Google Ads: 4 dicas para não perder dinheiro na campanha




O Google Ads é a maior ferramenta de anúncios, sendo utilizada por empresas no mundo todo. A cobrança pelos anúncios é feita de diferentes formas, e essa estratégia é uma das mais importantes para o marketing digital.

Por meio dela, é possível controlar o orçamento e a maneira de cobrança, que pode ser por clique, por resultados ou por visualizações.

Muito se fala sobre as estratégias orgânicas, como o marketing de conteúdo, que ajudam a construir autoridade da marca e a aumentar o tráfego, sem precisar gastar muito.

Embora essas práticas sejam realmente muito importantes nos dias de hoje, não podemos desconsiderar as alternativas pagas, como é o caso dos links patrocinados. Isso porque as alternativas orgânicas demoram muito mais tempo para dar resultado.

Quando o assunto são links patrocinados, a primeira coisa que vem à mente é o Google Ads, afinal, é fundamental estar bem posicionado nesse buscador. Mas muitos gestores e empreendedores ainda têm dúvidas em relação ao seu uso.

No entanto, é necessário conhecê-lo para otimizar os investimentos. Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é Google Ads, como funciona esse recurso, além de dar algumas dicas para utilizá-lo e não perder dinheiro.

O que é Google Ads?

Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google, que antigamente era conhecida como AdWords. Por meio dela, as marcas divulgam seus produtos e serviços de maneira rápida e eficiente, e pagam apenas por cliques, visualizações e interações.

A maior vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de exibir o anúncio no momento certo e para as pessoas que procuram as soluções anunciadas.

Por meio de qualquer tipo de dispositivo móvel, uma pessoa pode encontrar anúncios de uma empresa de refrigeração comercial ao realizar pesquisas no buscador, assistir vídeos no YouTube ou visitar um site parceiro.

Atualmente, essa plataforma é a maior fonte de receitas do Google e representa cerca de 71% das rendas totais da companhia.

Isso mostra que as organizações já entenderam a importância de estar presente no que é considerado o maior buscador do mundo.

Como funciona essa plataforma de anúncios?

O Google Ads funciona de maneira pré-paga, onde o usuário determina o valor máximo que quer pagar pelos cliques no anúncio durante determinado mês, e o valor é descontado de um cartão de crédito ou pagamentos via boleto.

Para utilizá-lo, é necessário criar uma lista de palavras-chave correspondentes ao produto ou serviço, pois toda vez que o potencial cliente fizer uma pesquisa com o mesmo termo, pode encontrar o anúncio.

Empresas que oferecem o mesmo tipo de solução, como uma clínica de andrologia, disputam para alcançar a primeira posição nos resultados, por meio de um tipo de leilão.

A campanha estabelece onde o anúncio será posicionado na página de pesquisa, e isso é definido pelo valor que o anunciante deseja pagar no custo por click, além de considerar o índice de qualidade atribuído pelo Google.

O anunciante que tiver melhor resultado, alcança os primeiros resultados de pesquisa, por meio de determinada palavra-chave, mas a cobrança só é realizada se o usuário clicar no link.

Vantagens do Google Ads

Investir nessa ferramenta traz muitos benefícios para as estratégias de marketing digital de qualquer negócio, tais como:

  • Empresa facilmente encontrada;

  • Impactar clientes locais;

  • Facilmente mensurável;

  • Plataforma flexível;

  • Resultados rápidos;

  • Controle do orçamento.

Independentemente do tamanho do negócio, ser encontrado nas primeiras páginas de pesquisa é um processo complexo. Para facilitar esse trabalho e destacar os produtos ou serviços, nada melhor do que investir nessa plataforma.

O Google facilita a competição entre companhias de diferentes segmentos e portes, o que ajuda a levar a marca ao conhecimento de mais pessoas.

Uma das principais características dessa ferramenta é a possibilidade de configurar diversos formatos de localização e diferentes segmentações para os anúncios.

Deste modo, uma empresa de calibração de durômetro pode exibir seu anúncio exclusivamente para a região onde atua, algo muito eficiente para os negócios locais.

Além de escolher a região do anúncio, também é possível excluir públicos que você não quer impactar. Isso acaba reduzindo os custos por cliques e aumenta os retornos sobre os investimentos (ROI).

Os empreendedores precisam cuidar de cada passo no marketing digital, posto que é responsável por reduzir as perdas e facilitar os ganhos. Uma forma de fazer isso é por meio do monitoramento das campanhas, de modo a mensurar os resultados das estratégias.

O Google Ads é muito eficiente nesse processo, pois traz informações detalhadas sobre as campanhas por meio de relatórios de fácil compreensão.

Os anunciantes podem segmentar as informações por cliques, número de visualizações, palavras-chave, orçamento, e assim por diante. Outra possibilidade é monitorar o tráfego do site, a performance de vendas, entre outros.

Essa ferramenta é ideal para uma empresa de limpeza profissional de vidros ou qualquer outro tipo de negócio, e por isso se tornou uma das estratégias de marketing mais flexíveis e dinâmicas.

Essa flexibilidade permite ao usuário gerenciar e iniciar, assim como pausar ou parar qualquer anúncio e campanha, a qualquer momento.

O orçamento pode ser configurado com base no investimento que deseja fazer, além de conseguir impactar pessoas diferentes, que utilizam vários tipos de dispositivos.

Os resultados são extremamente rápidos e você pode configurar uma campanha hoje e logo começar a perceber as mudanças. 

Assim, por meio de informações de um dashboard atualizado, o responsável pela campanha analisa os números e modifica as suas estratégias.

Por fim, é ideal para empresas que querem controlar o orçamento, uma vez que elas podem configurar o valor máximo por cliques e o orçamento diário de suas campanhas.

Uma confecção de cortina wave com forro pode definir o quanto quer gastar por mês e ajustar seu orçamento, com base nos resultados encontrados. Quando os anúncios estiverem performando bem, é possível aumentar os valores e conquistar mais vendas.

Por falar em controle de orçamento, existem algumas práticas que evitam a perda de dinheiro na hora de investir nessa plataforma, e é crucial conhecê-las.

Como valorizar os investimentos na campanha?

Até aqui, deu para perceber que o Google Ads é ótimo para anunciar o site, conquistar visitantes e aumentar as vendas. Quando a marca começa a obter retorno com essa estratégia, a tendência é investir cada vez mais dinheiro nas campanhas.

Mas, quando isso acontece, poucos observam as vendas aumentarem na mesma proporção, e para evitar essa situação, existem algumas estratégias. São elas:

1.    Acompanhar as conversões

Instale o pixel de conversão do Google no site para monitorar as conversões provenientes de uma campanha. Você pode pausar ou remover palavras-chave que não estão trazendo retornos para a estratégia.

Uma empresa de revenda de alumínio pode visualizar preenchimento de formulário, mensagens enviadas pelo chat, compras por meio de botão de pagamento e conversão de extensões de chamadas.

Verifique constantemente o retorno das palavras, bloqueando os termos que não trazem bons resultados e investindo naqueles que demonstram um bom desempenho.

2.    Criar uma campanha estratégica

Alguns empreendedores não têm tempo de acompanhar suas campanhas, mas isso pode fazê-los perder muito dinheiro na plataforma.

Além de criar um anúncio, é necessário monitorar suas métricas para otimizá-lo constantemente, mas se não tiver tempo para se dedicar diariamente ou semanalmente às suas campanhas, é melhor contar com um especialista.

Dentro de uma empresa de higienização de poltrona, isso vai garantir que todos os investimentos sejam devidamente acompanhados e monitorados, para que assim possam ser otimizados.

3.    Otimizar os anúncios

Não se apegue a apenas um anúncio, procure criar pelo menos três ou quatro tipos diferentes, e a cada 10 dias, pause aquele que teve um desempenho ruim e varie os que estão convertendo.

Pausar os piores anúncios e escalar os melhores ajuda a aumentar as conversões, e quanto melhores elas são, mais barato será o anúncio.

4.    Negativar palavras-chave

Para fazer um teste, você pode pesquisar por um serviço grátis e verificar se os anúncios patrocinados são de profissionais que oferecem este tipo de serviço, mas não de forma gratuita.

Isso é importante porque é muito comum visualizar links patrocinados para termos que não são importantes, como grátis e gratuito, e eles fazem os anunciantes perderem muito dinheiro.

Nesse contexto, uma loja de persiana romana motorizada deve negar esse tipo de palavra e qualquer outra que não faça sentido para a sua campanha.

Considerações finais

O Google Ads é a maior plataforma de anúncios pagos da internet e deve fazer parte do seu planejamento de marketing digital.

Ele potencializa o alcance da marca, aumenta o número de visitantes no site, melhora as vendas e ainda ajuda o negócio a ganhar tempo enquanto as estratégias orgânicas não fazem efeito.

Contudo, para obter todos os benefícios dessa ferramenta, é necessário saber trabalhá-la e utilizar estratégias que reduzem as perdas financeiras, ao mesmo tempo em que aumentam os impactos positivos das campanhas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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