Google Imagens: Como funciona e como utilizar a ferramenta?


Quando o assunto é pesquisa é muito comum ver algumas pessoas recorrerem por diversos motivos ao Google Imagens

O que a maioria das pessoas não sabe é que esse instrumento, tão útil para pesquisas escolares e acadêmicas, bem como para o ambiente de trabalho, possui diversas funcionalidades desconhecidas.

E o que ainda menos gente conhece são as vantagens que se pode conseguir para o próprio negócio com uma bela imagem bem posicionada no Google.

Dessa forma, será abordado neste artigo algumas funções curiosas dessa ferramenta, além de um passo a passo do absoluto zero para aqueles que não sabem usá-la.

Quem for leigo no assunto e ler até o final, vai sair na frente de muita gente que não tem conhecimento de todos os seus atalhos, e diferente deles vai poupar muito tempo e lucrar mais.

Funcionamento

O Google Imagens foi feito para realizar buscas por imagens dentro do Google Chrome. Por meio dele se torna possível achar resultados sobre um determinado assunto em formato de imagens.

No entanto, a novidade para muitos é que o mecanismo pode possibilitar a entrega de resultados de imagens de acordo com a cor, tamanho e estilo que o usuário quiser por meio de filtros de busca. 

Algo bem útil e interessante para momentos de trabalho. Se o usuário quiser, por exemplo, buscar por uma churrasqueira gourmet moderna, deverá seguir os seguintes passos:

  • Abrir uma página no Google Chrome;

  • Digitar o tipo da churrasqueira no buscador e dar um enter;

  • Clicar na aba “Imagens”, logo abaixo da caixa de busca, à direita;

  • Clicar na opção “Ferramentas”, do lado direito;

  • Ajustar os filtros que aparecerão logo abaixo.

O usuário verá que apareceram na tela as opções de filtros: “Tamanho”, “Cor”, “Tipo”, “Tempo” e “Direitos de uso”, respectivamente.

De maneira que se a cor da churrasqueira precisar necessariamente ser verde, o filtro “Cor” aplicado fará com que só apareçam currasqueiras verdes no resultado da pesquisa.

Vale ressaltar que o mecanismo buscará pelas imagens que estejam em sua maior parte verdes. Se houver pedaços da imagem em verde, mas o azul estiver predominando, o sistema a colocará no resultado dos “azuis”.

Da mesma forma, se a necessidade for de uma imagem em formato grande ou em forma de Clip Art, os filtros “Tamanho” e “Tipo” se farão úteis.

É importante lembrar que o tamanho não é referente ao objeto pesquisado, mas sim da resolução ou recorte da imagem. Se o usuário procura por uma janela grande de vidro, não significa que todas as imagens achadas serão “grandes”, os tamanhos variam.

Dentre esses tamanhos, a opção “Ícone” é a mais usada para redes sociais.

Já os “Tipos” podem ajudar a filtrar as diferentes finalidades da pesquisa, buscando por “GIFs” para achar bons blogs e páginas de humor e “desenhos lineares” para diagramas ou desenhos infantis  para colorir.

Além de todos esses exemplos, também é possível se apaixonar muito buscando por ensaio fotográfico de bebê, com o filtro “Clip Art”.

Se a pessoa quiser uma imagem mais recente ou mais antiga, basta usar o filtro “Tempo”. 

Para definir imagens que tenham sido postadas pelo buscador recentemente, nas últimas 24h, por exemplo, como também pela última semana e intervalo personalizado.

Quanto aos “Direitos de uso”, vai depender muito da licença dada para a exposição de cada marca, como também da sua finalidade. 

Se uma pessoa buscar uma cerca elétrica industrial com concertina na internet, será melhor que se atente aos direitos das imagens que encontrar.

Maneiras de utilizar bem a ferramenta

O Google já é a primeira dentre todas as opções que vem à mente das pessoas quando precisam pesquisar alguma coisa no nosso país. Para trabalhos escolares e de faculdade, o Chrome é o número um.

É preciso, portanto, que os alunos aprendam a pesquisar com imagens para dinamizar o processo e concluir as atividades com maior qualidade e em menor tempo. Nas reuniões corporativas, a mesma coisa.

Se o aluno de um curso de publicidade e propaganda precisa apresentar um trabalho sobre comunicação em vendas de produtos específicos, e o professor sorteia para ele uma persiana blecaute automática, por exemplo, precisará ser feita uma boa pesquisa.

Além disso, os alunos precisarão fazer uso de imagens no slide ou cartaz, sendo assim, não há motivos para perder tempo pesquisando em dois lugares.

Basta o aluno acessar o buscador, pesquisar a imagem do produto e clicar no link anexado à imagem. Dessa forma, o estudante terá encontrado conteúdo visual e conceitual para o seu trabalho em uma cartada só.

Sendo, portanto, aqui que os empreendedores se beneficiam: o Google Imagens fortalece muito as estratégias de SEO (“Search Engine Optimization” ou “otimização de mecanismos de busca”) mais eficazes do mercado.

Por exemplo, uma empresa que vende bateria selada nobreak resolve criar um blog para falar sobre os benefícios deste produto. Ao ranquear uma palavra-chave na imagem da bateria contida no site, a mesma irá aparecer no Google como resultado de busca.

Dessa forma, as empresas saem ganhando no quesito tráfego, que se trata da sua divulgação na web, e os alunos, empregados e curiosos ganham no conteúdo e vez por outra acabam comprando o produto pesquisado, dependendo do motivo da pesquisa.

Na internet, todos acabam se ajudando, a busca por conhecimento se torna uma esteira usada para venda em todas as áreas.

Pesquisa com imagens

Além da necessidade de se pesquisar mais rápido e poupar tempo na internet, o Chrome disponibiliza um recurso pensando naqueles que precisam pesquisar algo de que não se lembram do nome.

O usuário pode usar a própria imagem para fazer uma pesquisa, que é o inverso do que é feito de costume ao pesquisar no Google.

Supondo que alguém queira, por exemplo, buscar por um laço para pet shop específico, não achando uma loja física perto de casa, mas não sabe qual a marca, qual o nome certo nem mesmo onde comprar, essa pessoa pode achar no Google, caso tenha a imagem.

Da mesma forma, se o internauta precisa encontrar no Google um objeto de modelo específico, cujo nome é muito genérico, como uma garrafa, muitas vezes existe a dificuldade de descrever o modelo, quando não se conhece o nome dele.

Entretanto, ela ainda possui uma foto do objeto salvo no celular, o que tornará preciso, nesses casos, fazer um trabalho de procurar uma agulha no palheiro, pois o número de resultados presentes na internet é imenso. 

Sendo assim, a plataforma precisa entender o que está sendo requerido. Caso contrário, apresentará todos os conteúdos aleatoriamente.

Dito isso, a busca por meio de imagens se faz necessária. Para fazer uma pesquisa utilizando uma imagem, é preciso fazer o seguinte:

Primeiro, entre no Google, clique em imagens lá no canto superior direito da tela. Do lado direito da caixinha de busca, clique no desenho de uma câmera fotográfica.

Ao clicar, aparecerá um espaço para colar o URL de uma imagem, que é a alternativa padrão. Mas, também será possível fazer o upload de uma foto que esteja no computador.

Usando as imagens do Google

Portanto, o usuário que desejar, também poderá utilizar as imagens do próprio resultado de busca do Google para a pesquisa.

O que acontece é que muitas vezes as pessoas que procuram por imagens terminam não se agradando pela qualidade delas. Uma pessoa que busca por pinturas antigas está acostumada com o fato de que as fotos que sobem para os sites tiram a sua qualidade.

Sendo assim, uma solução para isso é pesquisar a mesma imagem, utilizando o resultado já encontrado.

O usuário deve clicar e segurar com o botão esquerdo do mouse na foto, arrastá-la para a caixa de busca e soltá-la e dar um enter. Dessa forma, o Google buscará por resultados relacionados à imagem.

Se alguém tiver encontrado a pintura da monalisa, se apaixonado pela obra, mas não gostado da qualidade da imagem e não conhecendo o nome da obra ou do autor, poderá usar a própria imagem ruim para achar outra melhor.

Considerações finais

Em resumo, a partir de tudo que já foi abordado, torna-se mais bem mais claro como a ferramenta Google Imagens pode tornar a experiência de seus usuários muito mais personalizada, útil e gratificante. 

Portanto, é mais do que isso: ela ajuda a internet a cumprir o seu papel de transmitir o conhecimento e as oportunidades.

É isso o que fará a diferença nos estudos e nos negócios daqueles que souberem fazer bom uso dela. A Google é de fato um dos maiores instrumentos digitais de trabalho e estudo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.







Postar um comentário

0 Comentários