Uma empresa que busca por uma gestão de qualidade pode melhorar todos os seus processos, desde os internos na fabricação dos produtos, até mesmo, nas ações da diretoria, incluindo as externas, como os fornecedores.
A gestão de qualidade, em si, é caracterizada por um conjunto de estratégias, e também ações, que são feitas de maneira coordenada para melhorar de forma contínua os objetivos que a empresa possui.
Estando todos interligados, tanto entre parceiros externos e fornecedores, como dentro da própria empresa, a necessidade para que tudo o que for produzido saia com qualidade está na responsabilidade de todos no processo.
Por exemplo, a produção de uma caixa maleta papelão com alça não está apenas no ato da montagem, vai desde a qualidade da matéria-prima, os fornecedores, a logística de entrega e estoque, além da parte administrativa da empresa.
Para uma gestão de qualidade é necessário estar atento a alguns aspectos, como:
Cliente;
Qualidade;
Melhora contínua;
Comprometimento;
Desenvolvimento.
Podendo ser orientada sobre o que deve ou não ser melhorado, uma empresa deve sempre buscar uma gestão cujo objetivo seja crescer cada vez mais em seu segmento de atuação no mercado.
O surgimento da gestão de qualidade
Com os avanços obtidos no entendimento da sociedade e aumento em seu nível de criteriosidade, a qualidade de um serviço ou produto é algo que têm gerado cada mais exigências por parte dos consumidores e, consequentemente, dentro das empresas.
O americano Walter Andrew Shewhart desenvolveu um sistema denominado de CEP (Controle Estatístico do Processo), sistema esse que apresentava dados de forma mais sólida, identificando as variáveis de uma produção.
Sendo utilizado na época da Segunda Guerra Mundial para fins bélicos, esse sistema mostrava que era necessário haver um padrão ideal para que pudessem ser utilizados posteriormente, desde a qualidade da matéria-prima até a finalização do produto.
Já nos anos 50, tal padronização trouxe bons resultados nas linhas de produção, e com o crescimento do segmento industrial passou a ser, diretamente, ligada a:
Experiência do cliente;
Controle de custos;
Administração;
Entendimento das necessidades.
Com o passar do tempo, a gestão de qualidade foi evoluindo junto com a sociedade, expandindo-se de acordo com as necessidades do mercado, além das estratégias desenvolvidas pelas empresas com o objetivo melhorar o desempenho e alcançar seus objetivos.
A importância da gestão de qualidade
Em toda gestão, desde uma clínica de bronzeamento artificial fita isolante até uma rede de supermercado, deve-se ter uma qualidade durante todo o processo. Podendo ser considerada um fator crucial para que haja satisfação do cliente.
Uma empresa que está preocupada com a sua imagem diante dos clientes e do mercado, deve focar na qualidade como parte do seu processo interno, do início ao fim. E com isso, poderão ter uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.
Quando há uma gestão de qualidade, a empresa se destaca e proporciona uma boa experiência ao seu consumidor, superando as expectativas criadas em cima dela.
E como resultado disso, pode fidelizar seus clientes e conquistar novos, tornando-se uma marca consolidada no mercado.
Pela exigência cada vez mais presente dos consumidores, as empresas que não possuem essa gestão eficaz acabam não atendendo às expectativas, e, com isso, podem ser ultrapassadas pelos seus concorrentes.
Os benefícios ao se ter uma gestão de qualidade
Se uma empresa de reforma de rodas de liga leve começa a ter uma gestão de qualidade, o primeiro benefício que ela irá se deparar é com o nível superior de satisfação dos clientes em comparação a antes da gestão.
Com isso, acaba fazendo com que esses clientes se tornem fidelizados por saber como é o funcionamento e compreender que seus desejos podem ser atendidos com os produtos ou serviços de boa qualidade.
Outro ponto vantajoso que a gestão de qualidade acaba proporcionando está no fato de que há uma redução de custos em algumas operações, ainda sem perder a eficiência devido à organização que é estabelecida, fazendo com que não haja desperdícios.
Se um fabricante de urna para sorteio personalizada investir nessa gestão de qualidade, as matérias-primas usadas para fazer o produto serão adquiridas de forma inteligente, reduzindo gastos e desperdícios.
Uma boa gestão também contribui na melhora dos funcionários que estão envolvidos no processo, especialmente em sua produtividade.
A organização acaba proporcionando um aumento na produtividade, tornando os profissionais mais eficientes na organização e realizando as tarefas com qualidade, mesmo que sejam de baixo custo.
Uma boa gestão contribui para o andamento do ambiente de trabalho, deixando-o mais saudável e mantendo os funcionários que atuam dentro dele mais motivados, refletindo deste modo, nos lucros da empresa.
Por ser uma parte importante, os lucros da empresa acabam sendo maiores quando se há uma boa produção efetiva e uma eficiência ao ponto de reduzir os custos de operação, proporcionando um destaque no mercado e para os clientes.
Se a gestão for de qualidade, o ritmo da empresa tende a melhorar após se estabilizar no ramo, sendo algo efetivo desde as de pequeno porte até as multinacionais.
Havendo competitividade dentro do mercado, exige-se com que outras empresas do mesmo ramo busquem meios para que seu lugar não seja ofuscado e que consiga mais clientes, fazendo da concorrência entre tais empresas uma aliada estratégica.
Se uma gestão lida melhor com os assuntos de cnh b carro e, com isso, consegue atrair mais consumidores, a concorrência acaba criando meios para não perder os clientes que possuem, desde estratégias de marketing a uma melhoria interna na gestão.
Como implantar uma gestão de qualidade?
A implantação de uma gestão de qualidade pode ser feita em qualquer mercado, desde um fabricante de letra caixa com led interno até uma empresa de departamentos, sendo que o primeiro passo deve ser o mapeamento de todo o negócio.
Entender o que deve ser melhorado e como são feitas as interações é importante para saber onde a gestão precisa mudar, e, por isso, deve-se começar com tal mapeamento, para que o planejamento possa ser feito posteriormente.
Esse mapa serve também para que haja uma compreensão completa sobre a empresa, analisando quais estratégias devem ser implementadas, sejam voltadas à comunicação, aos profissionais, ao ambiente ou aos produtos e serviços.
Um método para se compreender ainda mais é a análise de SWOT, também podendo ser chamada de análise FOFA. Essa técnica ajuda na definição das forças e oportunidades da empresa, bem como, suas fraquezas e ameaças.
Entender as carências e as necessidades da empresa contribuem com um melhoramento, e torna-se mais fácil fazer as modificações, ainda que se tenha um controle sobre elas.
Por isso, em casos de alterações dentro de um departamento ou, até mesmo, em toda a gestão empresarial, é importante que sejam feitas por etapa para que não ofereça erros futuros, da mesma forma quando se é feito um conserto tela notebook samsung.
Portanto, as etapas devem ser feitas de forma que seja possível ter percepção que houve alterações, e que elas se mantenham alinhadas aos objetivos da empresa.
A implantação de uma gestão de qualidade deve ser acompanhada de perto, para que se possa ter controle quando algo começar a dar indícios de erro, de modo a ser, prontamente, ajustado.
Ter uma análise de dados é uma forma para que se tenha informações relevantes sobre o que está funcionando ou não, sendo assim, trata-se de uma fórmula para perceber como as modificações na gestão estão atingindo as metas e se será possível chegar ao objetivo final.
A gestão da empresa é sempre melhorada conforme o tempo, de forma que fique mais solidificada conforme o tempo for passando e as ações sejam realizadas ao ganhar uma maior atenção dos consumidores.
Se a empresa já tiver uma gestão de qualidade, deve sempre buscar por melhorias contínuas para que o processo seja mantido.
Considerações finais
Uma boa gestão pode proporcionar qualidade a todos os segmentos do mercado, desde um fabricante de estola de penas até um do ramo alimentício, e quando bem aplicada, pode gerar diversos benefícios para a empresa.
Desde a redução dos custos até a motivação dos funcionários, a gestão de qualidade da empresa permite que o empreendimento cresça.
Quando uma empresa desenvolve uma gestão de qualidade, o consumidor acaba tendo um atendimento e experiência de compra melhor, fazendo com que se acabe criando um relacionamento fidelizado.
A gestão de qualidade também mexe no mercado, porque uma empresa se destaca e com isso, a concorrência busca formas para não perder os consumidores que possuem.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários