Campanha do Projeto Guri busca apoio financeiro de apreciadores do programa de educação musical

 

Iniciativa visa sensibilizar e buscar o apoio de pessoas físicas e jurídicas ao Projeto Guri, programa que ajuda a transformar as alunas e os alunos em protagonistas de suas próprias histórias por meio da música
 

Evento de lançamento da campanha #SOUGURI, na Sala São Paulo.
Foto: Andreia Machado
 

 

Recém-lançada, a campanha #SOUGURI tem o objetivo de impulsionar as oportunidades oferecidas pelo Projeto Guri, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, que ajuda a transformar as alunas e os alunos em protagonistas de suas próprias histórias por meio da música. Um milhão de crianças e adolescentes -- além de suas de famílias e comunidades -- foram (e são) beneficiadas pelo Projeto Guri, desde sua criação, em 1995.
 

Uma cerimônia realizada no dia 18 de maio, na Sala São Paulo, marcou o início da campanha. O evento contou com a presença de autoridades e da diretora-presidente da Santa Marcelina Cultura, Irmã Rosane Ghedin. Na ocasião, o público presente pode conferir as apresentações dos Grupos Infantis e Juvenis do Projeto Guri com o Coral Infantil, o Coral Juvenil, a Big Band Infanto Juvenil e a Orquestra Sinfônica. Mais de 120 crianças e adolescentes estiveram reunidos no palco da Sala São Paulo com apresentação transmitida ao vivo pelo Youtube.

 

#SOUGURI
 

A campanha #SOUGURI é a oportunidade para que todos os apreciadores e apreciadoras do Projeto Guri colaborem para transformar sonhos em realidade. Para aderir à campanha, é possível contribuir com uma anuidade de R$ 210,00.  Há também a oportunidade de apoiar uma turma inteira ou cursos específicos. O doador pode ser pessoa física ou jurídica. O valor cobrirá os custos dos estudos de um dos alunos ou alunas no ano de 2022. A doação poderá ser feita pela plataforma #SOUGURI.

 

#SOUGURI possibilitará ainda ampliar o atendimento musical e sociocultural de crianças e adolescentes do Estado de São Paulo por meio de aulas presenciais e virtuais, concertos e apresentações musicais virtuais e presenciais, oficinas online, produção de materiais didáticos, entre outros. Além do fomento para as atividades artístico-musicais locais já existentes.

MÚSICA PARA FORMAR PESSOAS
 

Inúmeros são os exemplos do impacto do Projeto Guri na formação dos jovens como a Anna Murakawa, que ingressou no Polo Osasco aos 13 anos e hoje dá aula de violino na Universidade de Sydney, na Austrália; Isaque Elias Lopes, que foi aluno no Polo CEU Perus e da EMESP Tom Jobim e hoje é chefe do naipe de trompa da Orquestra do Theatro São Pedro; Ananda Miranda, estudante dos polos Santos e Araçatuba que tornou-se a primeira mulher a se formar em alaúde no Conservatório de Tatuí e faz especialização na cidade do Porto, em Portugal; Graziella Souza, que iniciou sua formação no Projeto Guri da Capital, passou pela Orquestra Jovem do Estado e atualmente é mestranda em flauta na Hochschule fur Carl Maria Von Weber, em Dresden, na Alemanha; Gabriele Leite, mestranda em violão na Manhattan School of Music, em Nova Iorque/EUA, que conheceu a música no Polo Cerquilho; ou Lucas Martins, do Polo Bauru, que integrou a Orquestra Jovem do Estado e hoje faz pós-graduação na Universidade de Artes de Zurique, na Suíça, entre tantos outros.

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­PARA FAZER A DOAÇÃO

Para aderir à campanha, é possível contribuir com uma anuidade de R$ 210,00. A doação poderá ser feita pela plataforma da Campanha #SOUGURI.

 

 

Projeto Guri: O Projeto Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O GURI atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.

 

Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo -- Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do GURI Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postar um comentário

0 Comentários