Ciclistas anfitriões compartilham dicas sobre atrativos e trajetos do GFNY Bento Gonçalves


 

Naturais do município sede da etapa nacional do GranFondo New York, Simara Tregnago e Orlando Baú, embaixadores do GFNY Bento Gonçalves, antecipam orientações para quem estará na Capital Brasileira do Vinho na prova de 16 de outubro

 

Quem costuma pedalar pelas estradas de Bento Gonçalves e região confirma: o que não falta são trajetos desafiadores em meio às paisagens de tirar o fôlego. Nesse cenário, os participantes da etapa nacional do GranFondo New York, a ser realizada em 16 de outubro, terão a oportunidade de mergulhar em uma experiência imersiva no desafio de completar percursos repletos de subidas e descidas e na possibilidade de conhecer atrativos enoturísticos da Capital Brasileira do Vinho.
 

Apresentar um panorama do que o participante encontrará no GFNY Bento Gonçalves, portanto, se torna tarefa daqueles que praticam a modalidade na região: os ciclistas anfitriões. Entusiasta dos roteiros cicloturísticos da Serra Gaúcha, Simara Pavan Tregnago é adepta da prática desse esporte há mais de uma década -- encontrando no ciclismo uma verdadeira paixão e um estilo de vida. "Poucos esportes te possibilitam um tempo maior de prática. Com a bike, passamos horas pedalando. Ela nos permite associar o prazer da atividade física e o de conhecer novos lugares. O ciclismo é um esporte completo em todos os sentidos", enaltece. Simara é uma das Embaixadoras do GFNY Bento Gonçalves.
 

A fisioterapeuta de 42 anos está na expectativa pela realização inédita da prova na cidade -- e antecipa aos visitantes a principal proposta do GFNY Bento Gonçalves. "A ideia é se divertir. Vamos colorir as estradas da região com o nosso tapete verde", vibra. Simara já participou de uma etapa do GFNY no Uruguai e acredita que, no município gaúcho, a prova será um divisor de águas na forma como as pessoas veem a modalidade na cidade. "Bento foi feita para o ciclismo. Fico feliz em saber que está associada a esse esporte", destaca.
 

Confiante nessa ideia, a ciclista compartilha alguns pontos de destaque para quem for percorrer os trajetos do GFNY Bento. "Posso destacar o roteiro Caminhos de Pedra como um dos locais mais bonitos do percurso, a subida de Santa Tereza como o trecho mais difícil, por se tratar da reta final, e os locais com paralelepípedos como aqueles que demandam mais atenção", explica.

 


Simara Pavan Tregnago e Orlando Isidoro Baú

Planejamento do pré ao pós prova

O GranFondo é uma prova para todos os ciclistas -- afinal, a democratização é a proposta do evento. O ciclista Orlando Isidoro Baú, de 42 anos, é um exemplo de como o esporte é capaz transformar realidades, sendo acessível aos mais diferentes tipos de condicionamento físico. Gerente de produção na área metalmecânica, pratica ciclismo de estrada há três anos. "Comecei a treinar pois pesava cerca de 130kg. Iniciei na natação e me interessei pelo triatlo, por isso adquiri a bicicleta. Desde então, aprendi que ciclismo te traz uma disciplina, controla ansiedade, mantém o peso e te ensina a se alimentar adequadamente. O ciclismo esvazia a cabeça, pois te ocupa com a concentração necessária durante o percurso", comenta.
 

Embaixador do GFNY Bento Gonçalves, percebe a realização da etapa na cidade como marco capaz de deixar um legado importante para a microrregião. "Mais respeito ao ciclista, abrindo os olhos da própria comunidade e das lideranças políticas para a importância desse esporte. É isso que esperamos", enfatiza.
 

Já para quem conhecerá Bento Gonçalves pela primeira vez, Baú passa uma recomendação fundamental. "A principal dica é treinar, pois são trajetos desafiadores, mesmo que acessíveis a todos. É preciso chegar com tempo, conhecer a cidade e aproveitar o que Bento tem a oferecer. Será um percurso que exigirá técnica, pelos trechos de subidas, descidas, paralelepípedos e chão", sugere.
 

Além disso, o ciclista bento-gonçalvense dá uma dica bem bacana para quem pretende 'turistar' pela região antes e depois da prova. "Tendo a prudência adequada, é preciso estar bem alimentado. Por isso, aproveite os excelentes restaurantes de comida italiana que temos em Bento Gonçalves e região. Já no pós prova, vale visitar as premiadas vinícolas locais e degustar os vinhos e espumantes da região", orienta.


 


Embaixadores do GFNY Bento Gonçalves Simara Tregnago e Orlando Baú



 Sobre a prova

O GranFondo New York é uma das provas de resistência mais difíceis do mundo. A prova brasileira terá dois tipos de percurso. No longo, de 141 km, a altimetria -- contabilidade da distância vertical entre os pontos de partida e chegada -- será de 3.152 metros. Na versão mais curta, cujo percurso será de 80 km, o ganho de elevação chegará a 1.526 metros. A largada será às 7h, dia 16 de outubro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
 

Todos os participantes largam ao mesmo tempo e contam, durante o trajeto, com um suporte que vai de atendimento mecânico e médico às estações de alimentação e hidratação. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, receberão como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY. A organização do evento, cujas inscrições estão disponíveis pelo site bento.gfny.com, é da Global Sports Eventos Esportivos.

 

Serviço

O que: GFNY Bento Gonçalves, etapa brasileira do desafio mundial de ciclismo amador GranFondo New York

Onde: em Bento Gonçalves-RS

Quando: dia 16 de outubro

Inscrições e mais informações: no site 

Postar um comentário

0 Comentários