Estante Mágica recebe investimento de impacto de Elie Horn

 


 


 

A negociação demandou uma análise criteriosa para identificar negócios com solidez financeira e bons números de impacto social.

 

São Paulo, maio 2022 | A Estante Mágica - um negócio social que acredita na educação para transformar o mundo, e quem oferece novas formas de estimular a criatividade e a autonomia das crianças, tornando-as protagonistas de suas próprias histórias em formato de livros e games - recebeu neste mês, um importante investimento de Elie Horn - empresário e um dos maiores filantropos do Brasil. Depois de uma análise criteriosa, a startup foi selecionada, devido a solidez de seu negócio e a intenção de que com o valor recebido, possa ampliar seu atendimento e o acesso de crianças e escolas ao projeto.

 

Foi uma conversa com Muhammad Yunus, Nobel da Paz, fundador do Grameen Bank, sobre o papel dos negócios sociais como solucionadores de problemas sociais, que contribuiu para a decisão de Elie Horn, a investir via financiamento de longo prazo, na Estante Mágica e na Barkus Educacional. A articulação foi conduzida pela Artemisia, organização pioneira no Brasil no fomento e na aceleração de negócios de impacto, que passa a contar com mais um case robusto de apoio ao empreendedorismo de impacto no país. A operação contou com a assessoria jurídica do escritório Mattos Filho e apoio do Banco BMP.

 

Segundo Luciano Gurgel, diretor-executivo da Artemisia e articulador da operação, a iniciativa começou com a premissa de que é chegado o momento de a Artemisia passar a articular, com mais potência, investimentos com capital paciente para negócios de impacto promissores (da base acelerada e de fora dela). A partir daí, articulou-se o encontro entre Yunus -- criador dos conceitos de microcrédito e de negócios sociais -- e Horn para desenvolver informações balizadoras da decisão do filantropo de direcionar recursos, complementares à filantropia, ao investimento de impacto. Com esse diálogo estabelecido, os profissionais da organização deram início à seleção de negócios qualificados para receber os investimentos.

 

“Para nós foi de grande importância estarmos dentro dos dois primeiros selecionados, afinal esse é um negócio social que acredita na educação para transformar o mundo, e por isso, é importante lembrar que o despertar da atenção e do interesse das crianças é crucial para incentivarmos a escrita e a leitura. e por isso, estamos sempre nos atualizando e buscando entender como chegar até essas crianças de maneira ainda mais assertiva. E sem dúvida o investimento nos ajudará a trilhar ainda melhor esse caminho” explica Robson Melo, co-fundador da Estante Mágica.

 

Na visão do empresário e filantropo Elie Horn, a educação é fundamental para a transformação e para o desenvolvimento de gerações que passam a multiplicar conhecimento e fazer parte direto da inovação. “Há mais de quarenta anos me dedico a fazer o bem e, como empresário, entendo que temos o papel de estimular e construir jornadas de produtos e serviços que não existem na sociedade -- e que vão agregar algo que pode ser intangível para as pessoas. Esse é o caso do poder de transformação que a educação viabiliza, e hoje como grande apoiador de diversos projetos com foco na educação, tenho a certeza de que são em iniciativas como esta que plantamos sementes que renderão muita prosperidade para o futuro”, destaca.

 

 

O PROJETO

 

A Estante Mágica é um negócio de impacto social que acredita na educação como chave para transformar o mundo. A empresa oferece novas formas de estimular a criatividade e a autonomia das crianças, tornando-as protagonistas de suas histórias. Em parceria com escolas públicas e privadas, os alunos escrevem e ilustram o próprio livro, com direito a evento de autógrafos no final do projeto. Já foram impactados mais de 1,5 milhão de alunos em países como Brasil, Quênia, Portugal, Espanha, México, Argentina e Colômbia. A empresa oferece ferramentas para auxiliar escolas e professores no incentivo à leitura e escrita. Com o investimento de empresas e pessoas que acreditam no poder transformador da educação, o objetivo é alcançar 1 bilhão de crianças até 2030. Elie Horn -- segundo Robson Melo, sócio e fundador da empresa -- é uma dessas pessoas.

 

“Quando a Estante Mágica transforma crianças em autores, queremos mostrar que elas têm o poder de contar as próprias histórias; que são donas de suas narrativas. E a história do sr. Elie Horn é uma inspiração a mais para nós -- empresários de impacto social -- e para todas as crianças beneficiadas pela Estante Mágica. Com esse financiamento se abre uma nova página para que milhares de outras crianças possam escrever as suas histórias”, finaliza Melo.


 

SOBRE ESTANTE MÁGICA
 

A Estante Mágica é um negócio social que acredita na educação para transformar o mundo. A empresa oferece novas formas de estimular a criatividade e a autonomia das crianças, tornando-as protagonistas de suas próprias histórias e games. Durante as parcerias com escolas públicas e privadas mais 1,5 milhão de alunos de oito países já escreveram e ilustraram seus próprios livros

Postar um comentário

0 Comentários