CENTRO DE OLIMPÍADAS SANTO AMÉRICO ENCERRA 1º SEMESTRE COM RECORDE DE INSCRIÇÕES EM COMPETIÇÕES

 

Número de alunos medalhistas ultrapassa expectativas


Criado no início do ano letivo de 2022, o COSA (Centro de Olimpíadas Santo Américo) nasceu para fomentar o aprendizado, estimular o conhecimento e interesse por determinada área, dar suporte aos alunos participantes de Olimpíadas Científicas e incentivar o engajamento dos alunos nessas competições.


Nesses seis primeiros meses de atuação, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio participaram de olimpíadas científicas com o apoio e orientação do COSA, batendo recorde no número de estudantes inscritos e superando as expectativas quanto aos resultados obtidos. “Ficamos felizes com o engajamento e interesse de nossos alunos nas diferentes Olimpíadas Científicas que aconteceram no 1º semestre. Foi gratificante ver os estudantes procurando a sede do COSA para conhecer as competições e buscar ajuda para preparo e inscrição”, conta o Orientador da área de Física do Santo Américo, professor Carlos Humberto de Oliveira, coordenador do projeto e responsável pelo atendimento aos alunos.


De janeiro a junho, os alunos do Santo Américo participaram de olimpíadas científicas de diferentes áreas, sendo que as mais procuradas foram a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes), Olimpíada Canguru de Matemática e Olimpíada Brasileira de Biologia. “Ainda temos, nesse 1º semestre, 3 competições com inscrições abertas, todas muito procuradas pelos estudantes: GeoBrasil, Olimpíada Nacional de Ciências e Olimpíada Brasileira de Física.


No Colégio Santo Américo os estudantes recebem, além de incentivo, ferramentas de capacitação para as provas. “A própria grade curricular do colégio já capacita o aluno para as olimpíadas, porém, devido ao grau de dificuldade e concorrência que as competições têm oferecido nos últimos anos, criamos programas específicos de estudo e oficinas para preparar nossos alunos para essas provas”, conta o coordenador do COSA.


De acordo com Rodrigo Teixeira Conceição, Diretor Pedagógico do Colégio Santo Américo, é muito importante que os alunos sejam estimulados a participar dessas competições. “As Olímpiadas Científicas têm se tornado cada vez mais exigentes e atrativas porque instituições como UNICAMP, UNESP e USP aceitam como forma de ingresso em seus cursos os alunos medalhistas em olímpiadas de renome. Além disso, as competições oferecem oportunidades de conhecer instituições como ITA e INPE, e participar de eventos e viagens nacionais e internacionais”, diz o diretor.


“A criação do COSA foi essencial como instrumento para fomentar o conhecimento e estimular a curiosidade de nossos alunos. Sem dúvida, uma escola que promove e prepara os estudantes para Olimpíadas Científicas, é uma escola que está à frente das demais, como é o caso do Santo Américo”, finaliza Rodrigo Teixeira Conceição.


Para comemorar os resultados do 1º semestre, o Centro de Olimpíadas Santo Américo fará, no retorno das aulas, um evento especial para a entrega das medalhas e certificados conquistados pelos alunos nessa fase.


Sobre o Colégio Santo Américo

Fundado em 1951 por monges beneditinos húngaros, o Colégio Santo Américo atende alunos do Ensino Infantil, Fundamental Anos Iniciais, Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Mantido pelo Mosteiro São Geraldo de São Paulo, o colégio é reconhecido com o Selo da Unesco e oferece a seus alunos o ambiente ideal para a formação humana, acadêmica, esportiva e cultural. Desde 1963 o Colégio Santo Américo ocupa uma área de 64 mil m² no bairro Morumbi.



 
 

Postar um comentário

0 Comentários