Debate sobre tecnologias na Educação




Sabendo que a inovação na maneira de ensinar e educar são de grande importância, método 'De Criança Para Criança' vem ganhando reconhecimento internacional

O "Todos pela Educação", organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, não governamental, lançou a carta “Educação Já 2022”, que traz sugestões para a melhoria da educação básica brasileira. O documento destaca que a pandemia intensificou o debate sobre tecnologias na educação e trouxe mudanças positivas na percepção dos professores sobre o potencial do seu uso na aprendizagem dos estudantes.

"Ações efetivas de superação das lacunas de aprendizagem, que antes da pandemia já tinham no uso das tecnologias um importante aliado, tornaram-se ainda mais relevantes. Para isso, porém, é urgente investir na inclusão digital no país, que ainda conta com milhões de estudantes sem acesso à conectividade e a dispositivos digitais", pontua a carta.

Sabendo que a tecnologia e a inovação na maneira de ensinar e educar são de grande importância, foi criado o programa 'De Criança Para Criança' (DCPC), método que já ganhou reconhecimento internacional, já são mais de 40 escolas parceiras e mais de 8 mil crianças envolvidas em mais de 1000 projetos.

O 'De Criança para Criança' busca revolucionar a educação colocando a criança como protagonista na hora de ensinar. É ela quem cria, desenha e realiza a locução das histórias do programa. Com isso, o projeto busca desenvolver habilidades do século 21, como liderança, cooperação e comunicação por meio do trabalho em equipe, além de objetivar que o aprendizado ultrapasse a fase escolar e contribua com as futuras profissões das crianças e a formação de cidadãos. A criança se identifica e a educação fica muito mais atrativa.

Nessa nova metodologia, o professor e o aluno estão em papéis diferentes, o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e se torna um mediador, passando para as crianças, que deixam de receber o conteúdo passivamente e passam a criá-lo. “Essa é uma mudança radical, tudo que foi criado, até agora, no universo infantil, foi criado por adultos. Quando criamos nossa plataforma que desenvolve metodologias inovadoras em educação, refletimos: vamos ver o que podemos fazer pela educação, e vamos fazer o melhor”, explica o sócio e cofundador Gilberto Barroso.

"A ideia é que as crianças tenham a oportunidade de produzir conteúdos significativos, que sejam protagonistas, e que os professores ampliem e desenvolvam um novo papel na educação, o papel de provocador, de mentor. O professor cria uma história com os alunos, que irão desenhar os elementos que contêm essa história. Os alunos, então, gravam a história pelo celular, sob orientação do professor. Tanto os alunos quanto o professor, podem enviar pelo celular ou computador, todo esse material produzido, para a plataforma do DCPC, onde uma equipe de animadores irá desenvolver uma linda animação. Quando a criança passa a criar o conhecimento, o nível de retenção de conteúdo vai para 80%", destaca Vitor Azambuja, sócio de Barroso. Tudo funciona através de um celular, um tablet ou um computador dentro da escola.

A iniciativa já produziu mais de 1000 animações a partir das histórias criadas por crianças, além de criar o EncicloKids, um espaço digital que separa por categorias (matemática, saúde, ciências, etc) os projetos realizados pelos alunos através da sua metodologia "Criando Juntos".
O ‘De Criança Para Criança’ está 100% de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), abrangendo todas as competências, com foco na educação infantil e no ensino fundamental I e II.

Premiações
Recentemente, o ‘De Criança para Criança' ganhou destaque em um estudo internacional realizado pelo site Hundred e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que dá visibilidade e reconhece o diferencial de projetos educacionais e inovadores. A escolha é justificada pelo ‘De Criança para Criança' requerer baixa conectividade e por estar baseado no interesse universal pela contação de histórias. Foram 701 inscrições de 47 países, entre elas mais de 100 iniciativas brasileiras, e apenas duas ganharam destaque entre os 15 selecionados. Uma delas foi o 'De Criança para Criança'.

Outras premiações: Vencedor do festival ComKids Interativo 2020 na categoria multiplataforma; Segundo lugar no Festival ComKids 2019 na categoria filmes curtos; Primeiro lugar no WSA na categoria ensino e educação; Primeiro lugar no maior festival de inovação educacional da América Latina. Além disso, em 2020, passaram a integrar o time de plataformas do HundrED (Finlândia).


Gamificação
Se as crianças e adolescentes gostam tanto de jogos para se divertir, por que não levar isso para a sala de aula, como uma maneira de fazer com que os games sejam aliados nos processos de aprendizagem? Muitos são os desafios na educação e atualizações tecnológicas como essa são cada vez mais fundamentais. A gamificação já é uma das principais tendências, uma iniciativa que visa tornar o aprendizado mais leve, atual, dinâmico e divertido, segundo especialistas no assunto.

O método utilizado pelo DCPC coloca a criança no centro da aprendizagem e da criatividade, fazendo com que as disciplinas sejam transformadas em jogos e os professores sejam os mediadores desse processo. “O professor e os estudantes podem criar jogos com base em alguma matéria. Vão desenhar os componentes desse game, o professor vai passar um briefing para a nossa equipe e nós vamos desenvolver um jogo baseado na mecânica e na lógica do ensinamento, com os desenhos e as vozes, se tiver, daquela turma”, afirma Vitor Azambuja.

Apesar de todas as distrações e desafios do momento, os jogos na educação estimulam a tomada de decisões rápidas, aumentam a percepção e desenvolvem a capacidade de calcular e gerenciar riscos, fortalecendo todo o processo de aprendizagem. “Qual o valor disso para a educação? É uma maneira de personalizar o ensino, afinal de contas cada aluno tem uma particularidade, cada um aprende de um jeito e em uma velocidade”, finaliza Barroso.


Sobre o De Criança para Criança

O programa 'De Criança para Criança' oferece um leque de metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas, colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma plataforma simples, os professores são orientados a serem mediadores, fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que posteriormente serão transformadas em animações feitas pelo DCPC, expandindo os horizontes educacionais.

Sobre Gilberto Barroso

Gilberto Barroso é brasileiro nascido em São Paulo. Formado em Administração, trabalhou em diversos segmentos, mas se especializou no segmento de Pay Tv, atuando desde seu início no Brasil, distribuindo HBO até ser diretor da Sony Pictures. Lançou vários canais como AXN, Warner, Sony, Cinemax, HBO, E!, History Channel e E!. Em 2015 largou o segmento de Pay Tv para lançar o programa De Criança para Criança. Gilberto é o presidente da empresa e tem como propósito fazer com que crianças do mundo todo aprendam e compartilhem conhecimento de forma criativa e democrática.

Sobre o Vitor Azambuja
Vitor Azambuja é brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Especialista em criação, é diretor de arte e artista plástico. Formado em publicidade e piano clássico, trabalhou em diversas agências de propaganda, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, criando filmes e anúncios para grandes anunciantes. Foi premiado em festivais de propaganda, tais como Figueira da Foz, Colunistas, Clube de criação de São Paulo, Art Directors em Londres e New York Festival. Realizou exposições de pinturas em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque, Miami e Paris. Um dos criadores do programa De Criança Para Criança, Vitor é o diretor criativo da empresa. Seu propósito é fazer com que as crianças do mundo inteiro aprendam desenvolvendo a sua criatividade.

Apesar de todas as distrações e desafios do momento, os jogos na educação estimulam a tomada de decisões rápidas, aumentam a percepção e desenvolvem a capacidade de calcular e gerenciar riscos, fortalecendo todo o processo de aprendizagem. “Qual o valor disso para a educação? É uma maneira de personalizar o ensino, afinal de contas cada aluno tem uma particularidade, cada um aprende de um jeito e em uma velocidade”, finaliza Barroso.  


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