que se trata de um tema que veio para ficar.


“Lideranças empresariais e acadêmicas do Brasil e do exterior apresentaram ideias e soluções que com certeza ajudarão nossa indústria a se tornar mais sustentável e a entrar de vez na era do carbono zero”, afirmou.


Sobre a ABM WEEK


É o principal evento técnico-científico das indústrias metalúrgicas, siderúrgicas, mineradoras e de materiais na América Latina. Realizada pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, a Semana tem como principais objetivos promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e a melhoria da competitividade das empresas. Para os profissionais, é uma oportunidade única para compartilhar conhecimento, fazer networking e se atualizar sobre novas tendências.


Ampla e diversificada, a programação inclui debates técnicos, painéis, plenárias e mesas-redondas, além de rodadas de negócios, rodadas de RH, coquetéis e área de exposição. O evento deve atrair representantes de grandes empresas nacionais e internacionais, universidades, centros de pesquisa e institutos de tecnologia, além de estudantes.


A 6ª edição da ABM WEEK tem a Gerdau como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Air Liquede, Alkegen, Amepa GmbH, Aperam, ArcelorMittal, Atomat Services, AutoForm, BM Group/Polytec, BRC, Braincube, CBMM, Combustol, Clariant, Danieli, Dassault Systèmes, DME Engenharia, Eirich, Enacom, Engineering, Evonik, Fosbel, GSI, Harsco, Hatch/CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme GmbH, Isra Vision Parsytec, John Cockerill Industry, Kuttner, Metso Outotec, Nalco Water/Ecolab, Nouryon, Primetals Technologies, PSI Metals, Reframax , RHI Magnesita, Saint-Gobain, SMS Group Paul Wurth/ Vetta, Spraying Systems, Suez, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Thermo Fischer, TopSolid, TRB, Unimetal, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, Wallonia.be (ADI – Industrial Services, John Cockerill Hydrogen, BorderSystem, Datanet International, Synthetis e PEPITe), White Martins, e Yellow Solution. Apoio especial: CNPq. Apoio institucional: Abal, Abendi, AIST, AIST Mena, Alacero, CBCA, Ibram, Instituto Aço Brasil, CIMM, Ind4.0.

Postar um comentário

0 Comentários