ENSSOJA fortalece cadeia produtiva da soja no Brasil

 

Articulado pela indústria de sementes, evento reúne especialistas de diferentes segmentos em Mogi das Cruzes (SP) 

Cerca de 300 profissionais da cadeia de produção da soja no Brasil prestigiam o 2º Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja (ENSSOJA). O evento foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (13), em Mogi das Cruzes (SP), e se estende com farta programação técnica sobre inovação, tendências e desafios da produção de soja no país, da semente à colheita e comercialização.

O encontro confere destaque especial aos avanços da biotecnologia no Brasil e no mundo e congrega obtentores (desenvolvedores de novas cultivares de soja), multiplicadores (indústrias de sementes), pesquisadores de diferentes centros e universidades e produtores rurais. Representantes de empresas e instituições de ao menos 10 Estados brasileiros participam do ENSSOJA 2022.

 

“Todos podemos nos sentar à mesa e ajustar atitudes e conceitos de forma equilibrada. A ABRASS está começando a fazer esse alinhamento e o ENSSOJA mostra isso. Porque de começar nós entendemos: porque tudo começa na semente”, exalta Gladir Tomazelli, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS), promotora do evento e que este ano completa uma década de fundação.

A mesa institucional é ampla. Embrapa, CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Instituto Pensar Agro, multinacionais, empresas obtentoras de genética, Aprosoja Brasil, entidades regionais representativas de agricultores, todos em diálogo cada vez mais constante, sinaliza a ABRASS. Os temas passam por dores e oportunidades comuns, incluindo a discussão de gargalos que são velhos conhecidos da cadeia produtiva, como logística e sistema tributário – “que deve ser justo e claro, eliminando a insegurança jurídica e prejuízos”, pontua Tomazelli.

 

Tecnologia – A incorporação de novas tecnologias se dá no Agro brasileiro na mesma velocidade de recordes sucessivos nas safras de grãos. Num amplo balcão biotecnológico e de melhoramento genético, o mercado da soja é alimentado por grandes novidades que trazem tecnologia e ganhos ao produtor. Inovação em constante evolução. A cada safra, uma gama de novas cultivares à escolha dos produtores. Nas indústrias de sementes, a tarefa é aprimorar a padronização de processos de qualidade e a assertividade na orientação de posicionamento de cultivares para cada área, microclima e região.

 

“A introdução de novas tecnologias, atualmente, é muito mais rápida que há 10 ou 12 anos atrás. Hoje, uma nova cultivar rapidamente toma conta de 1 milhão, 1,5 milhão de hectares. Isso está relacionado ao perfil do tomador de decisão, que vem mudando”, destaca André Dias, da Spark Inteligência Estratégica.

A consultoria aponta que o cultivo da soja predomina em 55% da área de 69,1 milhões de hectares dedicada à agricultura no Brasil. Dados levantados pela Spark também sinalizam a existência de 141 mil propriedades rurais voltadas à atividade agropecuária no país. Cerca de 7 mil delas estão localizadas em Mato Grosso e no chamado MATOPIBA (Maranhão-Tocantins-Piauí-Bahia) e concentram cerca de 40% da produção de grãos.

 

Produtividade em ascensão - A pujança dos números do Agro é confirmada por gráficos da Insper. De acordo com o professor Marcos Jank, a produtividade média nas lavouras vem crescendo 3,18% ao ano. “O Brasil é quem mais ganhou produtividade média entre as nações, não só a produção física, mas também de capital. É um patamar de crescimento bem maior que a produtividade americana e um pouco mais que a indiana”.

 

O ENSSOJA 2022 segue nesta terça-feira (14). Abre os trabalhos do dia o pesquisador José Barros França Neto (Embrapa Soja), seguido de outros palestrantes e atividades programadas. Acompanhe mais detalhes do evento por meio das redes da ABRASS.

 

Sobre a ABRASS – A Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja foi fundada em 2012 com o objetivo de congregar em uma Entidade de classe os multiplicadores de sementes de soja de todo o Brasil, criando um ambiente institucional e multidisciplinar que fortalece a produção de sementes de soja, valoriza a atividade e seu produto, revertendo benefícios para toda a cadeia produtiva da soja.

A Associação tem sede em Brasília (DF) e atua em prol das boas práticas na produção de sementes, regulamentação jurídica, marcos legais, difusão de produtos que levem competitividade ao agricultor, aperfeiçoamento de instrumentos de políticas públicas e outras frentes de desenvolvimento da cadeia produtiva.

Postar um comentário

0 Comentários