ESG – o que é isso?


Auro Nardelli Wandermüren*

Você já ouviu falar dessa sigla? Sabe o que significa? A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança), também conhecida como “ASG” no Brasil. É um conjunto de padrões, critérios e boas práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

A sigla está incorporada em estratégias de mitigação de risco, conformidade e investimento. Empresas que usam padrões ESG são mais conscientes, calculam riscos e têm maior chance de sucesso no longo prazo.

Para ser ESG, a empresa deve se preocupar com a preservação do planeta. Ser socialmente inclusiva e tratar a diversidade com igualdade. O ESG está incorporado em estratégias de mitigação de risco, conformidade e investimento.

Isso tudo você encontra na internet. Mas... e você, é ESG?
Não se trata de modismo, mas sim de conscientização que, a médio ou longo prazo, tornará você diferenciado. Tudo que fazemos de ruim terá um preço a ser pago. E o que fazemos de bom torna-se valor, legado para as próximas gerações!

Você pode se perguntar: mas isso tudo já não está descrito em normas técnicas, procedimentos e padrões? Sim, tem tudo isso, mas ESG vai muito além. É comportamental.

Você já é um difusor das práticas ESG e nem sabia? Nossa corporação, a PAXTOUR MOBILIDADE CORPORATIVA, está presente no Brasil todo. Gera renda direta a mais de 200 famílias e indireta a outras 500. Realizamos vários estudos de ‘adequações’ e concluímos: já praticamos isso há algum tempo, mas sem gerar o controle e registros diretos.

Já fazemos coleta seletiva em todos os escritórios e garagens, reusamos água, utilizamos papel reciclável, combustível menos poluente e parte da frota é eletrificada ou de propulsão hibrida. Reduzimos a geração de lixo a cada ano. Em nosso quadro de motoristas, temos mulheres,. E na administração, pessoas com necessidades especiais.

Incentivamos o voluntariado em ações específicas ao terceiro setor, destinamos verba para combate à fome e acolhemos pessoas em situação de rua, além de outras ações diretamente ligadas ao ESG. Mas isso basta?

Não! Precisamos de muito mais. As empresas são feitas por nós, que devemos agir para o bem do próximo! Comece a praticar ESG dentro de casa. Os que estão ao seu redor irão começar a praticar. ESG é uma conquista diária, para um futuro melhor.

Não quero ser simplista – e sim realista. Desejo mesmo que o seu mover para um ESG seja de dentro para fora. E que nas empresas e corporações sejamos mais distintos e não relapsos com o bem-estar do próximo e do meio ambiente. ESG é cada um de nós.

* Auro Nardelli Wandermüren é CEO da PAXTOUR Mobilidade Corporativa, Vice Presidente da ABEOC Brasil SP, Conselheiro da ABLOVEx, diretor da ONG Árvore Azul e membro ativo da Skal Internacional São Paulo.




Postar um comentário

0 Comentários