HORTA DAS FLORES CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE COM LEITURA INFANTIL, PALESTRAS SOBRE MORCEGOS, ABELHAS, FITOTERAPIA, APRESENTAÇÃO DE TEATRO, SHOW DE CARIMBÓ, E MUITO MAIS!

 

 

**O EVENTO RECEBE AINDA O TRADICIONAL MUTIRÃO DOS VOLUNTÁRIOS, AULA DE TAI CHI CHUAN, ATENDIMENTO DE AURICULOTERAPIA, WORKSHOP SOBRE COMPOSTEIRA DOMÉSTICA COM GARRAFAS PET.

 

** OFICINA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PANC, PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS, COORDENADA PELA PROFESSORA ANA PAULA NASCIMENTO, COM DICAS DE CONSUMO, RECEITAS E DEGUSTAÇÃO

 

**  DIA 05/06, DOMINGO, A PARTIR DAS 9H, COM ENTRADA GRATUITA

 

A Horta das Flores, importante área verde localizada na Praça Alfredo DiCunto, no tradicional bairro da Mooca (SP), celebra o Dia Internacional do Meio Ambiente, no dia 05 de junho, domingo, com diversas atividades gratuitas que inclui palestras sobre Morcego, Abelhas e Fitoterapia, roda de Leitura Infantil, apresentação de Teatro, show de dança do Carimbó, aula de Tai Chi Chuan, atendimento de auriculoterapia, workshop sobre composteira doméstica com garrafas pet, e muito mais!

 

A programação começa a partir das 9h, com o tradicional Mutirão realizado pelos voluntários, alunos e interessados em geral e a prática de Tai Chi Chuan. Em seguida, acontece a palestra "O que são os Morcegos", com a bióloga Ana Carolina de Souza Pallante, que irá abordar sobre os hábitos alimentares dos Morcegos, a importância e as espécies mais comuns na cidade de São Paulo.

 

O público infantil tem espaço garantido na programação. A Letraria Cultural, associação parceira de longa data da Horta das Flores, que incentiva a leitura, a arte e diferentes formas de cultura através de ações de distribuição gratuita de livros e oficinas culturais na cidade de São Paulo, promove a leitura do livro infantil "Vamos para a trilha?", da bióloga Maria Angélica Pereira, que traz no enredo a descrição sobre plantas e animais encontrados na natureza durante uma trilha em meio ao verde. 

 

O Carimbó, ritmo amazônico paraense, de origem indígena, com influências africana e europeia, estará presente no evento com a apresentação especial da dançarina paraense Adria Fortes. Já o Grupo de Teatro Curarte, do bairro da Mooca, preparou uma apresentação especial e inédita, elaborada a partir do processo criativo com elementos da natureza.

 

Outros dois parceiros da Horta das Flores estarão presentes no evento: a GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Meliponicultura - realiza a palestra "Abelhas", sobre as características, a biodiversidade, a importância ecológica e econômica das abelhas, com uma tour pelo espaço para conhecer as iscas e colônias instaladas na Horta das Flores; e a Faculdade Ebramec - Escola Brasileira de Medicina Chinesa, que fará uma palestra sobre Fitoterapia Chinesa e Brasileira, e atendimento em auriculoterapia durante todo o evento.

 

Uma oficina sobre as PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais, será coordenada pela Professora Ana Paula Nascimento, e realizada por professoras e orientadoras de alunos em fase de pós-graduação, que ocupam parte do espaço da Horta das Flores para estudos acadêmicos. Especializadas no tema, as educadoras falarão sobre o conceito (O que são PANC?), a biodiversidade, a segurança alimentar e nutricional, como elas crescem, e por fim, o consumo, com dicas de receitas e degustação.

 

Durante o evento, serão realizadas ações pelos voluntários do Coletivo Horta das Flores, professores e alunos, como rodas de conversas sobre agroecologia, educação ambiental, workshop sobre composteira doméstica com garrafas pet, além da arrecadação de livros para a LETRARIA CULTURAL e mantimentos para o ARSENAL DA ESPERANÇA. 

 

Sobre a Horta das Flores

Com uma área verde de 6mil m², o espaço conta com mais de 200 árvores, canteiros, plantas de propriedades medicinais, uma estufa, e um viveiro que já recebeu mais de 1.500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, destinadas a plantios voluntários. Recentemente, a Horta das Flores completou 18 anos, se firmando como uma referência de horta comunitária no município de São Paulo.  Entre os parceiros e voluntários estão importantes projetos como o BOMPAR, Arsenal da Esperança, Pedra 90, projeto OHQUIDEA (que resgatou mais de 10 mil orquídeas desde 2017), Letraria Cultural, entre outros. 

 

*Mais informações, consulte as redes sociais da Horta das Flores: 

IG_@hortadasflores  | FB_@hortadasflores |  Abaixo-assinado - Coletivo Horta das Flores

 

SERVIÇO:

HORTA DAS FLORES _ DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE

DIA 05 DE JUNHO - A PARTIR DAS 9H

PRAÇA ALFREDO DICUNTO -  AV. RADIAL LESTE, 2.200 _ MOOCA_SP

LIVRE_  ENTRADA GRATUITA

 

ATIVIDADES CONFIRMADAS 

 

9h - AULA DE TAI CHI CHUAN 
 

09h45  - Palestra sobre  MORCEGOS

 

10h25 - GEPEM- Grupo de Estudos e Pesquisas Em Meliponicultora promove uma palestra sobre ABELHAS- Quem são, a diversidade, a importância. No final da palestra será feito um tour pela Horta das Flores 

 

11h15 - Associação LETRARIA Cultural promove as atividades: LEITURA DO LIVRO INFANTIL "Vamos para a trilha?", da bióloga Maria Angélica Pereira | DANÇA DE CARIMBÓ - com Adria Fortes e apresentação inédita do Grupo TEATRO CURARTE

 

12h10 - Oficina/ Aula Aberta sobre PANC: benefícios do consumo para a família - Com degustação 

 

13h - Workshop sobre COMPOSTEIRA DOMÉSTICA COM GARRAFAS PET

 

13h45 - Faculdade EBRAMEC:Escola Brasileira de Medicina Chinesa promove a PALESTRA "FITOTERAPIA CHINESA E BRASILEIRA" 

 

- Atendimento em auriculoterapia feito pela Faculdade Ebramec - durante todo o período.

- Ação dos alunos do Centro Universitário Adventista de São Paulo na praça.

- Arrecadação de livros para a associação letraria cultural (@letrariacultural)

- Arrecadação de alimentos/ mantimentos para arsenal da esperança (@arsenal_da_esperanca)

- Lanche comunitário, participe trazendo o que lhe agrada e que seja natural, traga a sua caneca e venha comemorar conosco!

 

Postar um comentário

0 Comentários