Cronograma de estudo para concurso: aprenda a montar o seu




Somente quem já precisou estudar para concurso sabe o quanto a rotina precisa ser bem organizada para conquistar bons resultados, e a melhor maneira de fazer isso é desenvolver um cronograma de estudo.

Durante a infância e a juventude, as pessoas passam pelo período escolar. Apesar de essa não ser uma fase de grande exigência em termos de organização, é preciso ser comprometido para entregar as atividades todas em dia e obter boas notas.

De fato, essa etapa é fundamental para que as pessoas passem a ter gosto pelo estudo, o que vai ser de suma importância para a sua formação técnica, humana e para o seu futuro profissional.

Ao chegar no final do ensino médio, é importante que o adolescente já tenha mais ou menos no seu horizonte o que deseja fazer no futuro, ou seja, qual profissão quer seguir para conseguir se sustentar e para desenvolver a sua vocação.

As possibilidades são várias. Há quem deseja ser médico, da mesma forma que há quem prefira abrir o seu próprio negócio, como uma empresa de serviços gerais terceirizados. Mas outra alternativa é ocupar um cargo público.

Para que isso seja possível, ela precisará passar por um processo seletivo, que é conhecido como concurso público. Ou seja, o candidato a uma vaga como essa vai concorrer com outras pessoas interessadas, e precisará passar por avaliações para isso.

O tipo de avaliação, em geral, é uma prova com questões de múltipla escolha. Mas também podem haver outras fases eliminatórias, a depender da vaga que se quer assumir. Por isso, nesse processo, nada é mais importante do que estudar.

Há várias formas de conquistar os conhecimentos necessários para garantir uma vaga em concurso público, e uma das mais efetivas é, sem dúvida, montar um cronograma de estudo. Para aprender a construir o seu, siga na leitura deste conteúdo. 

O que é cronograma de estudo?

Um engenheiro que deseja desenvolver mvel planejado sabe que só conseguirá oferecer produtos de boa qualidade se estudar o segmento, e se entender quais são as demandas da área.

Para isso, ele deve realizar diversas pesquisas, estudar sobre os principais materiais, sobre os melhores designs, sobre o mercado de móveis e vários outros pontos pertinentes ao processo.

Quando o assunto é estudar para conquistar uma vaga em concurso, o cenário é praticamente o mesmo: é preciso estudar muito. Mas, para ter eficiência nesse processo, nada mais importante do que construir um cronograma de estudo.

Um cronograma se trata de um método que pode ajudar na organização do dia a dia, ou seja, que ajuda a construir uma rotina regrada com horários e tarefas que precisam ser feitas, dentro do processo de aprendizado.

É importante frisar que, assim como existem vários modelos de camisa social personalizada para empresa, a construção de um cronograma não segue um modelo único. Ele pode variar conforme a necessidade do estudante. Para isso, ele pode conter:

  • Datas;

  • Horários;

  • Colunas;

  • Tabelas;

  • Separações;

  • Observações;

  • Prioridades.

Um cronograma deve abranger todos os aspectos que vão auxiliar na rotina do candidato ao concurso. Sendo assim, se ele possui um determinado prazo para estudar uma certa quantidade de materiais, ele precisará distribuir todo esse volume por dias.

Além disso, poderá deixar o período da manhã para as matérias mais complexas e o da tarde para revisão. Para ajudar na visualização, colunas, tabelas e separações ajudam a organizar o cronograma. 

Pode haver também um campo para observações, que podem ser fundamentais para inserir notas sobre o que foi visto até ali. Outra maneira possível de organizá-lo é ter um campo para estabelecer prioridades.

De fato, não há como estabelecer um modelo padrão de cronograma de estudo, mas entender o conceito é um modo de desenvolver essa ferramenta que ajuda no processo de estudo para que ele seja frutífero.

Por que um cronograma de estudo é essencial?

Quem já pesquisou por um coworking perto de mim sabe que o conceito desse estabelecimento é disponibilizar salas ou espaços para que empresas de vários ramos possam desfrutar de um escritório por poucas horas ou de forma casual.

Como o espaço costuma ter um número limitado de áreas para locar, é fundamental que o estabelecimento tenha uma agenda e uma programação minuciosa, evitando assim transtornos para os clientes e para a própria gestão do local.

Um cronograma de estudos possui a mesma lógica. Por isso, ele se torna uma ferramenta importante para que o candidato possa distribuir as matérias que precisa estudar, de acordo com o tempo disponível até a data da prova.

Além disso, ele consegue remanejar datas e prazos de acordo com a rotina que for mais eficiente para ele, tornando possível que ele consiga atingir os seus objetivos sem ter prejuízos pela falta de organização.

Portanto, assim como um vidro temperado nas áreas abertas faz toda a diferença em um pátio fabril, para melhorar a iluminação, montar um cronograma de estudos para concurso é indispensável para conquistar a tão sonhada vaga de trabalho. 

Por onde começar e como montar um cronograma de estudos?

Mesmo que possa parecer muito complicado desenvolver e utilizar um cronograma de estudos, essa não é uma verdade. Ao seguir algumas etapas simples, é possível começar e finalizar um cronograma rapidamente e com sucesso.

1. Leve em conta a sua rotina

A primeira etapa do cronograma é conhecer a sua rotina para entender quais são os horários disponíveis para o estudo. Assim, listar a hora que acorda, a hora das refeições e os intervalos necessários é fundamental para montar um cronograma realizável.

Afinal, o estudante deve distribuir as horas de estudos disponíveis para que consiga cumprir os prazos corretamente. Fazer isso errado pode passar a impressão de que a rotina não está funcionando, o que acaba deixando o candidato desestimulado.

Portanto, assim como uma mobília pode conter uma bandeja deslizante para rack 19, que ajuda na organização de vários itens, o estudante precisa organizar as suas demandas atuais para poder inserir no seu dia a dia as novas atividades e organizá-las com sucesso.

2. Entender quais são os temas que deve estudar

Uma prova de concurso público, em geral, não possui apenas um único tema. Diante disso, o candidato sabe que precisará estudar uma boa diversidade de assuntos para obter a nota necessária para conquistar a vaga.

Sendo assim, ele deve consultar no edital do concurso o que será pedido na prova para poder distribuir as matérias dentro do seu cronograma. Com isso, ele poderá se focar mais em cada conteúdo.

Afinal, da mesma forma que existem vários modelos de mobiliário corporativo alto padrão e é preciso escolher um deles para fazer a compra, saber quais matérias vão cair na prova daquele concurso é essencial para estudar o necessário na etapa de preparação. 

3. Definir a ordem e o tempo de estudo

É importante que o candidato tenha em mente que algumas matérias têm mais peso do que outras, o que significa que a prova pode ter mais questões sobre um assunto do que outros. Uma dica aqui é consultar as provas aplicadas em anos anteriores.

Sendo assim, o estudante consegue distribuir as matérias na ordem que for mais apropriada para ele, além de definir quanto tempo precisará para absorver os conhecimentos de cada um dos temas.

Com isso, poderá ter mais resultados no estudo, o que é fundamental para que ele passe na prova com tranquilidade, conquistando assim a vaga do concurso desejado.

4. Estudar e fazer adaptações quando necessário

Com o cronograma devidamente montado, é essencial começar a aplicá-lo. Para isso, o candidato deve começar a estudar e perceber se o esquema criado ali foi eficiente para que ele consiga obter os conhecimentos necessários.

No entanto, é preciso ter em mente que pode ser preciso fazer algumas alterações depois de algum tempo, para que o estudo possa render mais.

Isso porque é possível descobrir, no meio do processo, que algumas atividades ou metodologias de estudo são mais interessantes para o aprendizado.

Assim, tal como se pode mudar a decoração de um ambiente, inserindo uma nova persiana de madeira branca, o candidato de um concurso público deve buscar as melhores formas para estudar, pois é exatamente isso o que vai garantir o sucesso da sua avaliação.

Considerações finais

Estudar para um concurso público nunca foi fácil. No entanto, é possível otimizar o processo para que os resultados obtidos sejam os melhores possível. Para tanto, nada mais prático e eficaz do que montar um cronograma de estudos.

Ao seguir as dicas abordadas neste artigo, é possível desenvolver um cronograma que ajuda na distribuição dos assuntos conforme a rotina e a necessidade do candidato. Por isso, coloque-as em prática e conquiste assim a sua tão sonhada vaga em concurso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários